O que é amor próprio e como priorizar ele na prática?

Feita por >Gean · 18 nov 2020 Desenvolvimento pessoal

O que é amor próprio e como priorizar ele na pratica, com exemplos. Vejo muitas pessoas falarem, mas eu sou bem iniciante nesse assunto. Quando começo a gostar de alguém sinto que me apego muito, e nenhuma das vezes é recíproco. O amor próprio tem haver com isso?

A melhor resposta 19 NOV 2020

Oi Gean, tudo bem com você. Gostei muito da sua pergunta, e ela leva a reflexões importantes. O amor próprio é ter um olhar de compaixão e aceitação de si mesmo. Aprendemos com a sociedade a nos exigir e a passar os outros na nossa frente, porém esquecemos que somos humanos e merecemos amor, respeito e aceitação. O primeiro passo para o amor próprio é o autoconhecimento, pois é a partir do conhecimento sobre quem somos, que somos capazes de nos aceitar e nos amar. Desejo sorte no seu processo de crescimento psicológico.

Psicóloga Laura

Laura Adriano Mekdessi Psicóloga Psicólogo em Goiânia

2 respostas

24 NOV 2020

Oi Gean!
Antes precisamos saber o que é amor! Amor entre os humanos nada mais é do que uma troca, nesta troca sempre tem um que se doa mais que o outro. A pessoa que se doa mais, tem motivos relacionados à estrutura cognitiva pessoal e a pessoa que se doa menos, também têm motivos relacionados à estrutura cognitiva pessoal. Porque acontece isso? Porque o ser humano vive em função de se livrar da infelicidade.
Neste caso, o que é o amor próprio? O amor próprio é se conhecer melhor e se tornar mais resilientes e entender que não é perfeito, mas que é único e muito especial, pois não tem ninguém igual a você, logo você é uma joia rara e precisa se valorizar mais do que valorizar o outro. Amar o próximo como a ti mesmo é amar o outro com a mesma intensidade que se ama.
O amor é racional e assertivo, não irracional e inconsciente, sempre existem motivos que fazem com que as pessoas dizem que amam.
Um abraço.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

19 NOV 2020

Olá Gean! Grato por perguntar. Amor próprio começa por ser, basta manifestar o ser e, crer que ser é interessante. A jabuticabeira não se esforça por ser mais ou menos interessante; gostamos e cuidamos dela pela sua beleza e oferta de frutos, sombras, acolhimento a passarinhos. As pessoas são ouvintes, falantes, admiradoras, pensadoras, construtoras, sabedoras, companhia, apoiadoras, colocadoras de parâmetros, sonhadoras, cantoras, sorridentes, et.. Em outras palavras: a pessoa que está harmônica consigo mesma, que interage com alegria, que coloca a cultura como parte de si, que constrói a cultura, sem violentar a sua essência, vive amor próprio; é interessante para aqueles que com ela, convivem. Somos seres sociais. As pessoas são carentes de companhia acolhedora, de diálogo, cooperação.
Amor próprio é ser grato pelas possibilidades de fazer e viver e utilizar a ação para fazer as coisas éticas, integradas culturalmente e significativas para quem faz. Amor próprio é agir integrado ao mundo, com alegria e desejo de acertar.
Espero ter ajudado. Será cativante aprofundar mais essa questão.
Abraços virtuais (em tempos de aumento do contágio da pandemia, que já era alto, precisamos de mais razoabilidade: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

19 NOV 2020

Gean, sua pergunta é muito interessante. O amor próprio, diferentemente dessa ideia que temos aprendido é uma construção, um processo e envolve estar mais perto de si mesmo, com gentileza e afeto. Não se trata de ser o centro de tudo, mas de se relacionar consigo mesmo, com cuidado e amor.

Sim, o amor próprio tem a ver com o apego que damos ao outro e com as vezes em que decidimos nos adaptar para nos sentir amados/queridos pelo outro. É exatamente sobre isso, inclusive, sobre essa capacidade de nos escolhermos também e de nos acolhermos também.

Sobre as formas práticas de pensar/viver o amor próprio eu gosto sempre de pensar que todo e qualquer gesto de autocuidado, todo e qualquer lugar que você ocupe que seja destinado ampliação disso (terapia, momentos simples com você mesmo, atividades que goste) atravessa essa dimensão do amor. De igual maneira, estar como estar com uma rede de suporte de pessoas que o amem e que não julguem você pelo que é ou pelo modo como pensa ou sente., isso é também construir amor para si.

Em geral, Gean, é um processo. Nunca estará acabado, porque há sempre algo novo a ser descoberto dentro de nós e, às vezes, é um desafio acolher e abraçar essas nossas partes que às vezes insistimos em negar e esconder. O amor próprio é uma construção diária e requer disposição e cuidado.

Espero tê-lo ajudado, querido!

Mário Silveira Psicólogo em João Pessoa

16 respostas

18 NOV 2020

Gean. O amor próprio é quando nos colocamos a frente de qualquer pessoa. Ninguém pode ser mais importante q nos mesmos.
O apego ou dependência emocional é um comportamento que traz prejuízos para quem está dependendo causando ansiedade...
Se precisar de ajuda sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro