Por que a fome?

Feita por >Loki · 7 ago 2024 Transtornos alimentares

Eu não sinto fome, apenas um gosto ruim na boca a vontade de comer algo doce, mas repuno imediatamente depois de comer. Mas quando me fazem comer algo por obrigação, a fome vem com força, não importa o quanto eu coma, não importa se eu sinto vontade de vomitar, a fome não passa, dependendo do momento, ela continua pelo resto do dia, eu como e só aumenta, então meu estômago e meu peito doem e eu vômito, a fome continua até eu dormir e o ciclo se repete todos os dias.

A melhor resposta 13 AGO 2024

Olá, Loki.
A relação com a comida é algo bem direto e nem sempre tem a ver com fome ou nutrição. Na verdade, poucas vezes tem. Afinal, mesmo quando comemos com fome somos seletivos.
O que me chama a atenção neste teu breve relato é passares a sentir fome após alguém te obrigar a comer. Claro, tudo que falo aqui é uma dedução muito apressada, visto que num relato cabe somente o que podemos - e queremos - pôr em palavras, mas me parece que há alguma proibição interna em comer, como se não pudesse. E quando é obrigado, passa a poder.
Loki, se tiveres interesse em iniciar um processo psicoterapêutico, te garanto que será um importante divisor de águas na tua vida. Conte comigo para isso.

Abraço,
Lourenço Torresini.

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

94 respostas

12 AGO 2024

Olá Loki, tudo bem?
O que você está descrevendo parece ser uma experiência muito difícil e complexa, envolvendo não apenas questões físicas, mas também emocionais e possivelmente psicológicas. A sensação de fome que você descreve, junto com a repulsa após comer e a continuidade da fome mesmo após se alimentar, pode ter várias causas subjacentes.
É importante reconhecer que a situação que você está enfrentando é séria e precisa de atenção adequada. A combinação de fome insaciável, repulsa ao comer, dor e vômito pode ser um sinal de um problema mais profundo que requer intervenção médica e psicológica. Não hesite em procurar ajuda, pois lidar com esses sintomas por conta própria pode ser muito difícil e frustrante.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

10 AGO 2024

Olá Loki,

Descartando as causas médicas, vc possivelmente apresenta um transtorno alimentar. O acompanhamento psicológico é muito indicado no seu caso. Sendo importante buscar ampliar a dinâmica simbólica do alimento no seu contexto de vida, compreendendo a sua história pessoal e familiar no sentido de gerar maior conscientização dos fatores causadores de adoecimento.

Espero ter contribuído com algo,
Estou a disposição para maiores esclarecimentos!
Paz&Bem

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

51 respostas

9 AGO 2024

Olá, você precisa de ajuda para entender o que esta acontecendo com seu corpo. Busque ajuda com um psicólogo. É preciso conhecer a sua história de vida, o contexto no qual foi criada e no qual esta inserida hoje para entender o significado dessa fome que não passa. Fico a disposição para ajudá-la neste processo. Abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

9 AGO 2024

Olá, tudo bem?
Em um primeiro momento, caso não tenha feito, indicaria um acompanhamento médico e realização de exames. Assim, sendo possível descartar causas orgânicas desse problema que tanto te aflige.

Posteriormente, caso o problema for de ordem psicológica, buscar entender as tuas significações para a comida e os diversos aspectos que podem estar influenciando esse fator, juntamente com psicopatologias, para melhor investigar, recomendo acompanhamento psicológico. Se quiser conversar sobre ou marcar um horário, me encontro à disposição.

Bruno Machado - Psicólogo Clínico.

Bruno Gularte Machado Psicólogo em Pelotas

18 respostas

8 AGO 2024

Olá, que bom que você está procurando ajuda, sei muito bem não deve ser fácil e você deve ter enfrentado muita coisa até aqui.

Acredito que para um primeiro momento, seria necessário um acompanhamento com médico e realização de exames.

Depois entrar com acompanhamento psicológico ou junto. Existem diversas causas e fatores para você estar se sentindo assim e passando por isso.

A mente afeta o corpo e o corpo afeta a mente.

Realizei um acompanhamento com médico para descartar quaisquer problemas de saúde físicos.

Estarei disposta a te ajudar

Livia Lima Soares Psicólogo em Manaus

6 respostas

8 AGO 2024

Loki
Como seres + humanos, ainda precisamos alimentar nosso corpo para energizar o nosso corpo porque através dele, você realizar, faz.
Você come para viver, não vive para comer.
Esta disciplina é conquistada aos poucos e está conectada com o teu propósito de vida.
Quando você tem claro o teu propósito de vida, isto também te realiza, te deixa feliz, te satisfaz.
Muitas pessoas usam o alimento, comida, como uma defesa para compensar o que não está conseguindo fazer.
Precisa verificar o que está acontecendo contigo. Este distúrbio alimentar pode ter conexão com isso que falei.
Somente com Psicoterapia se consegue entender e resolver.
Abraços

6351 respostas

8 AGO 2024

Oi, Loki! Obrigado por se colocar. Precisaremos realizar um levantamento detalhado, minucioso, envolvendo tua história, configuração familiar, motivações, metas, rotina de vida, personalidade, dentre outros aspectos, para que possamos, junto com você construir resposta consistente e modificadora do panorama atual. É recomendável que façamos esse estudo com a maior brevidade possível.
Muito provavelmente o símbolo da internalização das coisas do mundo, das pessoas, estará distorcida, assim como tua rotina de vida deve estar desorganizada.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Atenciosamente,