Minha filha de 7 anos tem medo de engolir a comida

Feita por >Erica · 9 abr 2017 Pânico

Minha filha só quer beber leite tem medo de engolir fica com a comida na boca e chora. Não quer comer nem guloseimas

A melhor resposta 10 ABR 2017

Erica, boa tarde, é importante conversar com sua filha, para descobrir se ela se engasgou, ou viu alguém engasgar. Explica para ela que se mastigar e engolir devagar ela não vai engasgar, coma algo perto dela, mantendo a sempre a calma, e você pode introduzir alimentos de textura mais suave e em menor quantidade na dieta dela, aumentando gradualmente a quantidade e o tipo de alimento, do alimento líquido ao com textura mais rígida, passando por sopas, e durante a alimentação fique por perto até ela conseguir ganhar confiança novamente.
Caso não solucione, procure ajuda especializada, um pediatra, e uma psicóloga.

Café, Psicologia e Mulher Psicólogo em Araguari

66 respostas

10 ABR 2017

Ola Erica, a história que você apresenta aqui é muito vaga, porque você não apresenta dados da idade da criança e nem de como foi realizado o período de aleitamento. Um dos fatores que faz com que a criança tenha resistência a alimentação que não seja o aleitamento pelo peito ou mamadeira é a falta de limite sobre esse tempo de aleitamento, quando não há um corte no momento exato desse aleitamento e a mãe atende sempre que a criança pede mesmo estando já com a idade em que deve está se alimentado com outro tipo de alimento, pode criar uma resistência a aceitação de outro tipo de alimentação que não seja o leite, até porque no aleitamento há uma relação muito íntima entre a mãe e a criança que causa também muita dependência. Sugar o leite é diferente de engolir alimentos sólidos o que causa estranheza na criança, mas nada que uma boa conversa na linguagem da criança com uma certa dosagem de comando com limite para que a criança entenda que você, o peito e ela não são as mesma pessoa e que na da vai acontecer, e ainda que você é a mãe e ela é a filha e que o mundo não gira em torno do desejo dela. A criança precisa aprender a se frustar um pouco através do limite, do não na hora certa, esse "não" não pode ser com violência mas explicado o porque do não, para que ela possa entender e aceitar. Agora se mesmo após um bom diálogo ela ainda oferece resistência, a orientação é levá-la para um profissional médico para descartar os fatores orgânicos e se nada for diagnosticado organicamente procurar (ambas) se submeterem a uma psicoterapia para que ambas sejam trabalhadas sem sofrimento sobre esse desmame e a criança trabalhada de uma forma lúdica a aceitação dos outros tipos de alimentação após uma investigação das causas geradoras da resistência alimentar porque o que não pode é a criança começar a desnutrir por causa de resistência alimentar e ambas estarem sofrendo com esta situação, ok?
Att. à Psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

10 ABR 2017

Aconteceu alguma situação que possa ter desencadeado esse medo nela? Tente conversar com ela e entender o por que desse medo, por que não engolir? O que ela acha que o alimento pode fazer pra ela? E caso não tenha sucesso, procure rapidamente um profissional!

Patrícia Baraúna Cordeiro Psicólogo em Ribeirão Preto

11 respostas

10 ABR 2017

Érica é importante que você converse com o pediatra da sua filha. Ela dá alguma justificativa para essa recusa alimentar? Talvez uma psicoterapia possa auxiliá-las também. Boa sorte!

Bruna Paschoalini Psicólogo em São Paulo