Namoro com brigas e términos

Feita por >Fabissa · 18 mar 2023 Abordagem psicológica

Olá,

Namoro a 10 meses, antes disso éramos amigos, e ele me ajudou a superar o último término que tive, porém no início eu não gostava dele, então o esnobava um pouco e fazia algumas críticas pois comparava ele com meu ex. Ele era bem calmo e atencioso no começo, quando tinha brigas bobas ele sempre queria resolver e deixar pra la. Hoje em dia brigamos muito e tudo mudou, ele está mais grosso, quando brigamos ele vai embora e me deixa falando sozinha, ele fala muitas coisas ruins e que machucam e alega que tudo foi fruto do que ele viveu no início causado por mim, hoje percebo que ele está com sérios problemas emocionais e eu também. Ele terminou comigo recentemente e me bloqueou em tudo, porém hoje me procurou e quer voltar, nós somos um belo casal, temos propósitos parecidos e até queremos casar, porém as brigas e o jeito dele atualmente tem me preocupado e eu não sei se devo voltar. Estou muito confusa porém o quero muito e tenho um pouco de culpa, por ele afirmar que ficou assim depois que começou a namorar comigo e eu o esnobei no início. Será que tem jeito pra nós ou devo continuar separada?

A melhor resposta 21 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

20 MAR 2023

Olá Fabissa, esse é um otimo momento para buscar uma psicoterapia, irá te ajudar por demais, ficará claro que tipo de sentimentos está tendo, e o que realmente quer pro seu futuro. Estou a disposição, ou busque um outro do seu interesse.

Daiana Oliveira Alvarenga Dos Santos Psicólogo em Campinas

57 respostas

20 MAR 2023

Fabissa,
O voces brigarem, terem conflitos não é o problema, afinal, voce é viva e quer viver; ele é vida e quer viver.
Natural que ambos estejam lutando pelo espaço dele, mas tem que demonstrar interesse em resolver, em como podem conviver juntos, mantendo a sua individualidade.
Tem a realidade, VOCÊ, teus amigos, teu trabalho, teu jeito de ser, coisas que fazem parte do teu mundo.
Tem a realidade ELE, seus amigos, seu trabalho, seu jeito de ser, coisas que fazem parte do mundo dele.
Tem a realidade VOCES DOIS JUNTOS: projetos, sonhos do casal, coisas da vida pessoal que incomoda e que precisam dialogar e sanear. Se, juntos ou separados, depende do diálogo, da abertura de coração, do esforço em querer resolver.
Se qualquer um dos dois demonstrar irredutibilidade, teimosia ou se fixar em julgamentos, demonstra pouco interesse em continuar.

Abraços

5817 respostas

19 MAR 2023

Olá Fabissa! Obrigado por escrever. Podemos dizer que: vocês pouco namoraram, por isso, sempre indo embora, brigando, ou sempre namorando com conflitos. Se namoraram com conflito, não namoraram por inteiro. Em outras palavras, término de namoro precisa consolidar em pelo menos três anos de total desvinculação.
Pelo escrito, temos a impressão de que vocês ainda não estão maduros para namorar em continuidade.
Antes de namorar com vistas a casamento é preciso construir turma de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, é preciso consolidar estudos e trabalho sérios, é preciso praticar esportes coletivos de contato, é preciso vivenciar grupos tais como: de estudos, de esportes, de teatro, de serviços. Também é preciso amadurecer experiências com componentes da cultura como dança, música, teatro, arte, etc.
Somente consegue namorar a outra pessoa aquela que organiza primeiro o namoro consigo mesma, isto é, não fica facilmente iludida e dependente, aquela que coloca limites, que negocia convivência, sem ser autoritária, mas também não se anula para agradar ao outro.
Capitou?
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.