Nao sinto mais amor ou admiração

Feita por >Ana Maria azevedo · 13 jul 2023 Abordagem psicológica

Olá, estou "morando junto" a 12 anos. No começo não queria casar pois achava que ele iria embora. Eu tinha 16 e ele 15, com 1 ano de relacionamento.
Entre muitas coisas que vivemos, passamos por muitas lutas, mas como vejo hoje sempre foi mais eu por ele. Trocar de emprego, morar onde era mais conveniente para ele, me adequar a vida dele, apoia-lo em tudo que podia. Mas não tive isso da parte dele, mas achava que sim. Mas na realidade ele apenas não proibia, mas não apoiava, incentivava e na verdade reclamava. Mas não vi isso. Hoje depois de muitas coisas na mão sei se o amo. Para me provar um ponto ele chegou a me humilhar e isso não sai da minha cabeça, e quando meu irmão estava no hospital e eu precisava ficar com ele não tive apoio,mesmo dando um jeito de ele não precisar se preocupar com as crianças, que inclusive para eu trabalhar quem tem que arcar com qualquer coisa sou eu. Me meti em umas dividas quando fiquei mal, fui a terapia na época, na mesma do acidente do meu irmão, acabei não falando com ele, Porque apesar de estarmos juntos, nossas finanças sempre foram separadas. Ele precisou sair do trabalho familiar que tinha com o pai é o irmão, incentivei ele a sair, pois já era algo que não trazia paz a muito tempo, mas logo depois ele descobriu a divida que eu já estava resolvendo sozinha. Ele disse que foi uma traição. Eu entendo, mas nunca pude perdir ajuda nele, sempre foi a terceiros, e quando pedi ele basicamente disse q preciso redil de sozinha. Trabalho costurando em casa, mas já tive funcionários. Hoje mal consigo me manter na maquina, nem pelos meus filhos, ti vazia,cansada, vontade de sumir e recomeçar sozinha em outro lugar. Mas sei que se eu for assim, os problemas ir ao dentro de mim, e eu não tenho coragem de abandonar meu filhos. Mas preciso de ajuda. Mas não tenho condições de voltar com a minha psci. Ja pedi no sus mas demora a sair.

A melhor resposta 15 JUL 2023

Olá,

Permanecer ou continuar em uma situação é uma escolha sua e acredito que esse foi o ponto chave de realizar esse post.
O fato de ter dúvidas entre ir ou permanecer nessa relação e as consequências de cada ação motivam sua angústia, porém como não sei todo o conteúdo de 12 anos de relação em apenas uma única resposta fica superficial uma devolutiva, com isso é importante a terapia para que você trabalhasse, avaliasse todo esse tempo de relação assim como suas dúvidas,incertezas e desafetos a cada sessão confio que seria benéfico para sua construção e para sua atual situação.

Ruan Pereira de Sousa Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

14 JUL 2023

Imagino que esteja cansada! Depois de várias decepções, humilhações, após se dedicar tanto a uma pessoa e não ter o reconhecimento de volta, o empenho de volta, realmente gasta muita energia e com o tempo isso pode tirar a sua força. Também parece sobrecarregada com filhos, trabalho, dívidas e seu marido, que acrescentou mais peso quando era para te apoiar. Você viveu centrada em seu marido, deixou de casar com medo de ele ir embora, e acabou deixando de se priorizar, de ter o respeito e amor que merece. Pode ser difícil dar um primeiro passo para mudar esse cenário e começar a cuidar de sua própria saúde e bem estar. Buscar ajuda já um ótimo caminho!
Mas para te ajudar, eu recomendo você tomar um tempo para se conhecer. Você pensou tanto nos outros, agora é hora de você traçar seus objetivos. Descobrir o que você quer e o que você não quer mais para sua vida. Pense nas possibilidades, seja tentar melhorar esse relacionamento ou começar uma vida nova. E escolha a que vai te levar ao que deseja. Pode ser pequenas mudanças, pode pedir ajuda de alguém confiável. Carregar tudo isso sozinha não é fácil e mudar é menos ainda, então estou aqui para o que precisar e espero que consiga sair dessa angústia e dar seus primeiros passos!

Gabriella Averaldo Psicólogo em Guaratinguetá

2 respostas

14 JUL 2023

Olá Ana! Obrigado por escrever. Pelo descrito, você é uma lutadora, vencerá mais essa luta. Será preciso precaução, reorganizar as ideias e processos de reconstrução. Você precisa de pessoas sensatas, éticas, maduras, confiáveis, para que possa conversar e colocar ordem nas ideias e execuções.
Que bom que você está cadastrada no SUS, aguardando o agendamento. Converse mais lá. Conte com os adultos sensatos e confiáveis.
Será que tua psicóloga não poderá te ajudar nessa organização inicial das coisas?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.