Pensar muito

Feita por >Àgatha Pereira · 1 jun 2023 Abordagem psicológica

Eu penso demais em tudo o que eu tenho que fazer a todo momento e isso prejudica a minha rotina. As vezes esqueço das minhas obrigações pelo pensamento de que eu deveria fazer potra coisa naquele momento.

A melhor resposta 2 JUN 2023

Olá, Àgatha Pereira!
Esse padrão de pensamento excessivo pode ser desgastante e dificultar o cumprimento de suas obrigações diárias.
Uma abordagem útil seria buscar maneiras de gerenciar e organizar suas tarefas e responsabilidades. Pode ser útil criar listas, estabelecer prioridades e definir um cronograma realista para suas atividades. Isso pode ajudar a estruturar sua rotina e reduzir a sensação de estar constantemente pensando em várias coisas ao mesmo tempo.
Além disso, é importante praticar a autocompaixão e aceitar que não é possível fazer tudo de uma vez. Reconheça que você está fazendo o melhor que pode e lembre-se de que é normal e saudável ter momentos de descanso e lazer.
Se a dificuldade persistir e afetar significativamente sua qualidade de vida, considere buscar o apoio de um psicólogo ou psicanalista. Eles podem ajudá-lo a explorar as origens desses pensamentos excessivos e desenvolver estratégias personalizadas para lidar com eles.
Lembre-se de que o processo de mudança pode levar tempo e exigir paciência. Com o tempo, prática e suporte adequados, você pode aprender a controlar esses pensamentos intrusivos e encontrar um equilíbrio saudável na sua rotina.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

9 JUN 2023

Olá, a preocupação intensa em resolver tudo o que planejou, querendo dar conta de tudo, pode causar muita ansiedade. Alguns exercícios de relaxamento podem te ajudar a relaxar um pouco. Muitas vezes achamos que tudo deve ser perfeito e isso pode ser bem cansativo e levar a exaustão. A preocupação pode parecer produtiva e importante para que tudo dê certo, mas na verdade, é ela que dificulta o seu dia a dia.

Fico à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

51 respostas

7 JUN 2023

Olá Ágatha, muita coisa pode estar acontecendo em relação a queixa que você trouxe. É importante buscar um psicólogo para avaliar melhor sua condição e definir o que é necessário para você lidar com essa queixa.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

7 JUN 2023

Olá Àgatha Pereira, espero que esteja tudo bem com você!

Se não controlarmos adequadamente nossa mente, ela pode simplesmente nos levar para qualquer lugar, sem nenhuma direção específica, o que pode simplesmente nos afastar, e muito, de nossos objetivos, sonhos e atividades do dia a dia. Controlar nossos pensamentos e nossa mente, de maneira satisfatória e diretiva, não é uma tarefa das mais fáceis, e requer prática, autoconhecimento e autoconsciência. A nossa origem é, realmente, uma mente silenciosa e pacificada, mas, como estamos imersos em uma sociedade que nos bombardeia cada vez mais com informações das mais diversas, torna-se muito desafiador permanecer nesse estado de tranquilidade mental. As práticas de mindfulnes e meditação ajudam muito a reequilibrar nossas mentes, e podem ser utilizadas como ferramentas valiosas para mudar nossos padrões de pensamentos e atitudes. Procure compreender como essas práticas funcionam, para que você possa experimentar novamente a atenção plena, nas suas atividades e no seu dia a dia. Um profissional de Psicologia pode te ajudar com isso, e se você desejar um auxílio profissional, você deve buscar o apoio deste profissional. Agindo agora, e praticando, você terá oportunidade para mudar esse padrão mental, e poderá experimentar uma mente mais focada e conectada com seu momento presente.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

919 respostas

3 JUN 2023

Àgatha
Voce perdeu o controle sobre voce mesma; está deixando teus pensamentos te guiarem, perdeu o sentido de unidade.
Voce não é só pensamento, é sentimento, é emoção, é intuição.
Precisa se conhecer.
Faça Psicoterapia

5830 respostas

2 JUN 2023

Oi Àgatha. Realmente, pensamento em excesso atrapalha a rotina, porque a atenção e nossa energia não vão para ação. Existem práticas como a meditação que você pode fazer para acalmar o turbilhão de pensamentos e ter mais controle sobre esse fluxo. Você também pode dividir seu tempo em frações de horas ou minutos para ter foco concentrado. Isso tudo são práticas, não são uma solução definitiva, o ideal é investigar o contexto em que esses pensamentos aparecem, qual é o conteúdo deles para poder ter ações mais eficazes. Abraço

Gisele Rodrigues Psicólogo em Florianópolis

25 respostas

2 JUN 2023

Oi Àgatha! Obrigado por se manifestar. Certamente você não está integrando planos com realizações e afazeres. Pensa demais porque não tem que fazer conexões entre o corpo, os objetivos e ações que o realizam. Por exemplo: uma pessoa que pensa muito, decide que fará um jardinzinho em sua casa. Ao ir ao local que vende a terra, as plantas, as ferramentas, pensa sobre o jardim, desloca-se até a loja. Voltando para casa, limpa a terra, ao limpar a terra leva uma picada de formiga, passa a observar que não levar outra picada, percebe pedras no meio da terra e cuida de tirar as pedras. É uma ilustração simples de que corpo, mente, matéria, movimento, meta, integrados, direciona pensamentos para execuções. Outra questão importante é planejar e registrar plano com realismo, flexibilidade e efetiva consulta e execução.
Estarei a disposição para detalhamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.