Os cursos de psicologia envolvem estudos de estatística?

Feita por >Clara · 1 jul 2015 Psicologia clínica

Eu quero cursar psicologia, porém não sou muito boa no que envolve exatas.

A melhor resposta 2 JUL 2015

Sim, na faculdade que cursei, UNIP, no inicio dos anos 90, fiz dois anos de estatística, porém é um curso leve, onde a gente podia até fazer a prova com "cola", porque na realidade, o curso serve apenas para nos dar uma noção de como trabalhar com pesquisas e não em como fazer cálculos.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

20 JUL 2015

Olá Clara!
No meu curso de Psicologia tinhamos uma cadeira de estatística, e acredito que seja assim na maioria dos cursos, até porque em algumas áreas de atuação da psicologia a estatística é muito utilizada.
Porém como é apenas uma cadeira e dependendo da sua área de atuação você provavelmente não irá utilizar constantemente, acredito que isso não seja um empecilho para que você faça o curso.

Grande Abraço

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

12 JUL 2015

Oi Clara tudo bem? Se quer fazer qualquer tipo de curso, enfrente suas dificuldades. Tudo que quiser dependerá única e exclusivamente do seu potencial. Vá em frente, no curso de psicologia há um período de estatística sim, mas acredito que se for da sua vontade, não haverá problematização. Seja otimista e pule todos os obstáculos. Psicóloga Celeste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

10 JUL 2015

Clara, boa tarde! O curso que fiz foi em BH-MG e a grade contemplou sim a matéria de estatística. Algumas pessoas têm sim dificuldades em matérias exatas, mas especificamente esta em psicologia é muito importante tendo em vista que o profissional da psicologia em determinado momento, precisará demonstrar em números certos resultados inclusive para provar a resposta ou mudança que deseja fazer tanto pessoal como organizacionalmente se for o caso. Um abraço.

8 JUL 2015

Sim, o curso de Psicologia tem cadeiras de estatística! Mas não é coisa de outro mundo, não são difíceis, assim como você também tinha dificuldades com exatas e deu para tirar de letra. Você não irá conseguir nem um curso que tenha 100% das cadeiras que goste. Uma ou outra cadeira será sobre assuntos desinteressantes, porém precisos.

7 JUL 2015

Olá Clara!

Durante a minha graduação eu tive apenas uma disciplina de Estatística que inclusive pude eliminar por tê-la cursado em minha primeira graduação que foi em Administração. Em alguns momentos você terá que lidar com números, geralmente nas aulas que envolvem testes psicométricos e principalmente se você se envolver em Pesquisa onde tem muita tabulação.
De todo modo, nem se compara com a exatas que vemos em outras graduações (como a Administração por exemplo).
Acredito que ao escolher o curso de Psicologia, seja mais relevante primeiramente avaliar seu nível de interesse em se aprofundar no estudo do ser humano. Com certeza isso te demandará mais energia que as temidas exatas.
De todo modo, se tivesse um único conselho que eu pudesse dar para meus colegas Psicólogos seria: Esqueçam da ideia de que Psicólogo não tem que gostar/entender de números!
Passamos cinco anos da graduação em busca de conhecimento e técnicas para nos tornarmos bons profissionais e negligenciamos a necessidade de como fazer esse trabalho virar nosso sustento.
Acredite, uma vez formada você estará apta a exercer um brilhante trabalho e isso precisa lhe proporcionar o retorno financeiro merecido e pra isso você precisa querer entender de números.

Weslley Carneiro Psicólogo em Belo Horizonte

36 respostas

3 JUL 2015

Cada curso de Psicologia tem suas próprias grades curriculares, seguindo as orientações do MEC e do Conselho de Psicologia. Estatística, até onde sei, está presente em quase todos os cursos e Psicologia não é diferente, uma vez que a cadeira é direcionada para você aprender a realizar pesquisas. Entretanto, existem professores bons e ruins, vai muito de sorte. Eu nunca fui bom em exatas também, mas tive uma excelente professora, aprendi o que era necessário e não tive maiores dificuldades.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

3 JUL 2015

Cara colega, por que você quer fazer o curso de psicologia? Em qualquer carreira temos que transpor obstáculos, vai depender da sua resiliência. Do amigo Roberto Costa Pinto.
cro-12547

3 JUL 2015

Oi Clara, as disciplinas variam da grade curricular de instituição para instituição. Em minha graduação, tive 2 semestres de estatísticas, e apesar de lidar com números nesse período, os estudos dessa disciplina, foram voltados para a nossa área, o que favoreceu o entendimento de como utilizar a estatística dentro da psicologia, e aperfeiçoou meu conhecimento nas humanas. Sucesso na tua escolha!

2 JUL 2015

Sim.
Na Psicologia a Estatística é usada, por exemplo, para o tratamento e análise de dados de pesquisa e também é muito usada na área de Gestão de Pessoas para demonstração de resultados e impactos das ações.
Consulte a grade curricular da faculdade que pretende ingressar para ver qual espaço no curso a estatística ocupa.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

2 JUL 2015

Clara, complementando as respostas anteriores, a maioria dos cursos de psicologia tem estatística em sua grade, porem trata se de uma disciplina voltada para pessoas que queiram se desenvolver em pesquisas científicas. Quando fiz o curso também tive dificuldades nesta matéria, entretanto, ela não foi impedimento para dar continuidade ao meu curso. Se você percebe em si mesma vontade e aptidão para lidar com pessoas, facilidade no ouvir, empatia na relação com as pessoas, você vai tirar de letra essa dificuldade. Boa sorte!

2 JUL 2015

Os cursos de Psicologia geralmente oferecem na sua grade curricular uma disciplina de Estatística aplicada à Psicologia.

Por ser uma ciência exata que exige a habilidade matemática, a Estatística não é uma disciplina das mais apreciadas pelos “ditos das ciências humanas”, porém o seu conhecimento é importante para compreensão de pesquisas tanto quantitativas quanto qualitativas. Além disso, é imprescindível para a validação, aplicação e avaliação dos resultados dos testes psicológicos.

A ideia no início pode assustar, mas o estudo e compreensão é algo totalmente possível.

2 JUL 2015

Ola! No curso de psicologia existe, sim, a disciplina de estatística. Porém; como é voltado para humanas não é nada com tanta enfase que tire o prazer de quem o está cursando. Se realmente sua vocação for esta, siga em frente. É um curso e uma profissão maravilhosa, que lhe exige muito mas que também lhe trazem uma gratificação e um autoconhecimento maravilhosos. Espero ter lhe auxiliado

Abraço - Sandra Bauer

2 JUL 2015

Psicologia não envolve exatas. Pode seguir seu curso. Boa sorte.

2 JUL 2015

Boa noite! Recomendo olhar a grade curricular da universidade na qual pretendes cursar psicologia, pois a disciplina de estatística costuma ser incluida, já que é necessária para atuar na área de pesquisa.

2 JUL 2015

O curso de Psicologia ñ envolve exatas mas humanas. Enão nada de estatísticas. Relaxe e mergulhe vai gostar. Boa sorte.

2 JUL 2015

Olá! Envolve, sim, mas quando cursei não foi nada muito profundo e apenas dois semestres. Nada que abale a maravilha que é este curso e esta profissão. Se é a sua vocação, não deixe de cursar em função disto. É uma profissão maravilhosa, que lhe exige muito mas que lhe traz; também muito autoconhecimento e gratificações. Espero ter lhe auxiliado.

Abraço - Sandra Bauer

2 JUL 2015

Bom curso, e só envolve estatística em dois períodos quando estudei em 2001. É um curso da área de Ciências Humanas.

2 JUL 2015

Olá Clara
Sim, tem estatística no curso de psicologia, mas isto não deve ser impedimento para que você faça este curso se realmente gosta de psicologia.
Coragem, vamos lá!
Escute o pedido do seu coração!
A psicologia é uma linda profissão e pode trazer muitas alegrias na sua vida.
Boa sorte
Sandra Colaiori
CRP-06/34949-0

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

2 JUL 2015

Olá Clara!

Apesar das oito respostas anteriores à minha, gostaria de complementar que, a graduação em Psicologia objetiva o estudo do comportamento humano e como tal, em cada Estado do país, é natural, encontrar diferenças nas grades curriculares que variam nas disciplinas, carga horária e até em tempo total do Curso. Por exemplo, há cidades do Brasil em que o curso dura apenas quatro anos, outras, cinco e onde resido, a duração é de cinco anos e meio. Portanto, dependendo do local e tempo você poderá ter uma grade mais rica de conteúdos ou não. Dentre as várias disciplinas, Matemática e Estatística estão presentes, pois fazem parte de quase todos Cursos de Graduação no país, pela importância na execução de pesquisas. Na Faculdade onde cursei tivemos Matemática durante um período e Estatística em dois. Mas, se você, de fato, tem certeza de que é isso que quer e tem os requisitos essenciais à profissão, como paciência para escutar o outro, capacidade de atenção e vontade de ajudar profissionalmente, então não será uma simples disciplina que a fará desistir. Desejo-lhe sucesso!

Cristina Santos Psicólogo em Recife

40 respostas

2 JUL 2015

Boa noite, Clara!

O curso de Psicologia tem apenas uma disciplina de psicologia. Mas não se preocupe, não é algo muito complexo. O curso de psicologia é maravilhoso! Boa sorte!

Psicóloga Fabiana Lima Psicólogo em Lauro de Freitas

2 respostas

2 JUL 2015

Olá!
O curso de Psicologia está voltada para a área de humanas.
A matéria de Estatística faz parte da grade curricular do curso.
Muitos não gostam mas conseguem sem maiores problemas, alcançar a média. Encare com naturalidade e quando perceberes já passou...
Boa Sorte!
Abs

Katia Mafra

Psicóloga Katia Mafra Psicólogo em Florianópolis

30 respostas

2 JUL 2015

Boa noite Clara, o curso de psicologia permeia pelas áreas de humanas e biológicas, onde você terá várias disciplinas destas áreas.
Durante um semestre você também terá aulas de estatística. Como você deve saber psicólogos trabalham, muitas vezes, com testes e esta disciplina(estatística) irá lhe auxiliar a entender como é feito validações e padronizações dos testes reconhecidos pelo conselho da psicologia.
Pode ficar tranquila que não se trata de nenhuma matemática avançada. Desejo boa sorte! Um Abraço, Denise

Psicóloga Denise A. Costa Psicólogo em São Paulo

8 respostas

2 JUL 2015

Olá, Clara!

Os cursos de Psicologia geralmente oferecem na sua grade curricular uma disciplina de Estatística aplicada à Psicologia.

Por ser uma ciência exata que exige a habilidade matemática, a Estatística não é uma disciplina das mais apreciadas pelos “ditos das ciências humanas”, porém o seu conhecimento é importante para compreensão de pesquisas tanto quantitativas quanto qualitativas. Além disso, é imprescindível para a validação, aplicação e avaliação dos resultados dos testes psicológicos.

A ideia no início pode assustar, mas o estudo e compreensão é algo totalmente possível.

Patrícia Castro Psicólogo em Fortaleza

3 respostas

2 JUL 2015

Olá Clara,
concordo com meus amigos. Vale apena fazer o curso e a matéria de estatística, pois talves usará no futuro algum tipo de cálculo, por exemplo em Recurso humanos e ou teste psicológico. Boa sorte.

Juliana Legatzki Psicólogo em Rio Claro