Pensar em ex durante outro relacionamento é normal?

Feita por >Paola26 · 19 nov 2020 Terapia de casal

Já faz algumas semanas que não consigo parar de pensar no meu ex: associo tudo no meu dia a dia a ele, desde músicas até atividades. Não acredito que eu ainda ame ele, porque não tenho saudades ou gostaria de tê-lo de volta (já não falo com ele há mais de um ano), mas me recordar com tanta frequência tem feito eu me sentir mal e culpada, especialmente porque estou em uma relação estável com outra pessoa há dois anos (amo muito meu atual parceiro e jamais trocaria ele pelo ex, mas estamos num momento difícil na relação e estou carente). Jamais trairia meu atual. Pensar assim é normal?

A melhor resposta 19 NOV 2020

Paola acho q já te respondi hj. Sentir se culpada é q não é normal
Pensamentos vem e vão. Vc está focando no pensamento por isso n sai da sua cabeça. Procure se distrair pensar em outra coisa neste momento.
Se precisar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

21 NOV 2020

Olá Paola26! Grato por escrever. História é para ser lembrada. Pensar no que se viveu é extremamente normal. O que não pode ocorrer é predominar o foco na lembrança, sem manter atenção naquilo que se está fazendo no aqui e agora. Isso seria excesso vinculação com o passado. Pelo seu relato, não há nada de anormal. Cabe lembrar que nossa mente é alimentada daquilo que direcionamos para focar, pensar, olhar, ouvir, tocar, etc.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

20 NOV 2020

Oi Paola,
É preciso entender como essa relação terminou.... Mas acredito que teve otimos momentos e esses dias você se pega pensando em momentos bons que tiveram, sinal que foram intensos. É importante fazer terapia para trabalhar suas culpas.
Fico a disposição.
um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo