O meu filho se engasgou com uma uva e não quer comer.

Feita por >Mila20 · 5 ago 2024 Psicologia infantil

Já foi ha 3 semanas e ele não quer comer a comida, mas consegue comer bolacha, cookies.

A melhor resposta 10 AGO 2024

Olá Mila, tudo bem?
O engasgo pode ter sido uma experiência assustadora para o seu filho, e ele pode estar associando a uva ao medo de se engasgar novamente. Esse medo é real para ele, mesmo que não faça sentido para nós. Ofereça pedaços pequenos e deixe que ele coma no próprio ritmo, sem pressioná-lo. Isso pode ajudá-lo a recuperar a confiança em comer.
Coma junto com ele e mostre como você está aproveitando a comida. Às vezes, ver os pais ou outras crianças comendo pode encorajar a criança a tentar comer também. É importante encorajar seu filho, mas não o force a comer. Forçar pode aumentar a ansiedade e reforçar o medo. Em vez disso, ofereça elogios e encorajamento sempre que ele tentar comer algo novo.
Se a situação não melhorar, pode ser útil consultar um pediatra ou um terapeuta especializado em alimentação infantil. Eles podem oferecer técnicas e estratégias para ajudar seu filho a superar o medo de engasgar e voltar a comer normalmente.
Ensine seu filho sobre a importância de mastigar bem a comida antes de engolir. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais confiante de que ele está no controle durante a refeição.
O mais importante é ser paciente e solidário enquanto seu filho trabalha para superar o medo. Com tempo e apoio, ele provavelmente voltará a se sentir confortável comendo alimentos sólidos novamente.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

174 respostas

6 AGO 2024

Olá, você não colocou a idade do seu filho. Ele engasgou com uma uva e se nega a comer comida. É preciso entender essa conexão feita com a comida, respeitar o tempo para que ele possa se sentir seguro, mas não deixar de ir desconstruindo essa conexão feita para que não se prolongue. Se não conseguir fazer esse trabalho, busque a ajuda de um profissional neste processo. Abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

352 respostas

6 AGO 2024

Bom dia, Mila20! Obrigado por se colocar. Qual será a idade de seu filho? Em termos gerais, considerando a idade próxima de três anos, será importante respeitar esse medo dele, mas oferecer ilustrações de modelos de outras crianças de mesma idade comendo uvas, explicações serenas, esclarecedoras, tranquilas de que o acontecimento de engasgar uma vez (que ocorre com razoável frequência com as pessoas), não é regra, é exceção.
Caso a dificuldade persista e implique dificuldades nutricionais, sugiro que fale mais especificamente e mais profundamente com um de nós, psicólogos.
Atenciosamente,