Não consigo controlar minha mania de trapacear

Feita por >AndréZS · 1 nov 2020 Transtornos personalidade

Eu sou consumidor ativo de jogos, mas não consigo não levar uma "brincadeira" a sério. Às vezes, trapaceio sem nem perceber, e não consigo parar. Já perdi várias amizades por essa mania, as pessoas não me suportavam trapaceando, mesmo que eu fizesse aquilo por impulso. Eu devo procurar um terapeuta? Desde já agradeço.

A melhor resposta 2 NOV 2020

Olá André,

você está dizendo que não consegue ''brincar''; talvez seja interessante pensar que impulso é esse de querer sempre vencer, ao custo de perder amizades. O que te leva a trapacer? O que significa trapacear? Parece que esse comportamento está lhe causando sofrimento.

Que tal conversarmos?
Bruno Ragassi - Psicólogo & Psicanalista

Bruno Ragassi - Psicologia & Psicanálise Psicólogo em Vitória

6 respostas

4 NOV 2020

Olá André! Obrigada por sua participação.
As pessoas buscam atendimento psicoterapêutico quando suas defesas habituais já não estão mais dando conta do que acontece à volta delas. Me parece que as suas não estão, justamente por você estar aqui nos questionando se deve ou não procurar ajuda.
Penso que é importante você iniciar o processo psicoterapêutico, pois houve prejuízo nas suas relações com amizades e imagino que há mais coisas envolvidas que não houve oportunidade em compartilhar.
Espero ter contribuído. Caso precise, estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

2 NOV 2020

Caro AndréZS...
Porque não abre o jogo com os teus parceiros e convide-os para desafiar a inteligência? Tudo pode mudar quando conscientemente burla as regras... regras são limites e você está adorando ultrapassar os limites e se culpa por burlar as leis determinadas.
Aceita isso e coloque como desafio com teus parceiros ... podes ser burlado, podes encontrar pessoas que burlam mais que você...
Desafiem-se.
Esta característica pode ser indicativo de uma grande inteligência, própria de uma pessoa que se dedica a programação, tecnologia digital, robótica, etc...

5817 respostas

2 NOV 2020

Olá AndréZS! Niguém gosta de ser trapaceado. O trapaceador usa artimanhas injustas e camufladas que são percebidas como desleais e injustas pelas vítimas. Parace que você já percebeu que a repetição desse costume já atingiu um nível tal que o trapaceador é vítima desse hábito. Em última instância, o grande trapaceado, por si mesmo, é você!
Certamente você precisa resgatar ao autoestima, pelas vias das regras éticas, legítimas, liegitmáveis e democráticas de convivência.
Desde que esteja com abertura mental, muita determinação, disciplina e persistência, deverá sim, procurar um psicólogo. Enganar ao psicólogo. não durará muito e implicará fechar portas para si mesmo.
Pondere.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de iminente segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico , senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

1 NOV 2020

André, só sobre o fato sobre o vício em jogos vc deve fazer tratamento psicológico. Abs Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

1 NOV 2020

Oi AndréZS,
É preocupante porque você diz, que perdeu várias amizades por essa mania.
Te aconselho a procurar um psicólogo para entender o que esta acontecendo.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo