O que será esse transtorno que tenho?

Feita por >MR · 31 jan 2021 Problemas psicológicos

Ja faz alguns anos que comecei a me isolar das pessoas,sofri abuso na infancia. No dia do meu aniversario fui molestada pelo padrasto,desde entao essa data virou um tormento,todo meu aniversario fico triste,com o tempo,passei a do nada querer me esconder,meu casamento mal sussedido so piorou,eu colcava culpa no meu ex marido,dizia que nao amava mais,separava,passava se 2 dias eu arrependia,isso aconteceu em 15 anos inumeras vezez,eu nao sabia o que era,separamos de vez,hoje nao consigo levar nenhum relacionamento adiante pelos mesmos motivos nao consigo ter sentimentos que me seguram a alguem,não tenho certeza de nada,não quero fazer nada perdi a vontade de tudo,porq não consigo segura um relacionamento

A melhor resposta 2 FEV 2021

Olá. MR! Hoje atendo uma pessoa semelhante ao seu relato, ela sofreu aos 10 anos já tinha esquecido e veio a tona tudo em sua consciência por sonhos não conseguia dormi bem. Os traumas vivido deixam marcas profundas, por isso essas dificuldades em seguir adiante. Quem sofreu de episódio traumático ou transtorno pós traumático tem sobre ela a auto culpa em tudo. Além do mais tem grande dificuldade em recomeços, em se perdoar, sente-se como centro do fracasso. Muitas vezes sente até culpa por fazer o melhor para se, por não ter vencido os traumas.
Não fique só na esperança do tempo passar, procure ajuda e desenhe a vida que você merece. Quando o excesso causa dor e angústia, o passo é buscar auxílio de um profissional.
Pois estou a disporão

Psicólogo Clínico André Fabrício Psicólogo em Jaboatão dos Guararapes

9 respostas

3 FEV 2021

Oi, MR. Ao passar por situações de abuso é natural se sentir fragilizada e insegura nos relacionamentos. Tendo vivido essa experiência justamente na data de seu aniversário, gerou um significado ruim para essa data. Situações de violência podem gerar essa sensação de desconfiança, mesmo que o parceiro pareça lhe dar todo o apoio necessário. Se tiver interesse, procure uma psicóloga, para compreender melhor como você se sente em relação a isso, para reconquistar a confiança nas pessoas e poder, quem sabe, desenvolver um relacionamento saudável, se você assim deseja. Não se desanime. Por meio da psicoterapia você pode fortalecer sua autoestima e segurança.
Um abraço!

Marcela Marmentini
CRP 06/160501

Marcela Marmentini Psicóloga Psicólogo em Santos

24 respostas

1 FEV 2021

Olá, imagino o sofrimento que esse episódio traumático causou na sua vida, é um trauma que deixou marcas e que todos os anos é relembrando em uma data que deveria ser tão especial, sinto muito por isso, não podemos apagar o passado, mas ressignificar essa data, fortalecer a mulher que ainda está aí é que merece ser feliz em um relacionamento.
É muito importante que inicie um acompanhamento profissional, a terapia vai te ajudar a trabalhar esse trauma é só assim você estará aberta ao novo, a uma nova relação e encontrar felicidade nas coisas.

Me coloco a sua disposição,
Carolina Ovalle - Psicóloga Clínica especializada em desenvolvimento de mulheres e atendimento a casais

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

1 FEV 2021

Olá MR,
Você viveu um trauma e mesmo após os anos sofre com as consequências desse trauma.
Tenho uma paciente que assim como você sofreu um abuso e não consegue estabelecer relações saudáveis.
Assim como minha paciente, você carrega feridas abertas que precisam ser tratadas, mas isso não significa que tenha um transtorno.
Te recomendo iniciar a terapia o quanto antes para trabalhar essas questões.
Me coloco a sua disposição.

Com carinho,
Thamires Carvalho - Psicóloga Clínica

Thamires Carvalho Psicólogo em Vila Velha

10 respostas

1 FEV 2021

Olá MR! Grato por escrever. Você está fixada em uma situação extremamente desagradável para você. Será preciso você passar, com persistência, disciplina , durabilidade e constância, por trabalho científico com psicólogo. Nesse trabalho precisará construir vínculo de qualidade e profundidade, de tal forma a poder falar e reorganizar tua inteireza, colocando o abuso que sofreu como parte da história, mas com o tamanho e significado que ele precisa ter. As outras horas de construção da história, são muitas outras horas, com muitos momentos, situações e sonhos que foram, são e serão alimentadores de energia boa.
Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, solidariedade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.