Não consigo cuidar de minha mãe idosa como deveria

Feita por >Geralda · 6 ago 2018 Psicologia social

Tenho 44 anos e minha mãe 72. Não tenho irmãos e meus pais separaram-se quando eu tinha menos de um ano. Minha mãe fez de tudo para me criar mas, por algum motivo desconhecido, sempre existiram muitos atritos. Ela não é uma pessoa má, nem eu me considero má também mas por alguma razão que ignoro há uma barreira entre nós.

Tenho depressão e apesar de conseguir realizar as tarefas domésticas aos poucos, de um tempo pra cá, simplesmente não consegui fazer mais nada. Tem dias que nem consigo tomar um banho e sair de casa é um tormento. A noite não consigo dormir (moro em uma rua com muito barulho) e com isso de dia fico ainda mais indisposta. Infelizmente, neste meio tempo minha mãe sofreu uma queda e fraturou o tornozelo. Me sinto exausta, revoltada e não consigo dar a ela o tratamento carinhoso e paciente que merece. Não consigo dormir porque de 10 em 10 minutos preciso ajeitá-la na cama e isso me desespera. Faço o que tem que ser feito mas me sinto exausta, irritada e completamente sem paciência. Não consigo ser abnegada ou generosa a ponto de cuidar com carinho. e esquecer de mim Sinto como um fardo, infelizmente. Não é preguiça, é total ausência de ânimo, de disposição. Por que estou agindo como uma pessoa ruim se em outros aspectos da minha vida eu não sou assim? Tenho empatia, fico triste por vê-la sentir dor mas simplesmente não consigo ter boa vontade para cuidar. Detesto todas as tarefas e sempre me irrito muito. Gostaria de entender por que isso acontece. Obrigada

A melhor resposta 6 AGO 2018

Olá Geralda. Os sintomas que você vem apresentando, como sentir-se desmotivada, sem ânimo, dificuldade para dormir e irritabilidade são próprios da depressão. Não sei se você está sendo medicada para isso, porém acredito que você poderia procurar (ou retornar) ao psiquiatra para o tratamento de sua depressão, uma vez que será importante você restabelecer sua eutimia. Lembre-se que para ajudar alguém é importante estar bem e no momento você está se culpando, onde na verdade você não se sente "inteira" para isso. Pense também na possibilidade de procurar um psicoterapeuta que lhe ajudará a ressignificar a relação que você tem com sua mãe, dando mais clareza e autoconfiança.
Espero ter contribuído de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana