No caso de pai alcolatra.

Feita por >Erica Silva Marques · 26 ago 2024 Alcoolismo

Disser que alcoolismo é doença. Bom se é doença o doente não procurar ajudar porque não amar sua familia!!! E pode ter certeza se você se propõe a cuidar. O doente será você mentalmente ou fisicamente, você ficara doente e nunca tera paz!!!!!

A melhor resposta 27 AGO 2024

Erica, bom dia
Alcoolismo é uma doença sim. Doença complexa, que afeta toda a família e quem está perto.
Compreendo seu sofrimento mas a decisão sobre o tratamento, sobre o processo de cura é muito pessoal. Ninguém consegue obrigar alguém a tratar-se quando a própria pessoa não quer. Infelizmente, esta situação está fora do seu controle mas o que você pode controlar e fazer, é entender o efeito que tudo isso causa em você.
Você pode buscar ajuda de um profissional qualificado para te ajudar com este tema e com outros, você tem controle sobre o que pode fazer com tudo o que você sente. Se fortalecendo emocionalmente, poderá enfrentar esta situação de maneira mais consciente.
Se precisar de ajuda para entender o porque este tema de causa tanta tristeza, conte comigo.

Daniela Garcia Glezer Psicólogo em São Paulo

9 respostas

14 SET 2024

Olá Erica, boa tarde
O alcoolismo é considerado uma doença que afeta todo o núcleo familiar.
Sinto muito por isso que vem passando, não é fácil e muitas vezes nesse contexto de dependência química a família ou o cuidador que convive sofre muito e se sente por vezes invalidado de não ver essa iniciativa de buscar ajuda, mas para o alcoolista não querer o tratamento muitas vezes não será por falta de amor com a família, são muitos outros fatores que dificultam a busca e o engajamento no tratamento, inclusive fatores biológicos, que faz com que a pessoa não consiga mesmo que queira.
É uma situação em que muitas vezes queremos fazer de tudo para que isso mude mas que não podemos ter total controle, com isso, gera uma sobrecarga de estresse e invalidação que não fará bem a longo prazo.
Se estiver muito difícil de lidar com isso sozinha, busque ajuda, seja de uma rede de apoio ou profissional.
Cuide de você para que possa conseguir lidar melhor com essas situações que fogem do nosso controle.
Se precisar fico à disposição.

Sara Moreira de Jesus Psicólogo em Lauro de Freitas

2 respostas

29 AGO 2024

Olá Erica.
Filhos de pais alcoolatras sofrem bastante dentro do núcleo familiar.
Uma solução viável é o AA. Escutar histórias em grupo é terapêutico.
Concordo que a convivência com alcoolatras é doentia, porém para tudo há uma ou mais soluções.
Espero tê-la ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

702 respostas

28 AGO 2024

Olá, Erica!
Alcoolismo, assim como demais vícios, tem um impacto devastador nas relações socioemocionais, mas a sua origem é exclusivamente interna, ou seja, está somente na pessoa. É sofrimento por essência. E sofrimento gera sofrimento. Neste caso, tanto para quem tem o sofrimento em si quanto para quem está à volta. Assim, seu pai sofre e faz sofrer, mas os motivos são exclusivamente dele e talvez nem ele esteja em contato com essa dor. Aí que entra o processo terapêutico.
Psicoterapia não é mágica e nem sorte - é trabalho. Por isso, sugiro fortemente que oriente seu pai para que inicie o processo o quanto antes. É fundamental o apoio de toda a família e demais pessoas que convivem com ele. Estou à disposição para conversar com ele sem compromisso. Conte comigo.

Abraço,
Lourenço Torresini.

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

93 respostas

28 AGO 2024

Oi, Erica, tudo bem ? Então ...... Alcoolismo é uma doença grave, crônica ( sem cura) , ela pode ser BIO-PSICO- SOCIAL , o que quer dizer isto ? Pode ser biologia , ser herdada até cinco gerações, pai ,mãe , avos, tataravós e outros , diferente do que o senso comum pensa a pessoa não é alcoolista porque quer e sim porca é predisposta a ser. Ela Pode ser PSICO, alguns transtornos mentais podem causar predisposição para o alcoolismo ( pessoas depressivas, ansiosas, Borderline, bipolar e outros distúrbios ) . Social , viver em um contexto que a bebida está muito presente, familiares que bebem com frequência, lugares que a bebida é a principal fonte de prazer. Infelizmente o alcoolismo como qualquer dependência só é percebido pelo dependente quando os prejuízos se tornam evidentes como perda de relacionamentos e vínculos, perda de trabalho, perda de bens e dinheiro. Para que o paciente consiga se manter sem beber em abstinência ( não confundir estar em abstinência SEM BEBER com síndrome de abstinência estar COM VONTADE DE BEBER) é necessário a munda de comportamentos como procurar medico psiquiatra para tratar a compulsão, mudança rigorosa de comportamentos , não frequentar ambientes que exista o comportamento de beber, a família deverá mudar comportamentos evitando o uso de álcool dentro de casa, vinagre de álcool, desodorantes aerossol, perfumes, todos os produtos que tenham na composição álcool. Também é necessário que o alcoolista se assume doente e tenha como reforçador uma rede de apoio de preferência a família . são necessários que o paciente e a família assumam o problema em conjunto, tratar a família em grupos familiares e tratar o paciente com respeito . " Disser que alcoolismo é doença. Bom se é doença o doente não procurar ajudar porque não amar sua família!!! E pode ter certeza se você se propõe a cuidar. O doente será você mentalmente ou fisicamente, você ficara doente e nunca terá paz!!!!! Respondendo a sua pergunta , alcoolismo não tem cura , diabetes não tem cura , hipertensão não tem cura , mas com certeza podemos viver com elas se tratar de forma correta, não é fácil, mas é possível . Eu acredito que juntos conseguiremos sim trazer a paz que a família procura. Tania Rosa - Psicóloga Especialista em Dependência Química.

Tania Rosa Psicólogo em Curitiba

33 respostas

27 AGO 2024

Olá Érica,

O alcoolismo é uma doença grave e complexa que pode ser causada por diversos fatores e traumas, muitas vezes anteriores ao próprio ato de beber. Sendo que alcoolismo se torna uma forma de fuga ou amortecimento com graves consequências negativas na vida da pessoa, dos familiares e amigos. Para um processo de reabilitação é muito importante que a pessoa torne consciência que é doente e que precisa de ajuda, não é um processo nada fácil, porem possível para alguns.
Quanto mais a doença avança, mas o doente se desumaniza, se afastando dos próprios sentimentos e das pessoas que ama. É sempre importante deixar possibilidades de ajuda disponíveis, porem como familiar, penso que é importante vc aceitar essa pessoa como ela é ou como ela se encontra nesse exato momento, por mais difícil que isso seja. Mesmo que vc não concorde com toda essa situação, esse tipo de pensamento vai te ajudar a amadurecer e entender que tem coisas que a gente não pode mudar, não depende exclusivamente de nós. Respeite e se proteja tendo um distanciamento emocional necessário que é muito diferente de abandonar. Enfim, espero ter contribuído com algo.

Estou a disposição caso necessite de ajuda,
Respeitosamente,

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

48 respostas

27 AGO 2024

O álcool é uma fuga, toda dependência encobre faltas, enquanto questões inconscientes, enraizadas não forem tratadas, não adianta. A dependência tem a ver com algum sentimento de abandono (inconsciente) que ele carrega. Ele sabe que precisa tratar, que está doente, mas são coisas tão profundas que nenhuma lição de moral vai ajudar, a não ser ele mesmo olhar para suas dores e resolver.
Caso queira aprofundar isso, só chamar.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

502 respostas

27 AGO 2024

Olá Erica,

O que você está sentindo é completamente válido, e é importante lembrar que você não está sozinha. Cuidar de si mesma deve ser uma prioridade, pois o impacto emocional de viver com alguém que sofre de alcoolismo pode ser muito desgastante. Buscar apoio para você, seja através de grupos de apoio ou terapia pode fazer uma grande diferença. Estar bem emocionalmente é fundamental para lidar com essa situação de forma mais equilibrada e para tomar decisões que protejam seu próprio bem-estar.

Vitória Martins Suliano Psicólogo em São Paulo

23 respostas

27 AGO 2024

Perfeito Erica Silva Marques
Alcoolismo é um vicio, a pessoa viciada tem tratamento e caso ele não aceite, precisa ser deixado pois, quanto mais ele receber afagos, mais difícil é ele se curar. E tem saídas, tem curas. Psicoterapia para ele se dar conta!

6349 respostas

27 AGO 2024

Olá Érica, tudo bem?
O alcoolismo é amplamente reconhecido como uma doença crônica, e isso pode gerar uma série de desafios tanto para a pessoa afetada quanto para seus familiares. É importante compreender que, como qualquer doença, o alcoolismo pode afetar o comportamento e a capacidade de tomar decisões, tornando a busca por ajuda mais complexa. No entanto, isso não diminui a importância de buscar tratamento e apoio.

Para os familiares, o impacto emocional e físico pode ser significativo. É crucial buscar suporte, tanto para a pessoa com o problema quanto para aqueles ao seu redor. Existem grupos e terapias destinados a ajudar familiares a lidar com a situação, oferecendo estratégias para preservar o próprio bem-estar enquanto enfrentam os desafios de ter um ente querido com alcoolismo.

Lidar com o alcoolismo exige paciência e compreensão, tanto do lado da pessoa afetada quanto dos seus familiares. O suporte adequado e a busca por ajuda profissional podem fazer uma diferença importante no processo de recuperação e na manutenção da saúde mental e física de todos os envolvidos.

Se precisar fico à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

27 AGO 2024

Olá Érica, entendo o que está passando.
Muitos de nós já passamos por isso com alguém da família, e sabemos o quão é desafiador lidar com isso.

O alcoolismo afeta profundamente os familiares em vários aspectos psicológicos: com estresse e ansiedade, vergonha, conflitos e até depressão, vivendo em constante preocupação com situações imprevisíveis que pode causar.

Dessa maneira a família pode esquecer de cuidar de si mesmo e desenvolver muitos problemas. Sendo muitas vezes os familiares procurando ajuda psicológica e não o alcóolatra.

Esses problemas podem exigir apoio psicológico para que os familiares possam lidar melhor com a situação e cuidar de sua própria saúde mental.

Só na terapia você consegue saber como lidar com estes problemas, porque existe ferramentas e soluções que nos ajudam!

Espero ter contribuído com sua pergunta.
Estou à disposição para conversarmos.

Atenciosamente,
Jade Ellen Psicóloga Cognitivo Comportamental

Jade Ellen de Medeiros Leite Psicólogo em Goiânia

8 respostas

27 AGO 2024

Bom dia, Erica! Obrigado por se colocar. Realmente é difícil lidar com pessoas de convívio comum que sejam cronicamente ligadas ao alcoolismo. É bastante complexo relacionar o vício em álcool com a ausência de amor para com a família. Isso requer precaução. De outro lado poderemos ponderar formas para diminuir os sofrimentos. Alcoolismo, assim como outras drogas, assim como o evitar a obesidade, os vícios em telas, são questões que podemos evitar, amenizar ou interromper.
Creio que escrevestes aqui porque buscas por apoio para melhorar as coisas. Com um análise profunda, pormenorizada, científica, com bom senso, provavelmente poderemos te ajudar.
Atenciosamente,

9308 respostas

27 AGO 2024

Olá, Erica
As pessoas que adoecem em função do alcoolismo dificilmente buscam por ajuda justamente porque pouco se fala sobre ele ser uma doença, mas que de fato o é e precisa de cuidados. Reconheço que, como pai, o alcoolatra é capaz de deixar mais feridas do que em qualquer outro papel. Os filhos de pessoas que fazem uso abusivo de álcool podem possuir várias dificuldades que também precisam ser cuidadas (como baixa autoestima, dificuldade em confiar em seus relacionamentos, inseguranças, esfriamento emocional, etc), por isso acredito que você se beneficiária muito de uma consulta com um psicólogo. Ele pode te ajudar a perceber melhor todos os adoecimento provocados por esse ambiente, encontrando caminhos para sair dele e encontrar aquilo que for do seu desejo.
Se for do seu interesse, entre em contato comigo, assim podemos conversar melhor, tá bem?
Boa sorte no seu caminho

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

955 respostas

27 AGO 2024

Entendo que você está expressando sentimentos fortes sobre a experiência de lidar com um pai alcoólatra. O alcoolismo é, de fato, considerado uma doença, tanto física quanto mental. Pode ser difícil para a família, especialmente para quem convive de perto, compreender por que a pessoa afetada não busca ajuda. Muitas vezes, o alcoolismo envolve fatores complexos como negação, vergonha e dependência física, o que torna difícil para a pessoa buscar tratamento por conta própria. É também verdade que conviver com alguém que sofre de alcoolismo pode ser extremamente desgastante emocional e fisicamente para os familiares, e o risco de desenvolver problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e estresse crônico, é real. Cuidar de alguém com essa doença pode ser exaustivo, e é essencial que os familiares também busquem apoio, seja através de terapia, grupos de apoio ou outras redes de suporte. Esses recursos podem oferecer orientação e ajudar a manter a saúde mental e física de quem está tentando ajudar. Afinal, para ajudar alguém, é necessário primeiro cuidar de si mesmo.

Alisson Pereira Psicólogo em Tubarão

3 respostas

27 AGO 2024

Olá Érica, tudo bem!
De fato o alcoolismo é uma doença, pessoas que sofrem de alcoolismo possuem uma dependência física e mental e precisam de ajuda, apoio e tratamentos médicos e psicológico. Em muitos casos podem ser bem difíceis, pois apresentam dificuldade em aceitar ajuda e serem resistentes em iniciar o tratamento.
Te entendo Érica quando menciona as dificuldades enfrentadas para os familiares, cônjuge e amigos, quando se trata de enfrentar desafios como estes, ter uma pessoa que ame e vivênciar todos os dias uma pessoa em sofrimento, sem saber o que mais fazer para ajudar e ao mesmo tempo sentir raiva por ver que o mesmo não aceita ser ajudado.
Para familiares, cônjuge e até mesmo amigos, é necessário apoio e até mesmo acompanhamento psicológico, são pessoa que constantemente sofrem de estresse, medo, angústias que a longo prazo podem desencadear um esgotamento mental e desenvolver um quadro de adoecimento tanto físico quanto psicológico.
Não fique só, busque suporte e ajuda, cuide de sua saúde e bem estar!

Daiane Soares Cruz Psicólogo em Mirassol dOeste