O que fazer para estabelecer vínculos?

Feita por >Branca do RJ · 17 jun 2020 Desenvolvimento pessoal

Sou introvertida e, embora tenha muita facilidade para tomar a iniciativa de falar com as pessoas e fazer amizades, não consigo manter vínculos. Não tenho amigos próximos e com 38 anos só tive 3 relacionamentos que duraram um pouco mais. Sou divorciada há 10 anos, não tenho filhos e meu último relacionamento foi há mais de 2 anos. Vivo uma vida de muita solidão, embora tente estabelecer esses contatos: fiz faculdade, estudo inglês e espanhol e faço natação, além de trabalhar num ambiente com outras pessoas. Sinceramente, já não sei o que fazer... O que mais eu temia na vida está acontecendo há tempos: ser completamente sozinha. Já tratei depressão e ansiedade por um período, mas estou bem (e de alta) há 1 ano e meio. O que devo fazer?

A melhor resposta 18 JUN 2020

Olá Branca! Grato por participar. Certamente você, pelo seu relato, exercita a utilidade direta das coisas. Acontece que as coisas apresentam uma utilidade essencial. Sendo mais explícito, estamos na vida para viver. Faculdade, natação, Inglês, Espanhol, são ferramentas e convenções culturais. Sorriso, conversar por conversar, sorrir por sorrir, curiosidade livre, troca descomprometida, levam a outras vinculações. Muitas vezes, o senso de causa e utilidade entram tanto em nossas mentes que nos iludem que tudo o que fizermos precisa de uma utilidade clara e direta. Permita-se fazer coisas sem profissionalização, sem cobranças profundas ou ofertas profundas. Essa resposta, é uma simples introdução. Um trabalho técnico-científico com um psicólogo, ajudará a extrair de você mesma, outras frentes do seu inesgotável potencial. Você, assim como, todos nós, é única,rara, rica, interminável. Estamos à disposição para aprofundamentos. Abraços: Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8709 respostas

22 JUN 2020

Boa noite Branca, pelo o que você relatou sugiro que, procure retornar ao tratamento da depressão e da ansiedade, frequente sessões de psicoterapia para ajudá-la com todas essas questões.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

19 JUN 2020

Olá Branca do RJ! Para estabelecer vínculos com outras pessoas, é importante que as pessoas confiem umas nas outras e se sintam à vontade em compartilhar momentos, assuntos, notícias e temas relacionados à vida. Aproveite que você frequenta espaço com outras pessoas e tente se aproximar delas, se ofereça para ajudar em algum problema que elas tenham, faça perguntas sobre algo que comentaram que fariam, procure interagir com as pessoas. Não espere que te mandem mensagens para iniciar uma conversa, mande você primeiro, por exemplo, "vi esta imagem e lembrei de você" ou "vi este livro e lembrei daquilo que você falou...". Amigos são pessoas em quem confiamos para contar sobre nós mesmos, sobre nossas dificuldades, não só contar aquilo que dá certo em nossas vidas. Se ainda assim você não conseguir manter amizades, busque auxílio psicológico, um psicólogo pode te ajudar e te ensinar como manter vínculos duradouros e fazer amigos. Um abraço!

Anônimo-370041 Psicólogo em São Paulo