Minha mãe quer se meter na minha terapia... o que faço?

Feita por >Ane · 30 jan 2018 Depressão

Eu ando sofrendo muito, com uma depressão profunda e minha mae não aceita, tentei varias vezes suicídio e as vezes motivada pelas brigas com ela. agora ela quer se meter na minha terapia pra dizer ao psicólogo "quem eu sou de verdade" sendo que é tudo na cabeça dela, eu não aguento mais, desisti de viver, estou a ponto novamente de dar um fim na minha vida.

A melhor resposta 31 JAN 2018

Ane, imagino que você já deva ter levado isso para sua terapia, ou seja, discutido esse problema com seu psicólogo. No lugar dele eu chamaria sua mãe para orientá-la sobre o processo da psicoterapia. Sua mãe pode precisar também dela mesma fazer psicoterapia, não apenas para trabalhar questões internas dela como de saber lidar melhor com você. Então você pode conversar com seu psicólogo sobre isso e sugerir esse diálogo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

31 JAN 2018

Ane,

Compreendo que nesse momento está tudo muito difícil pra você suportar sozinha, ainda mais sem a colaboração da sua mãe.
Mas peço a você que conte tudo isso ao terapeuta que está te acompanhando. Diga a ele desse seu desconforto da sua mãe querer se meter na terapia, da sua vontade de desistir... deixe seu terapeuta se aliar com vc.
Ele pode te ajudar muito com isso.
Um grande beijo
Erica Taylor
Psicóloga SP

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

31 JAN 2018

Olá Ane!
Mesmo sendo, nesse momento difícil de viver, continue dando crédito na psicoterapia que está realizando. Leve esses acontecimentos, inclusive o assunto de sua mãe ao seu psicoterapeuta para juntos lidarem com a situação. O ambiente que ocorrem as sessões é total e seguramente seu. Faça valer, a todo instante, essa conquista prevalecer. Só não desista de enfrentar os atuais desafios que vem lidando, seu psicoterapeuta caminhará contigo, na medida do seu limite, nesse caminho.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

31 JAN 2018

Oi, Ane, sei que você está sofrendo muito e o quanto é difícil para você não ter a sua mãe do seu lado te apoiando , acho que a sua mãe também está sofrendo muito com a tua doença e nao está sabendo como agir em relação a isto. Talvez a ida da tua mãe a tua terapeuta possa ajudar em vez de atrapalhar. A tua terapeuta orientará a tua mãe sobre o que está acontecendo contigo e com ela e , até, poderá sugerir um outro terapeuta para tua mãe poder ver as coisas dela que estáo atrapalhando no momento, ok? Espero ter te ajudado, qualquer coisa estou a tua disposição.

Elza Barros Psicólogo em Pelotas

70 respostas

31 JAN 2018

Olá Anne. O psicólogo é o profissional que está lhe ajudando a
elaborar a separação entre a sua vida e a da sua mãe. É um processo difícil que exige um trabalho de perseverança e determinação. Seria importante encaminhar sua mãe para um outro psicoterapeuta para ajuda-la neste processo de alienação. Espero que o relacionamento entre vcs possa ser reconstruído de uma forma mais saudável.

Psicóloga Suely Poitevin Psicólogo em Curitiba

11 respostas

31 JAN 2018

Boa noite Ane
Acredito que você já tenha formado vínculo com sua terapeuta, então conversar com ela sobre esta sinalização de sua mãe o quanto isso te incomoda é muito importante, talvez seja interessante ela fazer essa mediação pode ajudar no seu processo terapêutico. Converse com seu terapeuta sobre esta situação.
Atte Letícia

Leticia M. Fonseca Psicólogo em Palhoça

43 respostas

31 JAN 2018

Olá, Ane.
Converse com o seu terapeuta, e fale que sua mãe quer participar de um sessão, se ele permitirem a participação dela em uma sessão, não se importe com o que ela vai falar, seu terapeuta vai saber ouvir a sua mãe, sem que isso interfira no seu processo.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

31 JAN 2018

Boa noie Ane. Sugiro que você converse com seu terapeuta sobre a sua mãe. Ele saberá como orientá-la em relação a ela e sua tentatva de controlar você. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

30 JAN 2018

Ane, entendo o quanto esteja sofrendo, infelizmente para sua mãe também deve ser difícil lidar com essa situação, possivelmente o inconformismo e a ansiedade tem feito com que ela tome esse tipo de atitude.
Sugiro que você converse com seu Psicoterapeuta, ele saberá conduzir essa situação, deixando-a falar ou impedindo-a que fale, uma vez que vc é a paciente, isso não significa que ele a levará em conta, compreende? Pois somente, existe um pacto de confiabilidade entre o terapeuta e o paciente.
Não se deixe perturbar com essa atitude dela. Sugira que ela busque um Psicologo para que ela saiba lidar com tudo isso.
Espero que lhe tenha ajudado.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo