Não consigo me entender

Feita por >nathália · 27 abr 2020 Depressão

não consigo me sentir feliz, tudo pra mim é triste, sou assim desde quando tinha 12 anos. tenho 22 hoje.
sinto tristeza o tempo todo, sou solitária, não sei me relacionar com as pessoas, não sei conversar, não consigo me abrir com ninguém, quero ficar sozinha pq sei que vou incomodar com meu desânimo, mas ao mesmo tempo sinto muita dor em estar sozinha.
sinto que ninguém se importa, que ninguém percebe o quanto eu me sinto mal, ninguém pergunta se “esta tudo bem” na intenção verdadeira de saber.
minha mente fica cheia o tempo todo, me prejudica no trabalho, me falta vontade pra tudo, tranquei o curso da faculdade por não me achar suficiente pra cursar, sem falar dos problemas financeiros e dos relacionamentos.
eu não consigo nem dormir, posso tentar ao máximo, a solução que eu encontrei nos últimos meses, é dormir com o excesso de álcool.
não sei o que eu posso fazer pra me ajudar.

A melhor resposta 28 ABR 2020

Olá Nathália.

Lendo o seu relato dá pra imaginar o tamanho da dor e do sofrimento que você tem passado ao longo desses 10 anos, e o quanto isso foi ficando ainda maior. Você descreveu sintomas e características que impactam diretamente na rotina e na qualidade de vida, e que podem indicar um quadro depressivo.
Talvez o passo mais importante a ser dado nesse momento, é buscar uma ajuda profissional e procurar trabalhar esses conteúdos que lhe angustiam. Um profissional poderá conduzir da melhor maneira a situação, lhe trazendo amparo e conforto. As vezes dar esse passo é difícil, mas muito necessário. É um investimento na sua saúde, na sua qualidade de vida e que provavelmente vai impactar positivamente as outras áreas da sua vida que hoje estão prejudicadas.
Abçs e sinta-se acolhida!

Jonas Angelo Psicólogo Psicólogo em Londrina

49 respostas

28 ABR 2020

Olá Nathália tudo bem? Eu gostaria sinceramente de saber como você está.
Em sua mensagem você retrata situações de tristeza, desânimo e incompreensão. Noto em sua mensagem forte autocrítica e sentimento de não se encaixar, ou pertencer. Alguns desses sintomas caracterizam-se como uma possível depressão, porém não estou aqui para te rotular ou te julgar, mas para tentar te ajudar. Você diz ao fim da mensagem sobre estar adentrando nas bebidas alcoólicas como forma de escape para conseguir dormir, porém o álcool pode ser um potencializador dos sentimentos que você já tem. Posso te dizer que é possível trabalhar essa situação que você descreve estar, porém pode ser um trabalho que irá exigir tempo e desejo, pois você já vive a 10 anos essa situação, mudar ela exigirá um tempo também, um passo e cada vez. Porém as vezes como seres humanos não conseguimos executar um trabalho desses sozinhos e acabamos precisando de um auxílio externo. Acredito, enquanto profissional, que a melhor forma de você se ajudar seria pedindo ajuda profissional. Recomendo auxílio psicológico e/ou psiquiátrico, assim você não estará sozinha nessa jornada que pode ser um pouco dolorosa. Estou disposto a te ajudar se você assim se permitir, caso tenha interesse em saber como funciona meu trabalho e como podemos fazer para juntos trabalharmos essas questões me mande mensagem que terei prazer em poder ajudar.

Guilherme Augusto de Matos Psicólogo em São Paulo