O que eu faço quando o vício da pornografia passa dos limites?

Feita por >Jotape · 6 jun 2024 Abordagem psicológica

Desde muito novo eu sempre tive acesso a internet, desde a infância, eu comecei a ver pornografia muito novo e desde disso eu tive muitos problemas envolvendo a pornografia. Eu procurava também muitos relacionamentos onlines e acabei tendo vários desentendimentos familiares por conta disso.
Hoje em dia eu sou viciado em pornografia mas não tenho coragem de falar isso com minha psicóloga, meu maior problema não é quantidade de vezes que eu me masturbo por dia mas sim o conteúdo que eu vejo. Quando comecei a ver pornografia pelo Twitter eu tinha um acesso muito maior a conteúdo fetichistas e mais pesados, e com o tempo isso foi piorando, comecei a acompanhar conteúdos pesados até passar do limite. Eu não possuo desejos sexuais extremos fora da internet e eu, por enquanto, consigo me estabelecer bem sexualmente nos meus relacionamentos. Mas quando o assunto é pornografia sinto que na internet conteúdos muito pesados e ruins e fetichistas me afetam e sinto que não tenho limites para o conteúdo pelo período que me masturbo, sinto remorso e uma culpa enorme por isso. Muitas vezes eu tentei me afastar desses tipo de conteúdo e ver coisas mais leves, e conforme os dias passavam eu conseguia me acostumar com o conteúdo normal e me sentir melhor. Também conheci uma pessoa muito especial pra mim, e sinto que quando estou próximo dessa pessoa eu não recorro tanto a esse tipo de conteúdo, mas quando acabo me afastando dela ou quando algum desentendimento acontece eu sempre tenho uma recaída.
A minha pergunta é se eu sou uma pessoa ruim de verdade por isso? Se não porque eu recorro a esse tipo de conteúdo pornográfico? O que eu posso fazer para parar de vez e me livrar do meu vício da pornografia se eu não tenho coragem de conversar com minha psicóloga?

A melhor resposta 10 JUN 2024

Olá, primeiramente é preciso entender porque falta coragem de levar para sua psicóloga. O consultório psicólogo é o melhor lugar para falar das coisas que lhe angustia, que lhe traz sofrimento. E é neste ambiente que poderá falar sem medo de ser julgado e sim para ser ajudado. Um vício, seja ele qual for, vem para cobrir uma falta. É preciso entender a sua para que você posso ressignificar a pornografia na sua vida. Se não consegue com a sua psicóloga, busque outra. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

299 respostas

9 JUN 2024

Jotape, as sessões psicológicas são um ambiente ideal para você falar sobre isso, e não por acaso você veio dizer aqui, entre profissionais qualificados. Foi preciso coragem e você deu o primeiro passo. Quando aspectos naturais da sexualidade como desejos, fantasias e curiosidades extrapolam as circunstâncias apropriadas para serem vivenciadas, de fato aí haverá problemas, principalmente no âmbito da afetividade. Você buscou ajuda para lidar, portanto isso demonstra boa vontade. Os mais diversos fatores levam uma pessoa a fazer o que faz, não seja o primeiro a se julgar por isso. Se você quer mudar isso, precisa haver uma análise profunda, por isso é necessário levar para a terapia, onde você pode trabalhar as suas questões com toda a orientação e métodos de intervenção adaptados aos seus objetivos e sem ser julgado. Há tratamento, e apoio científico para ajudar. Persista em se cuidar e verá como você pode progredir. Estou à disposição.
psicóloga Alexsandra Costa CRP: 06/206720

Alexsandra Costa Psicólogo em São Paulo

4 respostas

7 JUN 2024

Olá Jotape...
Você não é uma pessoa ruim.
O ruim é você ficar dependente da pornografia.
O ruim é você ter perdido a tua liberdade pela pornografia.
Você está deixando se comandar pela pornografia, está dependente, sabe dos resultados (frustração) do uso e continua, está sendo estúpido no fazer novas escolhas. Seja mais inteligente e decida por conteúdos mais realizadores.
Voce nasceu para aprender a escolher coisas que te tragam alegria e leveza e não frustração.
Além de que a pornografia faz um tremendo estrago na tua mente, limita o teu relacionamento, a pessoa com quem se relaciona se sente usada, mesmo que você não fale que usuário de pornografia, ela sente e rompe o relacionamento contigo.
Teu poder lógico diminui cada vez mais, estreitando a tua visão apenas ao sexo baixo, à masturbação enquanto poderia evoluir para um relacionamento melhor, superior.
É uma liberdade, uma escolha e uma decisão!

6190 respostas

7 JUN 2024

Bom dia, Jotape! Grato por escrever. É preciso ser forte, persistente. Não ter coragem de falar conteúdo para psicólogo, é o mesmo que pagar passagem de ônibus e não viajar. Consulta com psicólogo, com local privativo, sigilo profissional, contando com a maturidade do profissional, implica necessitar falar de tudo que se vivencia, sem restrições.
De outro lado, é preciso concretamente, colocar outras ocupações éticas, socialmente legítimas e motivadoras para você no lugar da masturbação. Isso tem que ser praticado. Você cita que quando vivencia desentendimento, vivencia recaída, isso implica que precisa aprender a lidar com frustração de forma adequada.
Não é questão de ser ruim ou bom. O sexo é algum muito bom, sublime, mas precisa acontecer com realismo, com a devida harmonia interna das pessoas que o vivenciam. Filmes, vídeos são montagens que não representam a realidade.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.