Não consigo me mover para nada. Qual é o meu problema?

Feita por >Tito · 21 dez 2020 Motivação

Atualmente estou desempregado, com um trabalho de conclusão de curso da minha faculdade atrasado para entregar e, por mais que eu saiba o que eu tenho que sentar e fazer o que tenho que fazer, eu não consigo me mexer. O pior de tudo é que mesmo cortando a maioria das distrações que consumiam meu tempo, eu ainda estou trocando minhas responsabilidades para ficar apenas deitado olhando para o teto. Eu já conversei muito com pessoas próximas a mim e estou bem ciente de que não colherei coisas boas no futuro se continuar com essa atitude, mas mesmo assim eu não consigo apenas sentar, me planejar e executar. É triste pq já estou perto dos 30 e não conquistei muitas coisas na minha vida. Depois de quase uma década entrando e saindo de diferentes faculdades, essa é a única que consegui ir até o fim.. Para piorar estou completamente insatisfeito com minha escolha de curso e tenho pensado muito em como errei tanto nas minhas decisões no passado. Me sinto triste, me sinto sem correção. Já tive depressão, mas acredito que não esteja passando por uma fase dessas no momento, visto que me alimento normalmente e estou conseguindo voltar a ativa com exercícios físicos. Me digam, é falta de tapa na minha cara? Agradeço desde já. Abraço

A melhor resposta 22 DEZ 2020

Olá Tito, bom dia!
Tudo bem?
Lendo sua postagem, a palavra que veio imediatamente na minha cabeça foi motivação. Qual é a sua motivação? Quais os motivos que o levariam a ação? A vida é feita de escolhas, infelizmente ou felizmente não temos como prever se nossas escolhas serão boas ou ruins, então as escolhas sempre irão implicar em perdas, mas não nos impede de fazer novas escolhas e o melhor de tudo depende exclusivamente de você.
Espero ter ajudado, e que possa refletir
Estamos a disposição!
Obs: não é falta de tapa na cara

Fábio Vinícius Escolástico Ribeiro Psicólogo em Montes Claros

61 respostas

23 DEZ 2020

B noite Tito vc pode n estar c depressão como vc falou, mas vc esta confuso com relação a sua escolha profissional.
De fato não são todas as pessoas q gostam do trabalho de conclusão de curso.
Talvez vc esteja fazendo uma tempestade...o q falta em você é foco. Quando vc conseguir achar o caminho tudo fluirá. Não se subestime.
Se desejar ajuda com psicologa meu nome é Monica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

22 DEZ 2020

Tito,
Sim, é muito importante descobrir a vocação, o objetivo da vida, a missão de vida.
Ninguém vem aqui por acaso, temos um objetivo.
Da mesma forma, não podemos permanecer dependentes, nem emocionalmente e nem financeiramente. Caso permaneçamos, ficaremos reféns de outros.
Junto com o objetivo de vida trouxe contigo talentos que se transformarão em ferramentas para o desenvolvimento do trabalho.
Faça testagem vocacional, planejamento de vida e carreira.

5817 respostas

22 DEZ 2020

Olá Tito.
Grata por sua pergunta.
Você precisa sim de ajuda psicológica. Neste momento de pandemia, isolamento e do seu TCC não menospreze a depressão. É uma doença silenciosa que muitas vezes esconde-se atrás de sintomas como os seus embora se deseje negar. Procure um profissional da Psicologia o quanto antes possível para que não tenha mais perdas em sua vida.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

22 DEZ 2020

Olá Tito! Que bom que você escreveu. Você, pelo que escreveu, parece estar incorrendo em um erro comum. Não começar. Começar é desconfortável, mas logo depois as coisas ficam mais fáceis: um carro para começar movimento tem que fazer muita força, depois fica mais leve; uma pessoa, no primeiro dia de serviço, fica deslocada, depois adquire familiaridade; um relatório, para começar exige uma linha inicial, depois as coisas fluem; a primeira conversa com a potencial namorada é mais difícil, depois as coisas ficam bem mais leves. Comece, comece, comece; persista, persista. O passado não modificamos, mas aprendemos com ele.
A postura de hoje gerará os resultados do amanhã. Cabe lembrar sempre, que muito mais importante do que a profissão que escolho, é a forma como invisto energia, dedicação e profundidade para a mesma. Poderá ser importante você passar por caminhada científica com psicólogo que trabalhe psicoterapia e profissão. Para tanto será importante você vir com mente aberta, disciplina e persistência. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda muito mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, abertura mental, Ciência!)