Não sei mais o que fazer!

Feita por >Fabiana · 30 abr 2018 Depressão

Bom, estou pensando em suicídio porque não me encaixo nessa vida e não consigo pensar em nenhum motivo para viver. Já tentei suicídio antes e não deu certo, mas pretendo tentar suicídio em breve. Não tenho e não desejo ter vínculos, eu não consigo me sentir conectada a nada que esse mundo oferece. Não consigo me aproximar das pessoas e isso além de atrapalhar nos relacionamentos interpessoais, também está me impedindo de trabalhar, Antes que digam que é timidez, digo que não é! Sou introspectiva sim, mas ao contrário das pessoas tímidas que conheço, consigo interagir muito bem com as pessoas, faço amizades rapidamente e também me comunico bem falando em público mesmo com minha timidez. A questão não é o primeiro contato, mas a "aproximação/intimidade" (não sei se é a palavra correta). Não consigo permitir que as pessoas se aproximem de mim (psicologicamente falando) e tenho uma certa intolerância ao toque físico. Quando percebo que a relação (amizade/namoro/profissional/etc) está ficando mais profunda, eu congelo, me afasto, não consigo mais permanecer perto dessas pessoas (realmente não consigo, vem uma vontade incontrolável de fugir e de chorar e eu não consigo mais permanecer perto da pessoa, fico muito angustiada, não importa a idade que essa pessoa tem isso acontece até perto de crianças e bebês). Já tentei me matricular em cursos para tentar “praticar” manter essas amizades, busco me manter em contato frequente com as pessoas para tentar me acostumar com essas situações, mas é sempre muito doloroso e termino sempre me afastando e voltando a me isolar.

Por outro lado, também não me interesso pelas pessoas, não tenho interesse em ter amigos ou constituir família ou qualquer coisa que inclua contato com outro ser humano. O que quero dizer é que eu me aproximo das pessoas quando elas precisam de mim, ajudo, dou suporte, sou simpática, mas não sinto interesse em buscar uma amizade com as pessoas, não sinto interesse em manter uma aproximação e essas pessoas que gostam de mim e querem me conhecer melhor não entendem que não gosto desse contato. A questão que estou buscando ajuda é: Sei que se ficar viva, ficarei isolada, embora me sinta triste e sozinha, não me interesso em me relacionar com as pessoas. Não consigo interagir com os vizinhos, sempre que se aproximam de mim, eu me afasto, e fico angustiada porque não posso fugir deles, encontro com eles diariamente. Às vezes, quando estou em situações assim, crio discussões ou dou motivos para as pessoas ficarem com raiva de mim e assim elas se distanciam por conta própria, o que está me incomodando é que isso está atrapalhando na minha vida profissional. Não consigo arrumar um emprego porque não suporto permanecer no emprego! Não suporto o contato frequente com colegas de trabalho, com os pacientes (sim sou da área de saúde) e não tenho como manter uma distância confortável dessas pessoas.

A melhor resposta 1 MAI 2018

Bom dia Fabiana.
Bem, as situações que você relata parecem envolver tanto aspectos da sua personalidade como coisas ligadas a seu passado, em como você aprendeu a se relacionar. Se este temperamento tem gerado prejuízos significativos, como no caso do trabalho, relações familiares, dentre outras situações, isto já é um sinal para buscar ajuda.
Você relata não haver uma dificuldade, mas um desinteresse. Nesse sentido, isto pode indicar algum quadro de stress, o que não seria absurdo ainda mais se tratando de uma profissional da saúde. É importante também tentar fazer um resgate das situações que lhes são prazerosas, para melhorar sua qualidade de vida.
Seria interessante que você procurasse ajuda de um psicólogo para avaliar o quadro e para que, juntos, vocês possam buscar as raízes desta forma de se relacionar e destes seus incômodos.
Fico a disposição.

Sentidos Psicologia Psicólogo em Aquiraz

88 respostas

1 MAI 2018

Bom ter o seu contato Fabiana!!!

Somos seres biopsicossociais, afetados pelas necessidades do organismo, do meio ambiente e dos nossos pensamentos, gerando informações que acessam o sistema nervoso e esse irá acionar os meios para o equilíbrio desejável para a sua estabilidade, caso isso não esteja acontecendo é preciso buscar ajuda que se fizer necessária.

Seria interessante investigar esse seu desconforto da sua demanda, o que causa isso, dessensibilizar e reprocessar para uma qualidade de vida desejada.

Sugiro, ainda se for do seu interesse, procure um profissional da área da psicologia habilitado em EMDR, uma estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais, reprocessando e dessensibilizando o que lhe incomoda, processo realizado em consultório que pode contribuir de forma significativa para um retorno de uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba