Como faço para amadurecer emocionalmente?

Feita por >Gabriela · 31 mai 2018 Terapia familiar

Ao 30 anos me deparo cheia de problemas, estou desempregada, vivo em um lugar onde não me sinto bem (emocionalmente), presa financeira e com péssima relação com minha mãe.
Alias sempre tive problemas com ela, pois sempre manipulou as pessoas que envolveram comigo de forma direta ou indireta (ela tendo conhecimento da existência deles). Cheguei a pensar que ela tinha inveja da minha juventude, pois a considero competitiva. Falo isso pois quando teve filhos, os-teve porque sua irmã mais velha se casou e em seguida ela arranjou um namorado e teve também, essa e outras situações que ão vem ao caso.
Minha mãe tinha habito de me boicotar na frente das pessoas. Quando cresci, passei a me defender e ai tudo virou um inferno.
As pessoas vivem no mar de rosas, onde acham que toda mulher que é mãe, é santa.
Aos 30 sou uma mulher insegura e mal resolvida, dependendo de uma mãe que sempre pode me desvaloriza como pessoa, faz.

A melhor resposta 2 JUN 2018

Olá, Gabriela. Compreendo sua inquietação, por isso agradeço pela partilha. Nesse contexto, de sua história, percebo que há projeções e mecanismos de defesas de reatividade e repulsa. Nesse sentido, de desenvolver a qualidade emocional da relação entre mãe e filha, a intimidade e as impressões de boicote; oriento você buscar acompanhamento psicoterápico, a fim de te fortalecer frente as relações interpessoais, a si reconhecer e fortalecer seus discernimentos.

Estou a sua disposição,
Sara Rodrigues
_____________________________
Recife/PE
Psicóloga Clínica/ Psicopedagoga/ Neuropsicóloga

Sara Rodrigues Psicólogo em Recife

82 respostas

1 JUN 2018

Olá! Pelo seu relato há uma questão muito forte com a sua mãe, por isso a melhor forma de você elaborar isso é fazendo psicoterapia, onde você poderá falar sobre isso, reorganizando seus pensamentos e ideias e fortalecendo o seu EU. Às vezes você vê algo de uma forma, mas a psicoterapia amplia o seu olhar para além, ela te permite sentir, perceber o mundo de maneira diferente e te permite viver de forma mais leve, com menos sensação de culpa ou de dor. Quanto à questão da idade, não fique agarrada a isto, pois o sofrimento, a dor, as decepções estão presentes na vida de qualquer pessoa, independente da idade. Que bom que você percebeu que algo não está bem, isso já é o primeiro passo para que você busque ajuda e possa ter alguma mudança na sua vida, faça psicoterapia, com certeza você irá se beneficiar muito. Espero tê-la ajudado. Qualquer coisa, estou à disposição. Abs!

Psicóloga Cláudia Melo Psicólogo em Duque de Caxias