Estou em uma situação muito complicada. Queria saber como sair disso tudo

Feita por >Lia · 12 jun 2020 Terapia familiar

Sempre morei com minha mãe, só que é muito difícil a convivência com ela, é perturbador ela me chama de coisas como verme e todos os dias diz que sou um gasto, um estorvo.
Não consigo trabalhar, não tenho dinheiro e só queria ir embora daqui e ficar em paz, moramos em um espaço muito pequeno não tenho um canto pra ficar quieta.
Não tenho ninguém que possa me acolher, me ajudar a sair daqui.
Todos os dias penso que me matar é a melhor saída, é tudo tão complicado aqui, e já são anos assim, preciso descansar e não sei o que fazer

A melhor resposta 15 JUN 2020

Olá Lia! Grato por participar. Será necessário saber mais informações sobre você e sua mãe. Por exemplo: idade, o porque de você não conseguir trabalhar. Outro dado importante será ponderar se há alguma contribuição da quarentena para o agravamento da dificuldade de convivência. A convivência muito próxima e intensa é muito difícil para todos. De outro lado, pelo relato, sua única grande experiência de convivência intensa é com ela. Será que você não corre o risco de explicar a tua dor por essa convivência e trocá-la por outra? Lembre-se: mãe, com seus erros e acertos, na imensa maior parte das vezes, quer o bem dos filhos. Não havendo ninguém que possa te acolher e te ajudar, cabe a pergunta: quanto e como você investiu do seu tempo, tolerância, esforço e dedicação? Você investiu na construção de suas vinculações sociais? A partir de certa idade, é muito saudável e importante querer ter espaço próprio, trocas sociais e rotina própria. Há que se investir dedicação para se chegar a isso. Pondere: você, assim como todos os outros, somos seres muito complexos, ricos de possibilidades e potencialidades. Certamente conhecer essas possibilidades e potencialidades, propiciará caminhos novos. Estou à disposição para maiores aprofundamentos. Abraços virtuais (saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

15 JUN 2020

Lia,
De fato, é preciso que entenda que tu veio através da teus pais, mas tu não é deles.
Apesar da tua mãe te tratar assim, deves ser carinhosa com ela porque ela te proporcionou a existência e te cuidou quando eras pequena. De agora em diante, voce tem que se virar para cuidar de si mesma, afinal veio aqui nesta existência para realizar teu objetivo, cumprir com a tua missão de vida.
Foi voce que escolhei vir atraves destes pais, com estas condições porque estas condições te dariam mais chances de realizar com a tua missão.
Portanto, nada de desanimar, enfrente a situação e peça auxílio, se precisar, para achar saídas, mas nada de querer tirar-se a vida. Tirar-se a vida é um ato de covardia contra si mesma e de nada adianta porque vai ter que voltar novamente para fazer o que não está feito.. Não tem como pular esta etapa. Então enfrente e peça ajuda se precisar.