Meu filho tem medo de engasgar e não come coisas solidas

Feita por >Mila · 15 jul 2023 Psicologia infantil

Meu filho de 3 anos engasgou com arroz e batata frita faz duas semanas, ele tem medo de comer ele não quer mastigar ele tem medo do fato de ter que mastigar e engolir.
Quando devo procurar um especialista? Atualmente ele esta com vitaminas de frutas e caldos no almoço e janta

A melhor resposta 17 JUL 2023

Mila, a criança elabora de forma diferente do adulto. Se por exemplo numa situação dessa de engasgo os adultos ao redor agem de forma muito ansiosa, desproporcional, isso eleva a percepção da criança sobre algum "risco" que ela poderia estar correndo e pode desenvolver nela uma resposta ansiosa. Mas a mesma coisa pode acontecer também se a criança simplesmente engasta e passa por essa situação ruim sozinha. O que pode ser feito é ir mostrando que não há perigo em comer, que nada ruim vai acontecer. Procure desfazer a associação ruim em relação aos alimentos sólidos. Vá ensinando seu filho a colocar pequenas porções de alimento na boca, gradualmente, põe na boca pouca comida, mastiga, mastiga e depois engole. Vai ensinando isso com calma e paciência. Tente essa estratégia. Se não der certo aí a sugestão é buscar um psicólogo que trabalhe com crianças para ele avaliar melhor. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

17 JUL 2023

Olá Mila! Obrigado por se colocar. Será preciso fazer empatia, diálogo e acolhimento com ele, na maior profundidade possível: comer com foco e proximidade, de forma a transmitir estratégias respiratórias, mastigatórias, para ele. Também vá, aos poucos, reintroduzindo os alimentos, com apresentação diferente, inicialmente mais úmida, em porções e tamanhos menores. Ele, muito provavelmente voltará logo, a vivenciar forma natural de mastigação.
Continuando a dificuldade na próxima semana, fala com um de nós. O que o está impedindo é o medo da repetição do desconforto.

Ary Donizete Machado - CRP 06/24712-5 Psicólogo clínico e orientador ocupacional.