O que fazer quando me sentir deslocada?

Feita por >Marine · 12 dez 2021 Desenvolvimento pessoal

Me sinto assim ah um tempo, e para todo lugar que vou me sinto estranha entre as pessoas, como se o meu lugar não fosse aqui(no caso em todos os lugares) eu não sei se é por conta dos meus pensamentos de culpa,e que culpa pesada é essa que carrego tanto que me faz eu querer sumir. Isso tão desesperador pra mim que entro em desespero e choro, mesmo querendo não chorar mais porque quero lidar com isso de outra forma e mostrar para as pessoas que estão comigo que sei lidar com meus problemas internos de forma controlada.
Não posso descrever com palavras o quanto isso é horrível,e se sentir deslocado de tudo e todos,se sentir pessimista mesmo não querendo, se sentir uma pessoa horrível mas não tão horrível como matar ou machucar uma pessoa fisicamente. Enfim

A melhor resposta 13 DEZ 2021

Boa tarde Marine, muito importante você se colocar essa questão e, até, apontar para uma via de elaboração: pensamentos de culpa. Pela sua fala me dá impressão que você sente que não está à altura do lugar que ocupa em relação às outras pessoas, que você não merece estar ali e que, em seu íntimo, você sabe disso. A questão é descobrir quem é esse íntimo que te faz pensar não poder ter seu lugar no mundo, que coisa estranha é essa que a faz se sentir culpada, ou de parecer uma impostora, diante dos outros, mantendo uma aparência falsa. Esta suposta aparência verdadeira, esta que você dá muito valor mas esforça pra esconder dos outros: de onde será que ela vem? Que discurso alimentou isso? Como ela foi tomando consistência? Te convido a uma psicanálise para elaborarmos estas questões, é preciso primeiro começar a nomear isso que parece uma certa 'culpa generalizada', é preciso localizá-la dentro da sua história de vida, e aos poucos poder se separar disso. Abraço!

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

13 DEZ 2021

Olá Marine! Obrigado por escrever. Certamente você está muito exigente consigo mesma, sentindo-se inadequada. Será bastante importante você passar por uma caminhada científica com u m psicólogo, para que possa compreender melhor a tua identidade, possibilidades, potencialidades, particularidades, riquezas, metas e rotina de vida.
Cada pessoa é única, rica, rara, cara, interessantíssima. Você também.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, venha para uma caminhada científica para reorganização da identidade individual em harmonia com a identidade social, natureza pessoal contendo a cultura da vida e hábitos grupais.
Abraços!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

13 DEZ 2021

Ola
Para nos vermos livres desse sentimento de angústia, precisamos resolver a situaçãoe aberto que ele nos sinaliza. Algo precisa ser compreendido com mais sensibilidade para que a gente chegue a raiz desse sentimento de "não estar no lugar certo".
Para entender isso que talvez possamos chamar de "vergonha existencial", precisamos de um ambiente seguro como o da terapia. Não deixe de buscar ajuda, pode te ser muito benéfico.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

13 DEZ 2021

Sua hipótese é que seus “pensamentos de culpa” fazem você sentir-se estranha. Que pensamentos são estes? Do que você se sente culpada? Tente descobrir as culpas que você carrega e analise se vocês de fato é culpada. Lembre também que chorar não é sobre nal de fraqueza. Se perceber que não consegue uma saída pra estes problemas sozinha, busque ajuda psicológica.

Luciana Mendonça Psicóloga Psicólogo em Aracaju

1 resposta