Não consigo demonstrar carinho e afeto aos meus pais, o que eu faço?

Feita por >Beatriz · 29 out 2017 Terapia familiar

Sou filha única e sempre recebi carinho dos meus pais. Sempre foram muito amoros e sempre me deram de tudo, mas eu não consigo retribuir esse amor, não consigo demonstrar carinho e nem dizer um “eu te amo”. Eles sofrem bastante com isso, choraram, mesmo querendo muito eu não consigo

A melhor resposta 30 OUT 2017

Beatriz, precisamos avaliar algumas questões para então começarmos a entender a raiz do problema.
A dificuldade em demonstrar afeto é apenas com seus pais ou com todas as pessoas?
Qual o sentimento nesses momentos em que não consegue corresponder a demonstração de afeto? Sofre com isso?
Sempre foi assim, ou foi desenvolvendo esse “bloqueio” ao longo do tempo?
As respostas dessas questões vão te ajudar a refletir e avaliar melhor esse problema.

Psicóloga Luana Vieira Lopes Psicólogo em São Gonçalo

2 respostas

24 JUL 2022

Oi Beatriz,
Compreendo o que está sentindo.
Há muita coisa envolvida nesta história e creio que seja necessário sim Terapia Familiar para compreender o que pode estar acontecendo.
Em primeiro lugar, precisa compreender, e o teus pais também, que voce apenas veio através deles, mas voce não é deles; voce os escolheu para serem teus pais porque facilitaria o cumprimento do teu objetivo de vida. É necessário compreender agora onde voce não está conseguindo perceber, é preciso colocar luz nesta sombra.
Em segundo lugar, teus pais te amam, mas pode ser que não estejam se realizando como pessoas e como casal e por isso, podem estar numa expectativa muito grande em cima de você, como se voce tivesse que ser motivo de realização deles. Esta é uma tarefa muito pesada para você, além de não ser devida. Ninguém é causa da felicidade ou infelicidade de ninguém. Esta é uma tarefa individual.
Pode sugerir sim vocês fazerem Psicoterapia Familiar, podem fazer Online, é possível. E, se eles não concordarem, faça você mesma para você... a mudança de postura sua vai desencadear mudança neles também, você fica livre do sentimento de culpa e acalma teu emocional.