Não sinto amor.

Feita por >Richard · 24 jun 2024 Abordagem psicológica

Meu coração com o passar do tempo foi esfriando, não me importo com as pessoas, pra mim todo mundo pode morrer, seja minha familia ou não. Quero saber se isso é normal, claramente não. Quero saber também sobre a questao de perder o prazer e gostos antigos (anedonia).

A melhor resposta 25 JUN 2024

Olá, Richard, como vai?
Gostaria de começar te dizendo que, muitas vezes, nos retiramos de algumas situações emocionais porque já nos ferimos nelas anteriormente, então para evitar o risco de nos ferirmos novamente, optamos por nos proteger no isolamento dos afetos. Talvez você tenha experimentado por ai uma situação (ou mais de uma) que tenha te levado a conclusão de que a vida afetiva não valha a pena, e entendo que isso pode fazer muito sentido para algumas pessoas.
É difícil realizar um "salto de fé" em relação a busca por relacionamentos interpessoais e acreditar mais uma vez que as pessoas não vão nos machucar. Por isso penso que um caminho possível seja compreender de que outras formas mais "saudáveis" posso me defender, até porque estar isolado pode também ter suas dores e agora como adultos podemos estabelecer uma segurança possível dentro dos riscos.
Como esse assunto é muito complexo e nem tenho certeza de que fez sentido para ti, acredito que uma boa opção seria buscar o acompanhamento psicoterapêutico com um profissional que te dê suporte para compreender melhor como você chegou até aqui e para onde deseja caminhar.
Boa sorte no seu processo
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

948 respostas

26 JUN 2024

Richard, bom dia!
Primeiramente quero lhe acalmar, pois a queixa da qual você me descreve me parece que você está passando por um episódio de depressão maior, que tem estes sintomas associados.
Porém, você não me informou o bastante, para que eu possa lhe ajudar de uma forma mais correta. Qual sua idade? É casado ou namora? Recorre a qualquer substância química ilícita ou não? Trabalha? E se trabalha, você trabalha na modalidade home oficce ou presencial? Estuda? Faz muito uso de telas; celulares, computadores? Faz alguma atividade física? Tem se socializado com amigos ou familiares?
Se todas essas perguntas fazem sentido a você, e muita delas você pratica ou não. Está na hora de buscar uma avaliação com um psiquiatra e começar sessões de terapia pelo menos uma vez na semana.
Sabe, estamos vivendo uma pandemia de depressão, ansiedade e apatia em relação a vida, está falta de sentido para vida, que percebemos um adoecimento emocional muito grande principalmente nas pessoas entre 14 a 45 anos, as quais vivem o mundo digital e não estão sabem lidar com a realidade, vivendo de comparações. Tudo isso, sempre existiu, mas agora está mais evidente devido ao acesso à tecnologia, que não sou contra, mas temos que viver mais o mundo real ou do contrário, problemas como os quais você me descreveu acabam se estabelecendo e criando raízes. Então, busque logo ajuda profissional e inicie sua terapia com um bom profissional. Você verá que a vida tem sentido, sim, basta apreendermos a enfrentar as adversidades das quais ela nos traz e sempre trará. Pois, isto é viver. Mas vamos viver com saúde mental, física e espiritual. Ok?
Fique bem e qualquer coisa, pode ficar à vontade para contatar-me e iniciarmos nosso processo de terapia.
Alexandre Martins
Psicólogo Clínico
CRP.04/59185

Alexandre Martins Psicólogo em Belo Horizonte

2 respostas

26 JUN 2024

Olá, Richard, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Richard, a causa desse distanciamento afetivo para com os outros e da anedonia podem ser hormonais ou neurofisiológicas, então fica aqui minha sugestão para que você procure um clínico geral para que te dê o suporte inicial, e provavelmente profissionais da endocrinologia e psiquiatria podem auxiliar. Mas independente do fator fisiológico é evidente que seu estado emocional afeta sua vida subjetiva e social, então fica aqui também o convite para iniciar o processo psicoterapêutico, pois é nele que você terá o espaço e tempo necessários para acolher tais questões, olhando e escutando como você se sente nessa falta de amor, quais são seus medos e desejos que podem estar interferindo nesse atual estado pelo qual você está atravessando.

Richard, realizo atendimento on-line, fico à disposição.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

230 respostas

25 JUN 2024

Olá Richard, boa tarde!
Desafiador esses processos de tentar nos comparar ao que é considerado normal, somos únicos e esse vazio de sentimentos também é uma fase que temos que olhar para nós mesmos. Tudo está dentro, o externo reflete o temos!
Posso te dizer para não se comparar a nada ou a outras pessoas, procure ajuda para se sentir melhor consigo mesmo e o que seu corpo te diz. O vazio também traz informações, sendo ele de sentimentos ou ações!
Estamos juntos!

Andréa Braga Pereira Novo Psicólogo em São Paulo

2 respostas

25 JUN 2024

Esta apatia, a manifestar-se em forma de indiferença perante os outros, e a anedonia ,são aspectos intimamente ligados e, embora não necessariamente, podem sugerir um quadro de depressão. As pessoas no dia a dia, um tanto leigas em termos de saúde mental, sempre associam quadros depressivos à tristeza profunda, mas nem sempre é assim. Sobre ser normal ou não, isto é muito relativo, pois o que chamamos muitas vezes de normalidade são quadros idealizados que não correspondem plenamente à realidade concreta. Mas, eu diria que é algo muito frequente nos dias de hoje, você não é uma exceção, não está sozinho nesta condição. Isto pode estar ligado a alguma sensação de vazio existencial, perda de sentido, por vezes decorrente de frustrações e decepções pelas quais todos nós passamos ao longo da vida. Mas, sob quaisquer circunstâncias e em quaisquer situações, nossas vidas sempre têm um sentido único. Nós só precisamos encontrá-lo. Seria útil você procurar ajuda com profissionais da área, associando, quem sabe, psicoterapia com alguma medicação que o auxilie a sair deste quadro que geralmente é passageiro. O amor que você aparentemente não sente é como a brasa sob cinzas. Ele está lá, talvez mais forte do que você imagina. Forte abraço.

Flavio Gonzalez Psicólogo em São Paulo

3 respostas

25 JUN 2024

Bom dia, Richard! Obrigado por se colocar. Certamente as pessoas escrevem de forma direta, simplificada pegando o que estão sentido, sem colocar a origem, contexto e possíveis desencadeadores. Precisaremos te conhecer mais, para construir resposta com fundamentos, inclusiva caminhos para melhorar as coisas.
Veja que a sua colocação, com o os dizeres indicando frieza, também indica inadequação dessa frieza, portanto há desejo de saber, há sentimentos, embora não na dosagem que dispensaria essa pergunta.
Estaremos a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9080 respostas

25 JUN 2024

Na sua frase vc dirige sua fala para o outro,
" por mim todo mundo pode morrer " " não me importo com as pessoas" voltando o olhar para vc, como está estas e outras questões?

Celia Regina Rodrigues de Lima Psicólogo em São Paulo

7 respostas

25 JUN 2024

Olá,

Lamento profundamente saber que você está passando por um momento tão difícil. O que você descreve, essa frieza emocional e desinteresse pelos outros, incluindo familiares, não é considerado uma resposta emocional normal. Esse tipo de indiferença pode ser um sinal de um problema mais profundo.

Quando falamos sobre anedonia, a perda de prazer ou interesse por atividades que antes eram gratificantes, estamos nos referindo a um sintoma que é comumente associado a transtornos como a depressão. A anedonia pode afetar diversas áreas da vida, incluindo o prazer em hobbies, interações sociais e até mesmo a capacidade de sentir emoções positivas.

Existem algumas possíveis causas para esses sentimentos:

1. **Depressão**: Esse transtorno frequentemente inclui sintomas de anedonia e pode levar a uma sensação de vazio ou indiferença em relação aos outros.
2. **Transtornos de Ansiedade**: Em alguns casos, a ansiedade severa pode manifestar-se como um afastamento emocional.
3. **Trauma ou Abuso**: Experiências traumáticas podem levar a uma desconexão emocional como mecanismo de defesa.
4. **Fadiga Emocional**: O estresse prolongado pode levar ao esgotamento emocional, resultando em uma sensação de apatia.

É essencial que você procure ajuda profissional. Um psicólogo ou psiquiatra pode realizar uma avaliação completa e ajudar a identificar a causa subjacente desses sentimentos. O tratamento pode envolver terapia cognitivo-comportamental, medicamentos ou uma combinação de abordagens.

A busca por ajuda é o primeiro passo para a recuperação. Não ignore esses sinais, pois eles indicam que algo está fora de equilíbrio e precisa de atenção. Lembre-se, cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física.

Atenciosamente,

Jeanderson Martes

Jeanderson Martes Psicólogo em Ipatinga

15 respostas

25 JUN 2024

Olá, Richard!
Às vezes a vida nos leva para alguns caminhos com muitas pedras e que de tanto se machucar tentando trilhar nosso próprio caminho acabamos criando uma “casca dura” uma armadura que seria isso “o não sentir” que pode ser uma estratégia de defesa do nosso inconsciente para lidarmos com determinada situação ou contexto disfuncional. Acredito que em terapia você poderá entender um pouco mais da raiz do seu “não sentir” e poderá se descobrir em meio as armaduras/defesas. Espero ter te ajudado!
Mas se precisar pode me chamar!

Thainara Santos de Oliveira Psicólogo em Muniz Freire

1 resposta