Não sinto mais confiança na minha mãe e irmãs, é normal?

Feita por >Lisinha · 13 dez 2020 Terapia familiar

Na minha adolescência aos 18 anos eu engravidei ,meu namorado aceitou e tentamos um relacionamento a dois mas não deu certo ,na época eu morava com a minha mãe no fundo da casa dela .A minha mãe foi muito ausente acabei não dando conta do marido da casa eu só tentava cuidar do meu filho meu marido não aguentou e foi embora a partir dali minha vida virou um caos tentamos mais uma vez ficar juntos minha irmã mais velha era contra enfim não deu certo outra vez daí tive que se mudar porque a minha irmã mais velha ia fazer faculdade em outra cidade e meus pais foram juntos .
Acabei entrando numa depressão cheguei a 38 kg mas eu via que minha irmã mais velha não ligava estava sempre sorrindo animada como se nada estivesse acontecendo uma noite eu queria fazer meu filho dormir e só escutava as risadas das minhas duas irmãs brincando. Eu não senti acolhimento naquele momento horrível da minha vida ao contrário minha mãe até hoje fala que eu não cuidava do meu filho como se eu tivesse feito aquilo de propósito minha irmã mais velha até hoje joga na minha cara quem é irmã mais preferida dela ou seja mais nova . Não sou apegada com a minha irmã mais nova e e nem com a mais velha me distanciei delas de tudo de coração A gente se encontra mas quando estão as duas juntas eu sempre me sinto mau.

A melhor resposta 15 DEZ 2020

Lisinha, vejo a vc internalizou todos os problemas da família, e ainda levou muito p como se os problemas da casa fossem vc. Por isso sente mal ouvindo sua irmã se divertindo.
Esse mal estar familiar com sua mãe e irmãs não é saudável. Vc pode e deve resolver isso em terapia. Melhorar sua auto estima,reduzir esse sentimento de fracasso q vc acha q lhe impõem ....
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

15 AGO 2022

Oi Lisinha!
Ok... voce não nasceu para ser amada, mas para amar;
Voce não nasceu para ser elogiada, para ser considerada, para ser auxiliada.
Nasceu para ser si mesma, nasceu para conquistar o teu espaço, nasceu para concretizar a tua realidade, a que voce escolher!
Foi voce que escolheu estas pessoas para serem teus pais e tuas irmãs e elas são exatamente assim para te desafiar, para ver se és capaz de realizar a ti mesma, mesmo elas todas serem contra, fazerem pouco caso de você.
Pare de se sentir vítima e trate de saber lidar com estas coisas, com flexibilidade e diplomacia.
Elas só vão reconhecer quando voce compreender isso e se responsabilizar por ti mesma.
Perceba que até mesmo teu companheiro te deixou, também para re desafiar.
Eles fazem isso de forma inconsciente, mas é isso que acontece.
Estamos aqui para compreender como a energia da vida funciona nos relacionamentos e na condução de cada um.
Se puder, faça Psiocterapia para se fortalecer e construir a tua realidade.
Abraços

5912 respostas

13 DEZ 2020

Oi Lisinha,
A chegada de uma criança exige muito dos pais, você era muito nova e me parece que não teve estrutura para lidar com a situação. Esses conflitos estão presentes na vida de vocês. Te aconselho a fazer psicoterapia para desabafar e trabalhar seus traumas.
Fico a disposição.
Um Abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo