Meu filho engasgou e tem medo de comer.

Feita por >Diogo B. · 29 set 2020 Psicologia clínica

Boa tarde.
Meu filho engasgou comendo um biscoito, passaram alguns dias e hoje ele não quer comer mais nada. Ele tem 5 anos e chora e cospe qualquer comida mais sólida. Ele só quer leite e líquidos.
Eu perguntei e ele disse que tá com medo de comer, eu e a mãe dele explicamos e dizemos que não precisa ter medo, mas não tem dado certo.
Ele cospe tudo e estamos preocupados por não conseguir dar alimentação correta para o mesmo.
Poderia nos ajudar ?

A melhor resposta 30 SET 2020

Olá Diogo! Grato por escrever. Aos cinco anos de idade a criança é muito influenciada pelo adulto que a rodeia, não apresenta entendimento da importância de alimentar-se de forma saudável. Cabe a vocês, dar o exemplo, conversar, conversar muito, comer com ele, devagar, até que um mil oitocentos e vinte e cinco dias voltem a prevalecer sobre um dia. As experiências de comer confortavelmente certamente aconteceram muito mais vezes do que essa. Também é importante cuidar para que ele, sem maturidade, ao apresentar esse comportamento, obtenha o direcionamento imaturo para o prazer alimentar imediato, mas não saudável a longo prazo.
Uma observação importante: nenhuma criança, com a firmeza dos pais, nessa idade, passa dois dias com fome. Acaba por aceitar arroz, feijão, legumes, verduras, carnes, ovos, desde que as alternativas industrializadas, sejam inviabilizadas. Confiem. Deixe o coração de lado, ajam com a razão. Ele vai chorar, ficar brava, mas tolerem. Muito provavelmente, com um dia e meio, no máximo, ele já começa a comer normal. Nos dias seguintes, também manter a firmeza. Ternura, diálogo, paciência, explicação, mas firmeza!
Abraços virtuais (em tempos de crescimento da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

30 SET 2020

B noite, ele está experimentando um medo de acontecer novamente, vcs podem mostrar através de vcs q comer não acontece nada... Mas vai ser gradativo ele ter confiança. Abs Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro