Pessoas que têm síndrome do pânico podem cursar psicologia?

Feita por >Ruana · 27 abr 2017 Pânico

A melhor resposta 28 ABR 2017

Ruana, voce pode escolher cursar o curso que quiser, sem dúvida! Mas reflita sobre esta sua escolha com relação à Psicologia e qual o seu verdadeiro propósito nela. Se de fato sua intenção é ajudar às outras pessoas, primeiro olhe um pouco para si e ajude a si mesma. É impossível ajudarmos qualquer pessoa que seja, quando nós estamos com dificuldade de nos ajudarmos. Não use esta profissão como um "degrau" para você se apioar e melhorar, pois esta não será uma base sólida. Mas sim, edifique uma sustentação em você mesma, um suporte sólido e resistente,cujos materiais estão em você mesma, e a mão de obra é a sua própria.
Acredite que você possui aquilo que busca, porque de fato possui. Nada daquilo que buscamos está fora de nós, mas dentro, esperando para que nós o desenvolvamos!
Boa sorte!

Psicóloga Ana Carolina Rizzi Psicólogo em Curitiba

17 respostas

2 MAI 2017

Olá Ruana!!!

Claro que sim, se está nos seus planos ser uma psicóloga, siga em frente.

A síndrome do pânico tem tratamento. Sugiro e recomendo, e se for do seu interesse, que você procure um profissional da área da psicologia habilitado, com formação em EMDR, tratamento para os mais diversos tipos de fobias (psicotraumas), um trabalho que tem apresentado excelentes resultados.

Coloco-me a disposição.

Atenciosamente,

Psicólogo Carlos César

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

28 ABR 2017

Olá Ruana!
Claro que sim! Nenhum profissional, independente da área, está livre de desenvolver transtornos como a síndrome do pânico.
É aconselhável que independente do que você escolha cursar realize o tratamento e futuramente, principalmente na área clínica, sempre esteja em dia com sua saúde mental.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

28 ABR 2017

Olá Ruana!!
Minha sugestão a você Ruana é que trate a síndrome do pânico, pois se a sua busca for pelo consultório, você precisará estar em equilíbrio e contole para poder atender. Para cuidarmos dos afetos, sentimentos e amarguras alheias precisamos conseguir nos isolar de ser afetado pela fala do outro. Na prática, isso pode ser bastante desgastante. Há muitas pessoas que buscam o curso de psicologia com intenção de tratarem a si mesmos. Logo, é importante que avalie suas condições para isso. Se você não faz, sugiro que faça um tratametno psicológico e vá gradativamente escolhendo se deseja esse curso. Desejo que suas escolhas aconteçam com serenidade.

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

28 ABR 2017

Você pode cursar o que quiser mas continue fazendo psicoterapia, de preferência com profissional da linha Cognitivo Comportamental.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

27 ABR 2017

Oi Ruana!
Ter algum sintoma neurótico como a síndrome do pânico, por exemplo, não a impede de cursar uma faculdade de psicologia. No entanto, imprescindível é você, independente do curso, mas principalmente se quiser ser psicóloga, fazer uma análise ou psicoterapia para compreender, tornar consciente os motivos que desencadearam o pânico e poder viver uma vida sem tanta angústia e sofrimento.
Sobre a faculdade, é requisito básico que se faça uma análise pessoal ou psicoterapia, pois antes de darmos conta das questões dos outros, precisamos dar conta de nossas próprias questões. Precisamos passar pela experiência enquanto pacientes para que possamos compreender, genuinamente, o lugar que nossos pacientes ocupam.
Espero ter podido ajudar!
Um abraço.
Monique

Monique Carvalho Psicólogo em São Paulo