Fico irritada quando meu pai está em casa.

Feita por >anaclara · 11 ago 2022 Terapia familiar

Meu pai sempre foi um ótimo pai para mim, mas quando cresci acabei me apegando mais a minha mãe.muitas vezes presenciei discussões comuns de um casamento mas eu sempre apoiava minha mãe dentro de mim, acho que isso acabou criando uma certa repulsa pelo meu pai…
Eu amo muito ele, mas quando ele está em casa eu quero ficar só no quarto, não consigo sentar pra conversar com ele, mas choro muito de culpa e medo de perdê-lo e me arrepender por não ter momentos de qualidade com ele.

A melhor resposta 15 AGO 2022

Oi Ana Clara,
Voce precisa cortar o cordão umbilical com a sua mãe; voce ainda está ligada a ela e se ficar ligada, não vai conseguir ter ideias tuas, sempre vai ser como ela te fez; A mãe informa à filha como é ser mulher nesta vida e o faz como ela está sentindo esta realidade.
Assim, vai enxergar o homem, a própria mulher, a esposa, com os óculos, com a visão da mãe.
Faça Psicoterapia para conseguir se desfazer desta dependência emocional da mãe.
Você precisa construir a tua realidade; voce recisa aprender a ser mãe de si mesma, pai de si mesma.
Abraços.

5817 respostas

29 SET 2022

Ana . Se sentir culpada e ficar trancada dentro do quarto não resolve teu problema.
Já que vc iniciou o processo, siga em frente e faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

21 AGO 2022

Ana, quais são os reais motivos p esse afastamento?
Vc se isola por depressao e medo.
Faça terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

15 AGO 2022

Olá Ana Clara,
Sinto muito que se sinta assim em relação a seu pai. Mas se você sente uma repulsa em relação a ele e quer mudar isso, seria interessante buscar uma psicóloga para te ajudar a compreender esse afeto e a ressignificar sua experiência com o paterno. Fico à disposição caso queira conversar.

Maíra Priscinotti Sahão
Psicóloga - CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

12 AGO 2022

Oi Anaclara! Que bom que você escreveu; que bom que você está atenta a isso! É o primeiro passo e o mais importante para começar a modificar as coisas. Todos nós somos filhos de um pai e uma mãe. Nosso pai é o pai que temos (ao mesmo tempo o melhor e o pior que podemos ter, nossa mãe, também é a melhor a pior que temos - são únicos. Um homem somente é razoável se faz a melhor empatia possível com uma mulher, uma mulher somente é razoável, quando faz a melhor empatia possível com um homem. Não há pessoas perfeitas. Há pessoas em amadurecimento, em aperfeiçoamento. Tua atitude de escrever aqui é um passo inicial, importante para reorganizar questões que envolvem identidade, harmonia interna, aprimoramento do entendimento percepção e significação dos papeis familiares.
Venha aprimorar a si mesma, com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços virtuais (A Covid e A Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.