Não consigo acabar com minha carência afetiva

Feita por >Josi · 13 ago 2020 Dependência emocional

Namoro há 1 ano e meio, mas já fui casada por 7 anos, sofri demais no meu casamento, resumindo era a famosa Amélia, era traída constantemente e maltratada de todas as formas, mesmo assim demorei 7 anos para terminar.
Hoje namoro um rapaz extremamente genioso, as coisas devem ser da forma dele, vivo pisando em ovos. ele me trata bem somente quando estou fazendo tudo da maneira dele,mesmo assim não posso questionar ou discordar em nada! Sei que vivo relacionamento tóxico mas sofro toda vez que tento terminar a relação,sedendo às ilusões que ele sempre me promete. Estou triste e amargurada, me apego aos momentos bons, ao sexo bom e não consigo sair dessa situação.

A melhor resposta 14 AGO 2020

Olá Josi! Grato por participar. Começando pelo título: todos somos carentes afetivos. Uma certa dose de carência afetiva nos move para buscar trocas. Apenas ela - carência - não pode ser maior do que o amor próprio, do que o auto respeito. Certamente você precisa melhorar sua auto estima e auto confiança para que possa colocar limites nas interações. Uma pessoa somente pode namorar de forma inteira e saudável à outra, se primeiro, namorar a si mesma, isto é, se tiver a preservação da sua essência, dos seus valores. Não se permita repetir a experiência anterior. Você é pessoa em construção, mais experiente, mais segura. Não ficará sete anos sendo maltratada e traída; está mais vivida, mais forte. Faça dessa vivência, possibilidade de lidar mais sabiamente com as situações, mas não tenha a experiência como forma de evitar o que você busca para a vida.
Parece que você precisa dizer mais a nós psicólogos.
Estaremos à disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: amor, solidariedade, ética e Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

17 AGO 2020

Olá Josi! Obrigada por sua participação.
Compreendo sua tristeza e amargura, mas fico feliz que você consiga perceber a relação que está envolvida e como se sente. Acredito que o caminho a ser percorrido a partir de agora é você iniciar o processo de psicoterapia. Você irá perceber padrões em sua vida, para que eles não voltem a se repetir, assim como trabalhar a dependência emocional que sente, autoestima e outras coisas que irá descobrir no caminho. Posso adiantar que o processo não é simples, mas é recompensador!
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

16 AGO 2020

Olá Josi, sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta
Passou por uma experiência e não aprendeu. Está passando pela segunda e não está percebendo que a felicidade não depende de outra pessoa. É você que deve encontrar a felicidade e a realização em ti mesma, é uma conquista pessoal. A carência que sente é a falta que sente de você mesma, deve preenchar o teu vazio por ti mesma. Não o outro que preenche. Veja que o namorado de agora é engenhoso, só fica bem quando fazes o que ele quer. Daqui a pouco ele não te suportará mais e te deixará ou te fará escrava dele. Então, cuide de si mesma, seja egoísta, satisfaça a ti mesma, lute pelo que é teu, pelo que tu gosta, não corra atrás dele. Corra atrás de ti mesma, realize teus sonhos. Mesmo se tiver que ficar sozinha. Deverias ter conquistado esta tarefa antes de casar. Se não é casada, é melhor que fique sozinha para antes resolver a ti mesma, preencher a tua alma com amor próprio. Quem não ama a si mesma, não ama o outro. Ou se torna dependente (afetiva e financeiramente) ou se torna ditadora.
Conquiste a ti mesma. Peça ajuda, escolha um psicoterapeuta que te auxilie nesta transição.