Minha namorada vai pra casa do pai da filha dela

Feita por >Firula · 5 jul 2023 Terapia de casal

Eu tenho uma namorada que tem um filha de 1 ano. Recentemente ela descobriu quem era o pai da menina e pra criar laços entre pai e filha ela vai e passa o dia com a menina na casa do ex com a filha. Eles estão esperando o resultado do DNA e ela sempre me diz que o intuito é fazer o laço com o pai pra ele assumir a parte que cabe a ele quanto a filha. Mas ela não me atende quando tá com ele, ela tira foto com a menina na cama dele, no quarto enfim. Eu acho que não suporto mais isso e queria saber se estou sendo intolerante demais. Sendo que eu não tenho motivos mais pra confiar nela por outros motivos. Ela diz que me ama. Tem 19 anos e eu 47.

A melhor resposta 7 JUL 2023

Olá Firula, espero que esteja tudo bem com você!

Existe uma diferença de interesse, perspectivas e vivências, a partir da diferença de idade de vocês, e que devem ser consideradas. Ao 19 anos, ainda existe um longo caminho de maturação para que se possa ter mais clareza e consciências do que é o amor, e de como é possível experimentar esse sentimento tão complexo. É muito fácil dizer que se ama alguém, todos podemos fazer isso a qualquer momento, bem como dizer que não se ama mais. Agora, compreender integralmente o que isso quer dizer, e pôr em prática todo o significado dessa frase numa construção a dois, isso é mais difícil, pois requer maturidade, vivência, clareza e consciência. Neste sentido, o que você espera da relação de vocês? Qual a projeção do encontro de vocês no seu futuro e no dela? A despeito dessas questões, ela está em processo de descobrir a paternidade da filha dela, e, para o bem dessa criança, ela vai precisar da presença harmoniosa de ambos os genitores ao longo de seu desenvolvimento, e isso deve ser incentivado por aqueles que estão próximos. Se ela tira fotos na cama dele, ou no quarto, isso pode ser considerado natural, sob a ótica da idade dela, e é essa a forma que ela encontra de buscar a presença do pai da criança na vida da mesma. Se confirmado a paternidade, acredito que essa busca por essa laço paterno vai se perdurar, e cabe a você refletir como pode lidar com isso, e se deseja de fato continuar em um relacionamento com essas características. Não espere que ela tenha exatamente o nível de maturidade e compreensão que sua idade alcança. Não há como amadurecer da noite para o dia, e ela vai percorrer um longo caminho de descoberta ainda, até que possa entender e construir o mundo de uma outra maneira. Se sentir necessidade, você pode explorar essa questão com um profissional de Psicologia, e com isso obter apoio a partir de uma perspectiva neutra e profissional, o que pode te proporcionar insights valiosos sobre seu contexto, e sobre outros ângulos de enxergar esta situação.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

15 JUL 2023

Olá, obrigado pela sua pergunta. Vou tentar ser objetivo na avaliação da situação. A questão do ciúme está bem evidente e é compreensível visto que você se sinta inseguro, mas também é importante levar algumas coisas em consideração. Você tem medo de ser traído ou que ela volte para o ex, pelo que entendi (ficou subtendido isso). Mas qual evidência que você tem disso? Devemos ter cuidado ao presumir coisas ou a acreditar demais nos nossos pensamentos, porque eles são só pensamentos, que refletem a forma como sentimos e interpretamos o mundo, mas não são verdades absolutas. Novamente, entendo o seu ciúme, mas existe uma questão aí em relação a filha. O que você poderia tentar seria conversar com ela sobre como realizar essa aproximação do ex com a filha de um modo diferente que lhe deixasse mais confortável. Outro ponto fundamental é a diferença de idade. Uma pessoa com 19 anos ainda é imatura, inexperiente e com objetivos e perspectivas bem diferentes de uma pessoa de 47. Então é algo para se levar em consideração. Não existe uma regra para relacionamentos, o que deve haver é respeito, companheirismo e compreensão, mas acima de tudo muito diálogo para buscar avaliar e resolver as situações que incomodam. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

10 JUL 2023

É importante estabelecer limites, e os limites aí não estão claros, e quando isso acontece, ficam aí esses emaranhamentos e dívidas emocionais, gerando desconfiança, ciúmes, falta de diálogos, comunicação falha. Estou disponível para ajudar vocês com isso, talvez ela por ser bem mais nova nem perceba mesmo, às vezes nem quando se é mais velho, se sabe também , mas podem aprender uma comunicação eficaz e uma relação saudável.

Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

6 JUL 2023

Olá Firula! Obrigado por escrever. Sempre é prudente ter dados abrangentes, reflexões consistentes para construir respostas. De outro lado, uma mulher de dezenove anos com um homem de quarenta e sete, envolve diferença de idade que precisa ter as razões dessa associação diferente. Precisa de ter, detalhadamente seus legítimos fundamentos esclarecidos.
Namoro precisa acontecer aos poucos, ir estrategicamente se conhecendo.
Será que vocês estão se baseando em possibilidades reais, ou em ilusões?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.