Não me sinto em casa!

Feita por >Ghosting · 29 jun 2023 Abordagem psicológica

Moro com meus dindos por não ter onde morar e ganhar apenas meio salário, mas tudo que eu queria era me mudar e morar sozinha. Eles me ajudam muito, mas não me sinto confortável ou em casa onde moro e eu nunca me senti, morei com eles e com minha mãe durante a minha vida toda e nunca senti que o lar era meu. Eu me sinto muito sozinha, vazia e tenho um grande sentimento de não pertencimento... Gostaria de mudar de trabalho, mudar de casa ou talvez de cidade, buscar um lugar que sinta realmente confortável e que parece não existir... Desde criança smp tive o desejo de "ir para casa"... Me sinto tensa e ansiosa e sinto medo sempre que vou dormir, medo irracional, simplesmente não quero deitar sozinha no meu quarto e dormir, não me sinto confortável nele... Meus dindos tentam me ajudar de toda forma, mas a culpa não é deles, eu não consigo nem expressar o que sinto sem me sentir inútil e desconfortável

A melhor resposta 5 JUL 2023

Olá, no seu relato deu a impressão de que ocorre algo nessa casa que te deixa desconfortável. Nem sempre estamos num lugar em que nos sentimos confortáveis, nem sempre nos sentimos acolhidos pelo ambiente e pelas pessoas ao redor. Devemos buscar tentar lidar com isso da melhor maneira. No seu caso, posso sugerir que você busque atendimento psicológico gratuito na sua cidade. Tem as clínicas escolas das faculdades de psicologia, tem ONGS e projetos que muitas vezes oferecem atendimento gratuito, tem os CAPS. Espero ter ajudado.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

3 JUL 2023

Olá! Querida Parabéns por colocar seu depoimento demonstra que você quer sair da zona de conforto. Porém, o fato de você não ter condições financeiras de morar ainda sozinha; foque nas soluções. Busque aumentar sua rede de networking, você tem seus dindos mas busque um relacionamento interpessoal com seus amigos colegas, e peça indicações de melhor trabalho. Nesse momento aproveite e faça um curso se atualizar sempre é bom, você está incomodada porque que sua privacidade e mude de atitude e assim você mudará de ambiente. Acredite no seu potencial querida! Abraço

Rosângela Araujo dos Anjos Psicólogo em Rio Real

2 respostas

1 JUL 2023

Ghosting
Entendo teu sentimento.
Entendo o não se sentir em casa, por vários fatores.
Nossa casa não é aqui e por isso se sente deslocada, fora do lugar.
Porém, voce veio para cumprir com a sua missão e terá que aprender a usar este ambiente em benefício seu, sem nunca trair a si mesma. Vocé apenas está, temporariamente neste sistema, mas não é so sistema.
Já o sentimento de sentir-se vazia vem do fato de ter que aceitar a ser o que os outros queriam que fosse, aprendeu a ser boa com os outros, obedecer aos outros, ser boa moça para não causar problemas aos outros. Assim, sacrificou a voce mesma para aparentar aos outros que estava tudo bem. Na verdade nada estava bem mas voce sempre fingiu estar bem.
Precisa fazer Psicoterapia para resgatar a tua inteligência de vida, saber quem de fato voce é e como conviver com este sistema, sem ser do sistema.
Precisa ser auxiliada a encontrar a forma de como se realizar, realizar o teu objetivo de vida.
Abraços

5934 respostas

30 JUN 2023

Olá! Obrigada pela tua pergunta. É compreensível que você se sinta desconfortável, sinta medo entre outros sentimentos desagradáveis se não está vivendo conforme gostaria - em casa alheia. Mas também é importante olhar quais recursos você tem para sair deste lugar. E me refiro ao "lugar" não apenas como local físico, mas o seu lugar neste mundo (que está para além de uma localização no mapa) e que tem relação com seu desejo. Em outras palavras: quais são seus planos de vida? Você falou que recebe meio salário, mas é neste trabalho que pretende permanecer? O que tem pensado em fazer (planejado) para sair? Entende que é interessante pensar em etapas? Há alguns passos que precisamos dar quando queremos sair do lugar onde estamos (seja ele qual for). Talvez você não consiga vizualizar isso no momento por estar bastante afetada (daí todo seu desconforto) e talvez seja necessário ajuda profissional para que possa começar uma mudança - que se inicia primeiro em você e consequentemente nos demais campos da sua vida. Acredito que deve haver mais questões a serem colocadas por você. Há de se aprofundar mais para entender melhor o que se passa. Espero ter podido lançar um pouco de luz sobre sua questão. Um abraço.

Raíza Romero Psicólogo em Recife

3 respostas

30 JUN 2023

Oi Ghosting! Obrigado por escrever. A casa é a gente mesmo, é a organização de nossa essência. Certamente você precisa revisitar tua história, elaborar entendimentos somando as vivências, enriquecendo interpretações e posições de vida. Entendemos suas carências. Será importante, necessário e enriquecedor que você possa ponderar sobre as riquezas de tua vida, de tuas experiências. Isso é posto porque cada pessoa é única, rara, rica de possibilidades e potencialidades. Essas potencialidades costumam ficar adormecidas, mas estão fortes e alimentadas pelas dificuldades já superadas.
A casa que vale mesmo, sempre vale é o nosso corpo, nossas fantasias, nossos sonhos, memórias, percepções, imaginações, mas sobretudo as ações que realizados com os conteúdos dessas imaginações percepções.
Tenha coragem, dedicação e profundidade!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.