Ele estava agindo normalmente e veio dizer que estava pensando em terminar

Feita por >mayamaria · 2 set 2023 Terapia de casal

Oi, no dia 28/08 meu namorado (morávamos juntos) veio dizer que estava desde o dia 23/08 pensando em terminar pois não me amava mais. Não soube pontuar exatamente os motivos, mas disse que "casamos" e ele não quer casamento para a vida dele (sendo que quando ele me chamou para morar junto dele, perguntei mil vezes se era isso mesmo que ele queria).

Mas desde o dia 23/08 até o dia 27/08 na hora em que dormimos, ele vinha me tratando normalmente. Me deu beijo, mandou áudios carinhosos e falando que estou sempre linda, deu carinho, falou para eu chamar minha família para almoçar na nossa casa no dia 27/08... Fiquei incomodada com uma situação avulsa e ele veio todo carinhoso pedir desculpas e falar para começarmos a conversa de novo... Para no dia 28/08, mudar o comportamento e dizer que queria terminar e que estava pensando nisso desde o dia 23/08.

Se ele tivesse agido diferente desde o dia 23/08... Mas não, surpreendeu à mim e a todas as pessoas as quais contei (gente da minha família, da família dele, amigos...)

Depois de muita discussão, tentando entender essa decisão repentina, perguntei porquê ele agiu normalmente, deixando passar que estava tudo bem. E ele disse que apenas não teve coragem antes.

Eu entendo e afirmei que relacionamentos acabam e as pessoas têm todo direito de terminar, ninguém é obrigado a ficar com alguém. Mas dessa forma? Então, se não tivesse tido coragem antes, por ter carinho, por ter receio da decisão certa, eu até entenderia. Mas agindo normalmente, sem dar sinais?

Por fim, ele disse que a maior certeza da vida dele foi pedir para namorar comigo. Que foi a decisão que ele sentiu mais segurança e certeza em tomar. Mas que as demais foram impulsivas, como irmos morar juntos (ele quem me chamou) e da união estável (feita um mês antes de terminarmos, para ele me incluir no plano empresarial dele).

Jurou que não tinha alguma outra mulher por trás, e eu também não acredito nisso.

Eu falei com uma pessoa no dia seguinte que ele terminou, e ela me perguntou se dentro de mim eu achei que fosse pra sempre. Eu respondi que já tive outros relacionamentos, mas nunca com o pensamento de certeza, de futuro, de família e de ser pra sempre, como com essa pessoa. Com ele foi a primeira vez, foi genuíno.

Porém, tenho questões de saúde (física e mental) e autoestima os quais acredito que atrapalharam muito. Tenho pensando que devem ser as reais razões dele terminar. Penso que ele cansou.

Mas, ele se enrolou dentro dele mesmo. Disse que queria as coisas, mencionou casamento no início do relacionamento e mencionou algumas vezes sobre filhos (inclusive, dizia que o sonho era ter uma menina - na frente da minha família). Depois de um ano morando juntos, falou que nunca quis casar (todos os amigos dele afirmam que ele sempre disse isso antes de mim) e que nem sabe se quer mesmo ter filhos. E essa confusão interna dele, se juntou com as minhas dificuldades e ele quis sair. Imagino isso.

Ele completa 28 anos em alguns dias e eu 27 em um mês.

A melhor resposta 3 SET 2023

Olá Maya! Obrigado por escrever. Teu texto reflete algo razoavelmente frequente. As emoções fazem perceber de forma distorcida. Morar juntos, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, é prova muito intensa. Ele, pelo relatado, falou conforme lhe era possível a cada momento. Quando fantasiamos uma coisa, temos uma dimensão dela, quando a vivenciamos, a profundidade dela multiplica-se por mil. É preciso tomar cuidado para não explicar as coisas por tuas dificuldades ou pelas dificuldades dele. Todos nós, literalmente todos os seres humanos, temos, vivenciamos dificuldades.
Será importante transformar essa experiência em aprendizado, abstrair as coisas boas dela.
Teu grande namorado precisa ser você mesma.
Continue a construir tua vida com ética, com serenidade, com turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, com estudos sérios, com trabalho sério, com esportes coletivos de contato, com grupos de teatro, arte, cultura, esportes, e outros.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.