Namorado que conversa com a ex

Feita por >Lika · 26 ago 2022 Ciúmes

Meu namorado segue conversando frequentemente com a ex-namorada mesmo depois de termos falado sobre isso algumas vezes e de ter ficado acordado que não manteria frequente na vida, no máximo ter nas redes sociais pra saber como anda. Da última vez, vi trocando mensagens enquanto estávamos num hospital veterinário, eu aflita com meu bicho de estimação internado.
Achei a gota d'água, o falei pra manter essa pessoa no passado que não suporto mais. Ele diz que sou tóxica por querer que ele não converse com a ex. Sou tão errada em não querer estar num relacionamento onde me sinto desrespeitada assim?

A melhor resposta 31 AGO 2022

Olá Lika, espero que esteja tudo bem com você.

Existe uma situação no relacionamento de vocês que está te incomodando. Esta situação já foi colocada para seu namorado em momento de diálogo, de maneira correta. Sempre procure lembrar a ele, quando isso ocorrer, do que foi combinado, falando um pouco como se sente quando isso acontece, deixando cada vez mais claro para ele o limite para essa situação. Se você sentir que seu namorado não está contribuindo para um bom relacionamento entre vocês, não está respeitando esse limite, talvez seja o momento de se perguntar o que pode ser feito para que você não se sinta mal . Porém, se pergunte também porque isso te afeta tanto, porque você se deixa afetar por isso, por essa situação. Qual o real problema de seu namorado falar com a ex? Pense nisso. Você está vivendo com seu namorado, ele é fiel a você. Não dê margem para que tudo te afete, e te coloque para baixo, busque segurança afetiva em você, no que está vivendo, e no que pode oferecer a essa relação. Sua felicidade e harmonia também estão em suas mãos, não nas mão de seu namorado, e principalmente nas mão de uma ex namorada. Isso também depende de você, e de sua segurança. Se sentir necessidade, busque um Psicólogo para te auxiliar a compreender essa questão de maneira mais ampla.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

14 SET 2022

Oi Lika,
Quando uma pessoa decide que quer fazer/manter algo na vida, é difícil aceitar as regras que o parceiro coloca. Ficou acordado pra quem que ele não manteria "frequente na vida" e quem liberou no "maximo ter nas redes sociais para saber como anda"? Da forma que escreveu, me parece que essas decisões foram mais sua do que dele.
O namoro é justamente para se conhecerem e se tem algo que você não aceita na vida dele, cabe sim uma conversa, se ele decidiu não mudar, ou você teria que aceitar ou terminar a relação. Não existe o certo nem o errado, o que precisa é se sentir bem.
A psicoterapia pode te ajudar a organizar o que essa relação significa para você e despertar seus projetos de vida.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

29 AGO 2022

Olá Lika, obrigada pela pergunta...
Há pessoas que conseguem ter relacionamentos mais liberais, relacionamentos abertos e uma série de variações que difere de casal pra casal, o que é mais importante é o combinado entre o casal, o que, quando cumprido não fere os sentimentos um do outro, visto que não há regras pra se relacionar desde que o par esteja de acordo e não cause sofrimento.
A pergunta é mais para vc pensar nos motivos que fazem vc permanecer num lugar onde não está sendo cumprido o combinado entre vcs, quais o motivos que a fazem continuar, visto que não está se sentindo respeitada.
Não é questão de opinião certo ou errado, e sim o que faz bem ou não e que cada um pode tolerar, dentro de suas possibilidades, história de vida, relacionamentos anteriores, isso é muito pessoal e na há opinião que alguém possa te dar, precisa sair de vc, dos seus sentimentos e do que pode tolerar sem ferir seus princípios.
Tatiana Gomez
Psicóloga CRP 06/184307

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba

113 respostas

29 AGO 2022

Não Lika vc n está sendo tóxica. Vc só tá querendo se preservar e colocar limites. Se ele n aceita pode ter algo de errado.
Cuide de vc
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 AGO 2022

Olá Lika! Obrigado por escrever. Ex-namorada não precisa e não deve ser sinônimo de inimiga. Também essa reflexão passa por graus de segurança e de maturidade das pessoas e de suas vinculações. Não podemos e não há como controlarmos as pessoas, proibirmos seus contatos. Quando estamos bem conosco mesmos, sabendo do nosso valor, respeitando a nós mesmos, isso nos faz comportar com harmonia e inteireza, comportando com harmonia e inteireza, somos alguém que o outro tem medo de contrariar. Isso não retira o fato de que o centro da autoconfiança tem que estar em nós mesmos. Não retira a ideia de que as pessoas são muito ricas de saberes, conteúdos, potencialidades. Dentre milhares de aspectos, um deles é interagir (respeitosamente com as ex-namoradas), o somatório deles todos (milhares) é que deve refletir se o namoro tem futuro bom para ambos. Namoro é experiência de aproximação, conhecimento mais detalhado, que na maior parte das vezes, por conhecer algo que de longo, não se sabia, mas escapava aos limites do tolerado pela pessoa, acabam terminando. Namorado conversar com ex, em termos ideais, deve ser meta de amadurecimento.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.