Um psicopata pode estudar e exercer a profissão de Psicologia?

Feita por >Caiodem123 · 11 abr 2021 Transtornos personalidade

Fui diagnosticado com transtorno de personalidade antissocial...
Posso cursar Psicologia e exercer a profissão?

A melhor resposta 12 ABR 2021

Olá.
As pessoas tem o direito de escolher sua profissão independente de seus transtornos. O que pode te impedir de exercer uma profissão é ser penalizado por alguma conduta na área escolhida.
Inclusive o fato de um psicólogo ter um diagnóstico específico, pode muitas vezes ajudar outras pessoas com este diagnóstico, porque o profissional pode ter maior interesse neste assunto, levando a um aprofundamento neste conhecimento.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

15 ABR 2021

Ter o transtorno de personalidade antissocial não significa necessariamente que você é psicopata. Pode estudar e se profissionalizar na área que quiser, se tiver um adequado controle dos impulsos, capacidade de planejar realisticamente e de mamter a motivaçao para atingir objetivos de médio e longo prazo. Trabalhar a empatia será importante.

Maria Luisa C. Ferraz Psicóloga Psicólogo em Cotia

16 respostas

13 ABR 2021

Olá Caiodem123! Grato por perguntar. Um psicopata, ao pé da letra, apresenta uma doença psicológica. Como se caracterizará, caso seja fundamentado, esse adoecimento psicológico? Como será tua totalidade? Quem garante que o diagnóstico está preciso? Quais suas razões para estudar psicologia?
Será muito importante aprofundar entendimento científico sobre sua personalidade, história, rotina de vida, contexto familiar, características de personalidade, identidade, planos e metas. Também será importante você realizar uma orientação ocupacional com perspectiva clínica, a ser conduzida por psicólogo especializado.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina rápida e obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

8602 respostas

13 ABR 2021

Boa noite Caio.
Psicopatas estudam e se profissionalizam.
Psicólogos precisam se trabalhar para saber cuidar dos outros.
É preciso empatia para ser um bom psicólogo.
O que falta em psicopatas é empatia.
Se vc tem dúvidas quanto ao diagnóstico procure outra avaliação com outro profissional.
Espero ter esclarecido.
Abraço.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

12 ABR 2021

B noite. Todo profissional de psicologia precisa fazer terapia.
O transtorno de personalidade vc não deixa de ter mas aprende a lidar com ele.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro