Neuropsicologia e psicologia cognitiva são a mesma coisa?

Feita por >Ruan Fernandes · 25 jul 2016 Psicologia clínica

Bom dia. Não sei se essa minha pergunta se encaixa aqui, mas como li "Faça sua Pergunta", não achei problemas em tentar. Minha pergunta nasceu de uma carência de explicações efetivas que encontrei na internet. Umas dizem que são a mesma coisa, outras dizem que são coisas diferentes. Enfim, se puderem esclarecer essa minha dúvida, serei bem grato. Desde já deixo aqui o meu muito obrigado pela atenção.

A melhor resposta 26 JUL 2016

Olá Ruan!
Acredito que são coisas que caminham juntas mas de forma distintas.
Entendo que o termo ''psicologia cognitiva'' seja derivado da linha da Terapia Cognitivo Comportamental que é uma das correntes da psicologia.
A neuropsicologia estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Sua principal área de atuação é na compreensão de como lesões, malformações, alterações genéticas ou qualquer agravo que afete o sistema nervoso causam déficits (alterações) em diversas áreas do comportamento e da cognição humana.
Portanto, em meu entendimento, a neuropsicologia visa o estudo biológico do cérebro, entendendo como lesões ou alterações podem desencadear comportamentos, sendo exercido por um profissional com especialização, enquanto a psicologia cognitiva comportamental é uma corrente da psicologia que visa através deste modelo de psicoterapia aliviar/eliminar sintomas e comportamentos.

Espero ter ajudado,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

28 JUL 2016

ola ruan!!! sao areas de atuaçao bem distintas,ok? qual a sua dificuldade no campo emocional, tem alguma em que possa lhe ajudar?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

26 JUL 2016

Ola Ruan,
Não, de uma forma bem simplificada, a neuropsicologia é uma especialização em Neurociências onde o psicólogol trabalha fazendo avaliação neuropsicológica para ajuda no diagnóstico e orientação de reabilitação de doenças neurológicas como demências de Alzheimer, Parckinson,e TDAH, autismo. etc. A psicologia cognitiva é uma formação para atendimento psicoterapêutico com base na cognição, como a terapia cognitivo-comportamental.
Maria da Conceição Gioia

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

26 JUL 2016

Não, não eh.
São coisas distintas.
A ação cerebral da neuropsicologia eh para entender a forma de como o cécérebrooperacionizs funções cerebrais, aplico vários testes para investigar possíveis falhas . Mas já na psicologia cognitiva usamos para tratamento uma forma mais lógica deceducsr is sentimentos e emoções em ações atuais.
Estou a disposição para quaisquer esclarecimentos. Atendo via Skype Coach de Saúde.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos