O que devo fazer para tirar o medo da minha filha em engolir comida?

Feita por >MAEBIA AGUIAR DA COSTA · 11 dez 2021 Psicologia infantil

Minha filha de 6 anos engoliu uma bala inteira agora está com medo de engolir comida. Fica tempo mastigando e para engolir e um sofrimento. Já levei pediatra, otorrino, fiz exames de sangue completo e não tem nada. Ela já emagreceu 6 quilos.
Converso muito com ela. Começou fazer psicoterapeuta, porém a consulta e semanal.
Como posso estar ajudando minha filha a vencer esse medo o mais rápido possível.
Obrigada que Deus nos abençoe.

A melhor resposta 13 DEZ 2021

Olá Maebia,

Espero que essa mensagem encontre você e sua família em boa saúde. Infelizmente não existe uma solução mágica e rápida, pois mesmo que esteja sendo utilizada uma técnica comprovadamente eficaz, cada criança tem um jeitinho e um tempo próprio de reagir.
Se puder, consiga consulta com uma gastropediatra, pois ela estuda com profundidade esse tema e vai poder te orientar de forma precisa. Tem que ver se a criança tem problema com textura da comida ou se o trauma de engasgar a deixou mais assustada e nesse momento é importante entender os sentimentos e pensamentos associados ao ato de comer.
De forma emergencial, apresente alimentos em formatos lúdicos para que ela associe a comida com algo positivo, despertando sua curiosidade em relação ao alimento. Ofereça coisas que ela gosta de comer. Consulte o médico para saber se ela precisa tomar medicamentos, tais como vitaminas e outros suplementos.
Ademais, persista no tratamento psicológico e médico. Apresente suas angústias e questionamentos para o profissional psicólogo que a atende para que alinhem as expectativas quanto ao andamento do processo. Questione abundantemente o médico para extrair o máximo de ajuda que puder.

Estamos à disposição, se precisar. Melhoras!

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal