Namorado e mãe dele

Feita por >Luciana Rocha · 19 mai 2023 Abordagem psicológica

Olá eu estou num relacionamento à 1 ano e 6 meses e como qualquer relacionamento tem altos e baixos, um dos principais motivos para haver tantos baixos poder ser um drama meu ou algo que realmente é normal me chamar a atenção.
O principal problema para mim é a mae dele, eu conhecia com 3 meses de relacionamento e quando a conheci apercebi me que era uma pessoa que se acha muito jovem e aberta e gosta e identifica se muito com jovens etc, na primeira vez que estive com ela num café eu achei algumas coisas muito estranhas como por exemplo, ele fumar em frente a ela ( ele tinha 18 para 19 ), outra coisa que achei estranho foi o facto dela mostrar fotos dele que o podiam deixar incomodado e ele simplesmente agia como se fosse normal tipo incomodado mas já é normal não vou ligar. Outra situação foi das primeiras vezes que fui na casa dele, ele tinha acabado de tomar banho e ela chegou a casa e ela simplesmente tentou entrar a todo o custo no quarto e ele a dizer que tava a se vestir e ela a fazer certos comentários desnecessários, quando entrou brincou com ele saltou para a cama etc efc e depois ele tem um boneco que não conta a ninguém que tem desde pequenino e eu sabia disso e ela perguntou se eu sabia o que era e eu disse que sim e vi na casa dele que se eu dissesse que n ela ia fazer o que fazia sempre humilhalo a dizer o que era... passado um tempo ja no verão fui la e tavamos na pescina ela chegou e eu estava a dizer que finalmente tava a bronzear e ela simplesmente tira a parte de cima do bikini e diz olha aqui podes tirar e te por ao sol que eu também faço e ele ficou incomodado e falou e ela respondeu oh filho secalhar a mae dela não é assim mas eu sou não tenho problemas com isso etc etc e eu não me senti nada confortável como é óbvio, passado mais um tempo na pescina pediu para eu lhe apertar um bikini que não o sabia apertar e ate ele me disse que foi fita proposital, alem de tudo na pescina ela falou das partes intimas dele da nossa intimidade mas tudo de forma como quem não quer nada e a fazer de tudo uma brincadeira e não acho normal isso mas tudo que ela faz é assim nessa base a rir a rir, e por ai foi outra coisa ela sempre teve o "poder" de entrar no quarto dele e mexer no que quer como se fosse dela, outra situação foi quando iam de ferias ele não queria ir e ela faz um escândalo que se ele não fosse não ia o deixar que ela não ia se ele não fosse... enfim e tamos 9 mês depois disso e foi sempre a discutir ele entende me e eu n me sinto bem a reclamar sempre disso o pior é que desde então simplesmente n quis conviver mais com ela decidi me afastar como quem não quer nada e sem ela se aperceber eu acho, mas eu esperava que ele ao invés de ok cada uma para cada lado soubesse olha e saber o que eu precisava pelo que lhe digo e soubesse diminuir brincadeiras que podiam dar lhe uma abertura para as atividades dele, ou seja estabelecer limites e saber o que devia fazer para n se repetir e se na hora elr se tenatar empor nada vai acontecer notasse que ela não lhe tem respeito falta se impor limites para que ela nas situações não seja como é, isto tem destruido o nosso relacionamento ao ponto de eu pensar em acabar porque me faz mal eu ter que lhe dizer amor exige o teu espaço, amor tens de por limites, amor etc etc etc.
Na base foi isto e quando a vejo ja fico ansiosa ja nem a quero pensar em estar com ele porque fico muito ansiosa ate porque infelizmente ja disse coisas feias dela por esses motivos e falta de ação dele. Não sei o que pensar ou fazer as vezes sinto me errada sinto que devia dar 2 chance mas tenho medo de ser igual e para ser educada não lhe responder porque em todas as situações com ela nunca dei um pio contra so respeitei e sempre fui um pouco tímida.

A melhor resposta 20 MAI 2023

Olá Luciana! Obrigado por escrever. Quando duas pessoas começam a namorar cada qual trás a cultura de sua família. Isso costuma gerar algumas divergências, mas não pode ser muitas. Pelo descrito poderemos deduzir, salvo enganos, que vocês contam com aproximadamente vinte anos. Em nossa sociedade complexa, as pessoas até os vinte e cinco anos, devem viver a prioridade de formação de turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, consolidação de estudos e encaminhamento robusto para o trabalho, além de participar de grupos de esportes coletivos, de teatro; grupos de estudos, de serviços, contatos com a cultura, com as artes em geral.
Vocês são muito jovens. Nesse momento a cultura deles não lhe soa viável, adequada. Antes de namorar com outra pessoa, sempre temos que ter sempre o no centro, o amor próprio. Algumas vivências de namoro, antes dos vinte e cinco anos, devem ser mais para conhecer mais de perto, para amadurecer.
De outro lado, seu texto, para esperar modificações na mãe dele, o que não é provável acontecer.
Precisas ponderar a continuidade do aprofundamento do relacionamento e suas potenciais implicações para daqui a alguns anos.
Não é razoável, em termos gerais, nora e sogra em convívio comum, usando topless. Será preciso, com sensibilidade, cuidado, entender mais abrangentemente essa questão.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8654 respostas

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém