O que fazer num relacionamento complicado?

Feita por >Gaby0822 · 3 dez 2020 Terapia de casal

Meu relacionamento tá muito complicado eu não sei o que fazer tenho vergonha de procurar ajuda, sou casada a 8 anos a 2 anos meu marido está me tratando muito mal,briga comigo por tudo, eu ajudo ele no trabalho a gente tem uma empresa juntos peço a ele para não trabalhar no fim de semana para a gente poder sair juntos ele não concorda e começa brigar comigo as vezes até acontece alguns xingamentos... quando ele sai eu começo a chorar o que posso fazerestou me sentindo mal com isso... ele me culpa de tudo que acontece com a gente me ajudem por favor, tenho 22 anos e 2 filhos.

A melhor resposta 6 DEZ 2020

Oi Gabi
Precisa fazer várias coisas:
1ª - Fortalecer a ti mesma. Você não nasceu para ser esposa e nem para ser mãe, embora possa ser. Nasceu para se realizar e ser feliz.
Ser feliz é ser como você quer ser... Se tem 22 anos agora e há 8 anos casada, provavelmente se adaptou a ele ou às circunstâncias por necessidade. Precisa agora conquistar a ti mesma, ousar buscar a tua felicidade, ser uma mulher que valha a pena, antes de tudo para si mesma.
2ª - Independizar-se das influências e dependências de outros: da família, do marido. Ninguém é causa da felicidade ou infelicidade do outro. Então, seja uma mulher feliz. Se quer a felicidade dos teus filhos, seja você feliz antes. Se quer se entender com o parceiro, seja feliz antes.
3ª - Estabeleça um relacionamento com teu marido fundamentados na verdade. Seja verdadeira, primeiro, contigo mesma e depois com seu marido. Nunca minta ou finja para voce mesma.
4ª - Expresse sentimentos, não guarde nada para você, coloque para fora o que pensa da vida, do relacionamento com o seu marido, a forma de ele te tratar. Não exija nada, apenas expresse como se sente frente como ele te trata.
5ª - Combinem como querem viver juntos, oque é bom para um, o que é bom para o outro, o que é bom para os dois, o que é bom para a família, afinal, tem dois filhos.
Gabi, se constata conflitos, não julgue que eles sejam problemas... na verdade, são desafios que, se superados, esclarecidos e compreendidos, vai dar qualidade de vida para voces.
Se necessitar, proponha sim Terapia de Casal para juntos, ver formas de solucionar e hamonizar a relação.

5897 respostas

6 DEZ 2020

Olá Gaby0822! Grato por escrever. Você tem vergonha de procurar ajuda, quer ajuda, mas escreveu pouco. Pelo que escreveu, está casada desde os quatorze anos. Será muito importante você falar de forma muito mais profunda sobre a história e o contexto de convivência de vocês. Choros e culpabilização precisam ser ponderados.
Vergonha de procurar ajuda, inviabiliza as melhores formas de ajuda. É preciso superar essa vergonha.
Conte com um de nós, psicólogos, para achar caminhos via conduta científica.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8727 respostas

5 DEZ 2020

Gaby. Talvez seu marido esteja passando por algum problema ou dificuldade q não queira compartilhar.
As brigas só afastam mais o casal. Faca terapia. Se fortaleca emocionalmente.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3177 respostas

4 DEZ 2020

Boa noite Gaby.
Existe uma dependência afetiva, de sua parte, em relação a ele.
Você é jovem e tem 2 filhos, crianças são muito dependentes dos pais.
Sugiro que você procure conversar com ele sobre sua insatisfação.
Pense em desenvolver uma atividade remunerada, além de ajudá-lo.
Buscar uma profissão é sempre bom, eleva autoestima, os outros passam a nos valorizar, inclusive os maridos.
Célia Jovanka, psicóloga e sexóloga.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro