Engasgo. Minha filha se engasgou com espinha de peixe.

Feita por >Leila · 27 mai 2024 Psicologia infantil

Minha filha se engasgou com espinha de peixe a uns 20 dias atrás, foi um susto mas ficou tudo bem, desde sexta feira passada ela parou de comer tudo que é sólido, até as frutas que ela ama comer não quer mais, fala que a garganta está doendo, já levei em hospital e no pediatra dela, fez um ultrassom que não encontrou nada de anormal, mas mesmo eu explicando que está tudo bem, ela não quer comer, o que eu faço pra ajuda-la.

A melhor resposta 28 MAI 2024

Boa noite Leila, imagino o tamanho da sua preocupação! acredito que você não tenha colocado a idade dela, porém em todos os casos é bem importante entender que a sua filha passou por um trauma, apesar de tudo parecer bem e ter passado, pra ela ficou algo mais profundo.
Muito importante também, acolher os sentimentos dela, isto é, não apenas dizer que está tudo bem, mas que você entende que ela esteja receosa em comer algo mais sólido, que esse sentimento é normal, e mostrar a ela que aos poucos ela pode confiar na comida novamente. Para a reintrodução desses alimentos na rotina dela, sugiro a ajuda especializada, pois pode ser um processo um pouquinho mais lento. Mas você pode ir introduzindo alguns alimentos aos poucos, que sejam mais macios, para que ela possa ir ganhando confiança novamente.
Espero ter ajudado um pouquinho.
Abraços

Maria Caroline Kehl Psicólogo em Passo Fundo

7 respostas

28 MAI 2024

Boa tarde Leila, tudo bem?

Essa condição pode estar atrelada a um trauma, que já concepção dela, associa a comida com dor. Mas é necessário uma análise mais profunda, considerando também a faixa etária dela. Gostaria de poder ajudar.

Estou à disposição aqui na plataforma.

Atenciosamente,
Brenda Neri

Brenda Neri Psicólogo em Conselheiro Lafaiete

30 respostas

28 MAI 2024

Boa noite Leila! Espero que estejam bem. Imagino a sua aflição. Muitas pessoas, inclusive, desenvolvem um medo bem grande em relação a espinha do peixe, e com isso, evitam consumir esse tipo de alimento. É super compreensivo. Mas entenda que sua filha está ainda receosa devido ela ter evidências (provas reais) de que pode machucar caso ela coma algo sólido, entende? A dessensibilização nesses casos é necessário, pois ela vai aos poucos desconstruindo essa ideia de que “vou me machucar” ou “E se eu engolir e me machucar ou engasgar”. O que vc pode fazer para ajudá-la é fazer perguntas do tipo: “filha, q pensamentos vem à sua mente?” “Quando vc ve o alimento, por exemplo, tais tais e tais que eu faço pra vc, o que vem à sua mente?” Vai ajudando ela fazendo perguntas assim, como ela se sente, que medo ela tem e conforme ela vai te trazendo, vc vai acolhendo ela e mostrando o que ela pode comer que não vai fazer ela engasgar, vai deixando ela aos poucos, segura. Qualquer dúvida, pode me perguntar, fico à disposição! Um grande beijo, querida!

Mariana Schveeidt Velho Psicólogo em São Paulo