Meu filho engasgou e não quer mais comer

Feita por >Ju · 24 jan 2022 Psicologia infantil

Meu filho tem 4 anos e já faz 1 mes que meu filho se engasgou com uma coxinha pequena, e desde desse dia não quer comer mais, so toma leite e líquidos, eu converso muito com ele.. Mais não tá adiantando muito ele fala que vai engasgar e morrer.. Ele já é magrinho e eu estou preocupada pq ele está perdendo peso.. oque faço nessa situação?

A melhor resposta 25 JAN 2022

É realmente preocupante e pode ser muito estressante ver que a criança não está se alimentando por medo de engasgar. Mas é preciso manter a calma para que esse medo irracional seja superado, pois a alimentação forçada não fará com q o medo deixe de existir.
Seu filho precisa ver que você entende seu medo e que está disposta a ajudá-lo em qualquer circunstância. Converse com ele sobre o que está pensando e sentindo.
Caso ele fique muito angustiado na hora das refeições, sugiro q tente em outro momento quando tiver mais calmo.
Fazer a refeição em família também pode ajudá-lo a perceber que todos comem sem de sentirem ameaçados e o ideal é que façam o momento parecer divertido.
Aposte em algo que ele goste muito, peça que ele a ajude a preparar a refeição.
Se ao colocar tais sugestões em prática, a situação não melhorar, o ideal é que você procure um psicólogo infantil, que irá ajudá-lo a superar esse medo irracional por meio de uma terapia especializada.

Fabiana Ormonde Psicólogo em Rio de Janeiro

1 resposta

12 MAI 2022

Oi Ju. Imagino como seja angustiante ver seu filho sem comer e perdendo peso. Percebo que o impacto da situação foi grande para ele, e imagino que para você também. É importante transmitir segurança para ele. Além disso, você pode ir aos poucos, através de combinados, ir introduzindo os alimentos em texturas mais fáceis de engolir, e ir aumentando a textura e o corte e mostrando para ele que ele está seguro, e que você sempre estará lá por ele caso algo aconteça. Lide com o momento da alimentação com naturalidade, sem pressionar seu filho para que coma, e forneça opções para que ele participe dessa mudança gradativa.
Espero que fiquem bem!

Abraços,
Kênia Abreu
CRP 04-64672

Kênia Abreu Psicólogo em Belo Horizonte

5 respostas

5 FEV 2022

Ju. Busque ajuda de um nutricionista para buscar opções alternativas. Busque tb psicólogo infantil.
Abb

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 JAN 2022

Olá Ju, espero que esteja tudo bem com você.

É preciso que você tenha mais desenvoltura e naturalidade para lidar com essa situação de seu filho. Ele ainda é muito criança, muito novo, e esse episódio deve ter ficado mais marcado que os outros para ele, e isso acabou deixando ele mais impressionado. Mas, você pode começar a explicar as coisas para ele com mais lógica um pouco, explicando o que é o engasgo, quais os alimentos que não são perigosos, como sorvete, sucos, por exemplo, e dando a ele mais segurança para se alimentar. A fome sempre é o melhor remédio também, acredito que quando seu filho realmente estiver com fome, ele irá comer. Tente não dar mais ênfase nesse assunto, do que já está sendo dado atualmente, isso irá ajudar a ele ultrapassar o assunto naturalmente.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

25 JAN 2022

Olá Ju! Grato por citar. Esses casos costumam ser resolvidos quando a pessoa de confiança da criança consegue passar para ela a conexão da certeza absoluta, quanto a inexistência do risco, de forma educativa, amorosa, calma. Seu filho não pode permanecer muito tempo sem se alimentar corretamente. Outra possibilidade será ele se alimentar em convivência próxima e intensa com crianças da idade dele, vendo-as, tranquilamente comer. Comece com alimentos de consistência, cor, formato e aparência diferente da coxinha.
Caso prevaleça a dificuldade, com urgência, veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e entre em contato. Sucessos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.