O que faço? Vivo uma instabilidade emocional terrivel.

Feita por >Beatriz · 5 jun 2024 Terapia de casal

Sou casada á 19 anos e estamos juntos a 26 anos. Fazem 4 anos descobri que ele estava de conversa com uma pessoa do trabalho, brigamos feio, e ele jurou por nosso filhos que não teve nada com ela, que foi bobeira dele. Fiquei muito mal. Mas estava ficando bem quando no final do ano passado vi uma notificação no celular dele e descobri que ele havia se inscrito em varios sites de relacionamento com emails que havia acabado de criar. Entrei em todos e vi uma conversa onde ele convidava uma mulher para ir até o trabalho dele... falou profissao, endereço e tudo, mas a conversa parou ali, pelo que vi.
Fiquei louca. Propus separar, ele fala que não sabe o que aconteceu, que foi vacilo, pediu perdão, chorou muito muito, jurou pelos filhos que não fez nada fisico, vi o desespero dele. Mas eu ja estava machucada e so abriu a ferida.
Estamos bem. Pra ele então, sinto que é como se nada aconteceu. Mas eu estou arrasada, choro muito ainda, sofro demais, não confio em um passo que ele da e isso ta me fazendo mal. Eu tenho total controle do nosso financeiro e ele não da indicios de fuga sabe. Mas eu não consigo ficar bem. Ja passara 7 meses e eu sofro todos os dias.
Me ajudem. Eu devo procurar uma terapia ou tomar uma decisão?

A melhor resposta 6 JUN 2024

Olá!
Imagino que esse momento deva estar sendo muito doloroso e eu sinto muito por isso.
Mas sendo bem direta na resposta da sua pergunta final, acredito que a terapia e a decisão não concorrem entre si, inclusive seria um gesto de autocuidado enorme buscar suporte de um psicólogo neste momento, independente da decisão que você tome.
Espero que as coisas fiquem bem por aí!
Mas se o que eu te falei fez sentido, entre em contato comigo, assim podemos conversar maus sobre, tá bem?
Um abraço!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

956 respostas

7 JUN 2024

Oi Beatriz, imagino o quão frágil você não deve estar e procurar por um psicólogo, nesse momento, te ajudará a acalmar e a cuidar de si para que possa conduzir a situação da melhor forma independente do resultado final. A decisão a ser tomada deve estar alinhada ao seu propósito e não com a situação no momento. Fique bem e tranquila! Se quiseres conversar é só me chamar.
Abraços

Adriana Assis Psicólogo em Blumenau

1 resposta

7 JUN 2024

Oi Bratriz
Sim, voce precisa fazer Psicoterapia, porém, não para tomar uma decisão, embora possa tomar
Precisa fazer para se restabelecer, compreender a situação, as causas e a oportunidade que você tem para melhorar o teu casamento.
Os fatos acontecem para nos ensinar e tem muita coisa que voces, enquanto casal, não estavam e não estão fazendo. E os acontecimentos se repetem para que voces possam aprender.
Portanto, a única decisão a tomar é fazer Psicoterapia para te compreender, te conhecer e entender a causa da situação em que voces se encontram.
Abraços

6395 respostas

6 JUN 2024

Sinto muito por ouvir sobre o que você está passando. Situações como a que você descreveu podem ser extremamente dolorosas e desafiadoras para qualquer pessoa. É compreensível que você se sinta arrasada e que esteja tendo dificuldades para confiar novamente. Diante dessa situação, buscar terapia pode ser uma decisão muito benéfica e pode ser o primeiro passo para encontrar clareza e alívio. Agendar uma sessão com um terapeuta pode ajudá-la a processar suas emoções e a lidar com a dor e a desconfiança que está sentindo.

A terapia individual oferece um espaço seguro onde você pode explorar seus sentimentos de forma profunda, além de fornecer ferramentas para fortalecer sua autoestima e resiliência. Isso pode ajudar você a obter clareza sobre seus sentimentos e necessidades, facilitando decisões futuras. Considerar agendar uma sessão pode ser o início de um caminho para a cura.

A terapia de casal pode ser outra opção valiosa. Agendar uma sessão com um terapeuta especializado pode facilitar a comunicação aberta e honesta entre vocês dois, ajudando a abordar questões subjacentes e a reconstruir a confiança. Trabalhar juntos com um terapeuta pode estabelecer novas bases para o relacionamento, proporcionando um espaço seguro para que ambos expressem suas preocupações, sentimentos e expectativas. Pense em marcar uma sessão para explorar essas possibilidades.

Além disso, é importante fazer uma reflexão interna sobre o que você realmente deseja para o futuro e se consegue imaginar um caminho para a reconciliação e a reconstrução da confiança. Agendar uma sessão de terapia pode ajudar a avaliar seus próprios limites e o quanto está disposta a se comprometer para tentar reparar o relacionamento. Considere também o impacto contínuo dessa situação no seu bem-estar emocional e mental, pois sua saúde mental é fundamental. Conversar com amigos e familiares em quem você confia pode fornecer apoio emocional e perspectivas diferentes, mas o suporte profissional pode ser crucial.

O que você está vivendo é complexo e não existe uma resposta certa ou errada que se aplique a todos os casos, pois cada pessoa e cada relacionamento são únicos. A busca por terapia pode ser um passo valioso para obter apoio e clareza, quer você decida permanecer no relacionamento ou seguir em frente de outra maneira. Agendar uma sessão com um terapeuta pode ser a chave para encontrar uma direção mais clara e reconfortante. Priorize seu bem-estar e saúde emocional durante todo esse processo. Se sentir que precisa de suporte imediato, não hesite em procurar um profissional de saúde mental. Marque uma sessão e comece a cuidar de você.

Rodrigo Koroviski Psicólogo em Ponta Grossa

8 respostas

6 JUN 2024

Bom dia, Beatriz! Grato por escrever. Pelo conteúdo e convicções que você apresentou, será importante você pensar com a assessoria cientifica de um de nós, psicólogos.
Tenha a precaução de transformar em certeza o que você não tem absoluta certeza, ainda mais, considerando que você sente como genuína a reação dele, tendo o controle da situação.
Procure por um de nós. Pesquise nossos perfis e veja aqueles que tenham vivência profissional para tal reflexão.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9366 respostas

6 JUN 2024

Olá, tomar uma decisão em um momento de angústia e machucada, talvez não seja a melhor opção. Busque ajuda de um profissional para que reflita sobre as suas perspectivas e assim tomar uma decisão consciente e segura. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte