Não consigo visitar minha mãe

Feita por >Amanda · 23 nov 2017 Terapia familiar

Desde bem criança me lembro que nunca recebi carinho, nossa vida foi tumultuada por brigas, ela batia no meu pai por ciúmes sem motivo, ele ficava quietinho, o tempo passou e na minha adolescência tudo ficou ainda pior, eles eram crentes e eu tinha que me deitar e dormir as 8 da noite com eles, não tinha televisão nem rádio em casa porque diziam ser do demônio, eu pulava o portão e ia ver tv no vizinho mas apanhava muito quando chegava, ate que um dia fui expulsa de casa, quando vi minha roupa toda jogada na rua eu me atirei na linha do trem pra me matar mas me retiraram de la e me enfiaram num taxi e me mandaram pra minha avó, depois aos 18 me casei e tive meus filhos mas nunca gostei de me aproximar da casa dela porque foram raríssimas as vezes que ela pois os pés na minha casa mesmo morando pertinho, eu não tenho nenhuma lembrança de ela ter me levado a algum médico quando precisei, não me lembro de carinho nenhum da parte dela, hoje em dia ela esta doente, ficou internada, fiquei com ela no hospital, ajudei na casa, por várias vezes ela gritou comigo eu tentei contornar a situação rindo mas me vinha aquela lembrança horrível da minha infância, ja esta na casa e uma unica irmã que tenho é que vai ate a casa dela dar os remédios que ela deve tomar pra sempre,minha irmã tem mais de 40 anos nunca trabalhou e mora no quintal da minha mãe junto com a filha, acho que ela deva ajudar e muito sim, pois mora ali e meu pai que arca com todas suas despezas inclusive com coisas supérfluas, sendo que eu trabalhei desde meus 11 anos, nunca dei gastos pra meus pais depois de moça, bom agora eu não quis me responsabilizar pelos remédios pois eu mesma ja tomei remédio errado, como tomo calmantes as vezes acordo meio atrapalhada, mas me ofereci pra fazer os serviços, ela dispensou pois a casa não tem muito oque fazer e a comida ela prefere da minha irmã, minha irmã não tem educação e maltrata meu pai e me fez perder a paciência e deixar de falar com ela, hoje me sinto muito mal, sempre tive depressão e sempre tomei remédios mas a familia acha que é drama, ninguem acredita, hoje quando me preparo pra subir na casa dela me amolece as pernas, sinto calafrios, dor na barriga, um aperto no peito, não consigo de jeito nenhum sinto ate enjoos, agora estou esperando hora pra descer no medico porque eu não consigo mais sair de casa, sinto um desanimo profundo, muita crise de choro, não quero ver ninguem, perdi a vaidade, não me cuido mais, e não sinto remorso por nada porque não fiz nada pra maltratar ela, so evito, a sensação infelizmente é de apatia, e não sei oque fazer. Oque devo fazer?

A melhor resposta 25 NOV 2017

Amanda, sua infância foi de muito sofrimento em relação a sua mãe, pois ela nunca correspondeu o que você esperava e sempre teve um comportamento que para você era aversivo. Mas aí vem os questionamentos: qual a representação dela hoje para você? Qual o vínculo que você sente com ela? Você se obriga a fazer isso só porque ela é sua mãe? São questões que você deve refletir. Psicoterapia poderia te ajudar a lidar melhor com esses conflitos. Muitas pessoas acham que tem obrigação com outras só por causa do parentesco, mas quando não existe um vínculo sólido as relações ficam muito fragilizadas. Afinal, nem toda mãe é mãe de verdade, muitas vezes o papel de mãe é melhor exercido por uma pessoa que não tem o vínculo biológico. Reflita, busque acompanhamento e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

26 NOV 2017

Oi Amanda, nota-se em seu relato que você teve e ainda tem um relacionamento conturbado com seus familiares. O que você está sentindo quando pensa em ir ver sua mãe é compreensível diante do quadro de apatia e violência que você vivenciou na sua infância, principalmente pois tais atos estão diretamente associados à figura materna. Esses sintomas que estão te angustiando e trazendo apatia, fobia e ansiedade podem ser eficazmente trabalhados em psicoterapia. Sugiro que você procure um(a) psicoterapeuta o mais rápido possível.

Psicóloga Tatiane Micheli Psicólogo em Londrina

27 respostas

25 NOV 2017

Bom dia, Amanda você conta tudo que aconteceu, faz uso de medicamento, mas não diz se está fazendo terapia ou já fez alguma tratamento psicoterápico,desse modo sugiro que você procure uma terapia para ajudá-la a compreender seus sentimentos e emoções, buscar entender a sua relação com sua mãe e resignificar sua estória filha-mãe, lidar com todas as questões que vivencia nas suas relações no contexto intra-familiar. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

24 NOV 2017

Olá, Amanda.
Você relata uma infância e adolescência um pouco sofrida e com mágoas. Você primeiro precisa cuidar de você, para conseguir conviver com sua mãe.
Você não disse se faz terapia, sugiro que faça, para te ajudar e ajudar nesse relacionamento familiar.
Qualquer duvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

24 NOV 2017

Amanda, boa noite! No seu relato é possível ver como sua infância e adolescência devem ter sido difíceis para você. Você conta que toma remédios para tratar à depressão mas não deixa claro se faz psicoterapia. Se não estiver fazendo, recomendo que procure ajuda para lidar com essas questões familiares, sua depressão e esses sintomas de ansiedade que sente quando precisa ir para a casa da sua mãe. Estou à disposição para ajudá-la, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro