Não consigo identificar meus sentimentos

Feita por >Enilorac · 29 ago 2022 Psicoterapias

A uns anos atrás meu pai que era meu melhor amigo faleceu, eu não senti absolutamente nada, claro minha rotina mudou, mas o sentimento de perda, de luto. Eu não senti e eu me sinto mau, pois via todos muito tristes e eu não tinha nenhum sentimento, tinha um laço muito forte com meu pai. Outro exemplo, em um relacionamento no começo onde tudo é descoberta aparentemente sinto que gosto daquela pessoa mas ao passar do tempo a pessoa vai mudando os estágios de sentimentos e eu não seu identificar se gosto mesmo se amo mesmo.
Como posso buscar ajuda pra identificar o que acontece comigo, sempre fui assim desde sempre, porém agora com 26 anos isso me preocupa.

A melhor resposta 31 AGO 2022

Olá Enilorac,
Cada pessoa tem uma maneira particular de lidar com a perda, isso não significa que uns amavam mais ou estavam sentindo mais tristes que os outros. Pela forma que descreveu seu relacionamento com seu pai, me parece que a forma que você achou para se proteger foi racionalizar seus sentimentos. Isso pode estar relacionado ao sentimento com outra pessoa, por isso "aparentemente sente que gosta daquela pessoa" mas inconscientemente você muda seus sentimentos, isso pode estar ligado com o medo da perda.
A psicoterapia é um processo de autoconhecimento, procure um acompanhamento psicológico para trabalhar os traumas que foram deixados ao longo da sua vida.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Um Abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

25 SET 2022

Enilorac vc já pensou em pedir ajuda profissional.?
Sou Monica psicóloga
Os serviços profissionais são cobrados

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

31 AGO 2022

Olá Enilorac, espero que esteja tudo bem com você.

Pelo seu relato, é possível identificar que você sente a necessidade de se conhecer mais, de entender seus sentimentos e suas atitudes nas suas relaçõe e no mundo. Esse conhecimento sobre si próprio, que é autoconhecimento, é muito importante para nosso desenvolvimento ao longo da vida, e vai nos ajudar a fazer as melhores escolhas, a ampliar nossa inteligência emocional, e a entender como nós funcionamos, quais nossas limitações e também quais nossas potencialidades. Para que você possa entrar em contato com seus sentimentos e seus comportamentos que descreve, buscando entendê-los, para que se sinta mais a vontade consigo própria, é indicado um processo de Psicoterapia. O profissional mais indicado para trabalhar com autoconhecimento, e te ajudar com essas questões, é o Psicólogo. Se for possível, inicie um processo de psicoterapia com um profissional de Psicologia de sua escolha, para que em conjunto possam trabalhar essas questões que relata, em busca de sedimentar um bom autoconhecimento sobre você, que possa te tranquilizar e te dar mais segurança ao longo da vida.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

31 AGO 2022

Olá Enilorac,
A psicoterapia pode te ajudar a melhor identificar seus sentimentos e a entender os processos e estágios dentro da sua mente. Ter alguém que te ouça e auxilie é importante até para que você se conheça melhor. Fico à disposição caso queira conversar.

Maíra Priscinotti Sahão
Psicóloga - CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

30 AGO 2022

B tarde. Precisa entender melhor sua situação/ contexto .
Faça terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

30 AGO 2022

Olá Enilorac! Obrigado por escrever. Certamente, pelo que escreveu, você experimenta processo defensivo, sem se dar conta, de forma a poupar-se, aparentemente, mas mão realmente, das dores de perdas. Será importante verificar cientificamente tua história e tua personalidade.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8634 respostas

30 AGO 2022

Olá
Parte de um processo de terapia é aprender a identificar os próprios sentimentos (boa parte das pessoas não está acostumada a responder como se sentem pois não somos treinados a lidar com sentimentos ruins).
Após esse processo podemos começar a lidar com eles, mas não é possível chegar onde queremos sem percebermos onde estamos.
Por isso acho que você pode se beneficiar de um processo de terapia.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

30 AGO 2022

Olá, boa noite!
A melhor maneira de se auto conhecer é fazer psicoterapia, as vezes vc até conhece a dor da perda, mas para evitar sentir de novo, prefere negar, não enfrentar o luto do seu pai, ainda pode mantê-lo vivo de alguma forma, mas não e site resposta pronta, é preciso analisar vários aspectos da sua história de vida, social, relacionamento com família e amigos, e então virão os relacionamentos afetivos, vc pode não estar madura ainda para viver um relacionamento justamente pelo medo da possibilidade de perder, mas são hipóteses, referente ao seu relato, o mais importante seria você se engajar num processo terapêutico, pois os sintomas que aparecem agora, podem ser resultados já de situações anteriores não vivenciada por completo, ou traumatizantes, que podem estar refletindo nos dias de hoje. Caso vc não tivesse sentimentos vc não estaria sofrendo e não estaria incomodada, simplesmente não perceberia que é assim, mas quando causa sofrimento seria a hora de procurar ajuda profissional.
Abraço
Psicóloga Tatiana Gomez CRP 06/184307

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba