É errado não me sentir bem na companhia da minha mãe idosa?

Feita por >Decepcionada · 27 out 2022 Terapia familiar

Não me sinto mais bem na companhia da minha mãe. Me culpo muito por isso ainda mais pelo fato de que ela já tem 90 anos. Percebo que ela não perde uma oprtunidade de criticar as coisas que faço e que não saem do jeito que ela acha que deveria ficar. Me critica mesmo na presença de outras pessoas. Isso me deixa muito mal e tudo começou piorar depois que alguns amos atrás ela sofreu umas quedas e precisou de cuidados. Visto que moro com ela e minha outra irmã mora em outra cidade esses cuidados ficou pra mim. Sempre que eu dava algum conselho pra ela não fazer determinadas coisas que representasse perigo de outras quedas ela não aceitava, sempre acha que eu exagero as coisas e quando eu dizia que se acontecesse alguma outra coisa com ela por não acatar os avisos ela dizia que era exatamente isso qye eu queria que acontecesse, ou srja, ela me acusava de querer mesmo que coisas ruins acontecesse com ela. As vezes eu a segurava pra descer um degrau por exemplo ela dizia que eu estava empurrando ela. Enfim...tudo isso foi fazendo com que eu pegasse cada vez mais implicância dela e não me sinto bem com ela junto no dia a dia. Não consigo mais fazer as coisas pra ela com amor e carinho.

A melhor resposta 28 OUT 2022

Precisa entender umas coisas...
Tua mãe se sente inútil, que não consegue mais fazer coisas por ela mesma; que é muito humilhante para ela depender de você.
O que pode fazer por ela é oferecer ajuda e só ajudar se ela pedir ajuda.
Voce é outra coisa: voce veio através dela, mas não é dela. E veio para se realizar, para cumprir com o teu objetivo de vida. Cuidado para não sufocar este objetivo de vida por ficar cuidando da mãe. Talvez seja isso que a tua mãe está sentido, que voce não realiza teus sonhos por ficar cuidando dela... isso seria pesado demais pra ela e uma injustiça contra si mesma.
Sua mãe se sentirá mais feliz se voce for feliz consigo mesma; se voce se sacrificar por ela, ela vai sentir e reagirá com rabujices, críticas, reclamações.
Fique atenta a ti mesma. O foco principal é voce mesma, não a sua mãe.
Abraços

5840 respostas

28 NOV 2022

Oi, parece que você só vai existir de fato quando ela se for, né? E alguns podem ficar chocados , até você com essa resposta aí. Ela tem o modo dela funcionar, ela já tem 90 anos e o perfil dela de personalidade que não vai mudar. O melhor seria já ter alguém só para cuidar mesmo dela , porque enquanto você ficar nesse lugar, você vai se anular, não vai conseguir gerar outras coisas na sua vida como sua própria familia, por exemplo. Você não tem nenhuma obrigação com seus pais não, foi escolha deles te darem a vida e seja grata por isso, no mais, não cabe a você. Quem vive duas vidas, não vive nenhuma. Não tem como agradar a ela não, nunca vai ser do modo que ela deseja , e nessa tentativa, você se frustra porque ela te critica e você não vive a própria vida. Sua outra irmã está vivendo a vida dela. Converse com ela e quem mais puder ajudar para ver cuidadores e você seguir para viver sua própria vida. Pense nisso! Estou à disposição.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

5 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

29 OUT 2022

Oi Decepcionada! Obrigado por escrever. Você relatou algo muito comum, frequente e esperado para pessoas que convivem e cuidam de idosos dessa idade (90 anos). Será interessante você conversar com pessoas que cuidam de pessoas tenham idade e questões comuns a você, ao cuidar de tua mãe. Será enriquecedor e harmonizador você fazer empatia e entender as especificidades e razões (emocionais) de tua mãe aos noventa anos. Você gosta muito da tua mãe e cuida dela; tua mãe gosta muito de você, e com os vieses próprios da idade e da condição dela, também cuida de você. Precisa elaborar formas entender as coisas específica dessas condições e sentir-se com olhares de gratidão e compreensão positiva e harmoniosa dessa etapa da vida de tua mãe.
Poderá ser útil você refletir isso com um psicólogo.
Abraços!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional

8671 respostas

28 OUT 2022

Olá!
Eu entendo que o sentimento de culpa se faz presente, porque aprendemos durante a vida a manter e preservar relações familiares, mas com certeza é possível compreender o que está sentindo, é importante que aceite melhor os seus sentimentos sem julgar ou criticar. Principalmente que apesar de ser sua mãe, estamos falando de uma relação que é bem complexa, e isso te trouxe muitos desconfortos ao longo da vida. Você pode cuidar da sua mãe se preferir, mas não é uma responsabilidade fazer isso ou precisar fazer com os melhores dos sentimentos.
Foque em um caminho que seja primeiramente importante para você. Sei que não deixará ela desamparada, mas o foco da sua vida hoje precisa ser você!

Espero que consiga se compreender e encontrar a melhor possibilidade!
Abraços

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto