O que é a depressão?

Feita por >Gu · 1 fev 2021 Depressão

N sei oq e mais me sinto muito tiste...............

A melhor resposta 3 FEV 2021

Boa tarde Gu!!1
Tudo bem?
Existem vários fatores que precisamos observar quando se vai fazer um diagnóstico de Depressão, e apenas iniciando um acompanhamento com um profissional especializados irá conseguir descobrir o que você tem. Vamos falar aqui de forma generalizada, ok? Na Depressão a pessoa pode apresentar alteração no sono,, irritabilidade, falta de concentração, sentimento de culpa, desânimo constante e um alerta a depressão é um quadro que devemos tomar muito cuidado, pois existe um modismo no diagnóstico "depressão" que nos leva muitas vezes ao equivoco. Por isso reforço a necessidade de procurar um profissional especializado.
Espero ter ajudado.
Estou a disposição

Fábio Vinícius Escolástico Ribeiro Psicólogo em Montes Claros

61 respostas

2 FEV 2021

Olá Gu.

De um modo geral podemos relacionar a depressão com o transtorno de humor depressivo. Também é possível encontrá-la por exemplo em episódios no transtorno de humor bipolar, quando ela se alterna coma mania ou hipomania. Principal na depressão é observar sintomas como sentimentos de tristeza ou raiva, fadiga, baixa vontade ou quase nenhuma de fazer as suas atividades do dia-a-dia, alterações do apetite, dentre outros. É importante ficar atento com possíveis pensamentos auto ruminativos e destrutivos, pois eles podem levar a um estado de mal-estar muito grande, sofrimento, e levar a algum tipo de prejuízo auto infligido (auto mutilações, tentativas de suicídio, etc). Caso você esteja suspeitando de depressão, seria importante procurar atendimento com um profissional da área. Att,
Taciana.

Taciana Cavalcante Psicólogo em Rio de Janeiro