Orientação sobre a vida e tudo

Feita por >Yuri · 7 mar 2023 Desenvolvimento pessoal

Olá, eu sou uma jovem tenho 25 anos e acabei de formar em Enfermagem, porém me sinto tão perdida e estou com vontade de fazer outra graduação (fazer jornalismo) como fosse uma realização pessoal minha (porque sinto que é a primeira vez que escolho algo na minha vida por conta própria) porém estou tão receosa de ficar desempregada, e me sinto sem rumo sabe? Já conversei com a minha mãe (que é meu pilar emocional) porém me sinto perdida, as vezes sinto que queria reisignificar minha vida, passei os 05 anos dedicando a Enfermagem mas no final de tudo acho que não nasci para ser enfermeira e cuidar de pessoas (mesmo sendo uma boa aluna e tirando boas notas). Tenho medo de fazer escolhas erradas e sempre sinto que estou dependendo da minha mãe emocionalmente, e se ela não estivesse aqui eu estaria mais desesperada e ansiosa do que estou.
Tem tantas coisas acumuladas em mim, que nem sei por onde começo a falar, porém as vezes acho que estou querendo fazer jornalismo para ir embora e não olhar para atrás, como fugir fosse resolver tudo.

É um pedido de ajuda, porque não sei externalizar todas essas coisas, porém ainda consigo escrever.

A melhor resposta 8 MAR 2023

Oi Yuri! Que bom que você escreveu. Seu relato reflete algo muito mais comum do que as pessoas imaginam. Será providencial que você passe por uma orientação ocupacional com estratégia clínica profunda. É importante que isso seja feito com um psicólogo especializado em orientação ocupacional. Tenho certeza de que você se surpreenderá com o lado bom da história que você relatou. Estarei a disposição para tanto.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8644 respostas

10 MAR 2023

Olá, Yuri!

Não é porque chegamos aos 18, 19, 20 anos que sabemos quem somos, qual é nossa vocação, qual área de atuação profissional mais condiz com nossa personalidade, aptidões e interesses. Minha orientação? Se permita errar, se permita ter dúvidas, se permita se sentir insegura - todos nós queremos certezas em nossas vidas, isso é natural, porém muitas das vezes chegamos às certezas atravessando dúvidas.

Já é o primeiríssimo passo, Yuri, você reconhecer que por mais que tenha sido uma aluna dedicada e esforçada na graduação em Enfermagem, com boas notas para comprovarem isso, você reconhece que o cuidar do outro, predicado maior de uma enfermeira, não é seu maior norte.

Reflita bastante e pesquise tanto quanto sobre a área profissional do Jornalismo, Comunicação Social etc., é importante para a sensação de segurança de uma escolha em nossa vida termos examinado aonde nosso desejo aponta. Talvez fazer mesmo um teste de Orientação Vocacional com um profissional - aqui mesmo nesta plataforma você encontrará alguém - te ajudará a elucidar sua questão sobre profissão.

Quanto a questionamentos sobre desespero, dependência emocional e vontade de fugir, uma boa psicoterapia pode ser de grande proveito para ti, Yuri.

Fico à disposição, desejo toda sorte, e um cordial abraço!
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

10 MAR 2023

Olá Yuri, espero que esteja tudo bem com você!

Primeiramente, parabéns pela sua conquista, pela sua graduação, e pelo seu desempenho e envolvimento com seu curso. Momentos como o que você está passando, embora possam parecer confusos e incertos, são momentos muito potentes, e que podem nos render muito autoconhecimento, e muitos bons frutos em nosso futuro. Procure não se sentir angustiada ou ansiosa com essas dúvidas, e compreenda que, a partir do momento que você se dedicar para respondê-las, esses sentimentos vão desaparecer. Não é nossa angustia ou ansiedade que nos definem. É a nossa capacidade de ação e responsabilidade sobre nossos atos que vão dar luz em nossos caminhar. Uma boa maneira de você começar a sanar suas dúvidas, e talvez a mais indicada, seja você buscando autoconhecimento, e o profissional mais indicado para auxiliar neste ponto, é o profissional de Psicologia. Durante um processo psicoterapêutico, você terá a oportunidade de compreender suas potencialidades e limitações, e isso poderá favorecer sua clareza sobre suas escolhas, como você pode estar mais implicada nelas, e como elas podem estar alinhadas com sua intenção e com seus desejos e necessidades para sua vida. Acredito que isso será importante para você neste momento. Por isso, se for possível, inicie um processo de psicoterapia junto a um profissional de Psicologia. Neste espaço você poderá ter um acompanhamento profissional, e poderá falar abertamente sobre o que tem ficado acumulado em sua trajetória, e como melhor lidar com essas e outras questões.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

10 MAR 2023

Oi Yuri
Legal esta tua preocupação e esta busca.
Meu ponto de vista é este:
Voce precisa se conhecer, precisa saber a tua verdadeira identidade, quem é, qual o seu propósito de vida, teus sonhos, teus talentos. São coisas naturais que cada pessoa traz.
Voce vive duas realidades: Vida e Sistema. Voce é vida e está num sistema.
A vida te dá a liberdade para ser e escolher o que quer para si mesma; cada escolha gera suas consequencias/resultados pelos quais somos responsáveis; vamos nos tornando de acordo como melhor escolhemos.
O sistema é o meio no qual voce aconteceu: teu ambiente familiar, escola, sociedade, religião... O sistema procura sempre te adaptar a ele: que seja adaptada ao ambiente familiar, que seja uma boa aluna, que cumpra tuas obrigações sociais e religiosos.
O sistema não se importa com o teu bem-estar, com a tua realização... se importa se está adaptada ou não.
A tua mente. desde o primeiro dia de tua gestação, começa a sofrer as influências do meio; ela se organiza da melhor forma possível para sobreviver, adaptando-se às circunstâncias e a maioria das vezes, concordando com os valores dos outros tendo emvista que não tem forças para se opor. Assim, Voce passou por várias experiências e todas elas estão gravadas no teu emocional e servem de referência para tuas escolhas de hoje, mas as exigências da tua vida, sempre se manifestam porque voce nasceu para se realizar e não para se adaptar ao meio. Tudo isso gera dor, frustração, sentimento de inferioridade, angústia, depressão, ansiedade...
Voce tem 25 anos - até que ponto voce é o que a tua vida queria ser e até que ponto voce é o que as outras pessoas permitiram e queriam que voce fosse...
A quem voce está servindo? A ti mesma, à tua vida ou ao sistema?
A busca de cada um é de promover a autenticação de vida de acordo com as coordenadas da vida e saber usar o sistema em teu benefício; resgatar a tua inteligência natural, abandonada, para se adaptar. Este é o vetor, a bússola interna que voce precisa para se constituir artífice e dona de ti mesma, construtora da tua história, gerenciadora do teu destino.
Tudo isso, consegue pelo processo de Certificação de própria vida e de gestão do meio onde atua.
Abraços

5817 respostas

10 MAR 2023

Oi, Yuri. Vamos inicialmente trabalhar essa dependência emocional em relação à sua mãe, aprender a colocar limites, a fazer escolhas, a viver o que de fato você quer pra sua vida. Não é fácil, é um processo, mas quero te ajudar nisso. Importante entender teu funcionamento através dos teus traços de caráter (teu modo de funcionar no mundo, na vida). Agenda que eu te explico direitinho e te ajudo. Por aqui assim de modo rápido e com algumas palavras não tem como desenvolver o que precisa. Entre em contato comigo, e vamos trabalhar em parceria para seu desenvolvimento na vida e nas relações, teus medos, teus recursos (que devido a dependência talvez não saiba quais são).
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

9 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só você agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

8 MAR 2023

Olá, Yuri, tudo bem?
Fiquei impressionada com a facilidade como você se percebe. Achei muito rico você se dar conta que a sua mãe é uma figura muito central nas suas decisões, além da questão da "fuga" para resolver algo. Não se trata apenas de uma reorientação de carreira, mas de toda uma avaliação de como sua vida afetiva tem determinado as demais areas de sua vida (o que é natural, desde que nos atentemos a forma como isso vem se dando). Para te ajudar nesse desejo de ressignificação, te sugiro elaborar sobre essas questões num rico processo de terapia, que pode favorecer um aumento de autoconhecimento e assim te facilita na tomada de decisões.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha