Minha mãe quer que eu seja um tapa buraco emocional de outras pessoas.

Feita por >Bibi · 6 mai 2024 Abordagem psicológica

Sou solteiro, moro sozinho, e há dois dias eu fiz aniversário, combinei com uns amigos e fiz uma festa para comemorar, convidei somente os mais próximos ao meu círculo social. No dia do meu aniversário recebo uma ligação da minha mãe, me parabenizando, e perguntando de que horas seria à festa. Respondi que começaria ao meio dia, e ela me questiona se convidei a minha prima, ao que de prontidão, respondi que não, e lhe disse que o motivo era bem simples, nunca fomos próximos, ela sempre fez as confraternizações dela e eu nunca fui convidado (não que eu quisesse, tendo em vista que temos círculos de amizades bem distintos). No dia seguinte a primeira ligação que recebo é da minha mãe, me criticando e falando que eu fui covarde, e deveria ter convidado minha prima, que ela estaria passando por um momento difícil, possivelmente estava muito deprimida e precisava da família (minha prima sempre fez isso, para conseguir o que quer, paga de vítima e faz drama e birra, e como seus pais a minaram muito, sempre deram a ela o que ela queria), eu comecei a minha defesa a indagando que em toda minha vida, nunca a vi me defender na mesma intensidade a que ela estava a defender minha prima, que ela queria me usar como tapa buraco emocional para a minha prima, e para ela mesma, tendo em vista que ela quer fazer a família ficar unida a todo custo, porém não se importa se ela ou alguém da nossa casa ( me refiro a minha mãe, meu pai e eu), seremos feridos nesse processo. E eu não tolero mais ser usado como bucha de canhão para apaziguar relacionamento de ninguém, muito menos ser usado para satisfazer vontades de uma pós-adolescente mimada, que sempre teve o que quis. Mas fico sempre na dúvida, estarei eu errado por ter esse pensamento?

A melhor resposta 10 MAI 2024

Parece que você está passando por um momento de conflito interno, onde suas próprias necessidades e limites estão sendo desafiados pelas expectativas familiares. É compreensível que você se sinta desconfortável ao ser pressionado a convidar alguém para sua festa de aniversário, especialmente se essa pessoa não faz parte do seu círculo próximo de amigos. Suas preocupações com ser usado como um "tapa buraco emocional" são válidas e refletem um desejo legítimo de manter seus próprios limites e autonomia emocional. No entanto, é importante considerar como essa situação está afetando seus relacionamentos familiares e se existe espaço para um diálogo aberto e honesto sobre suas preocupações. Explorar seus sentimentos com um profissional pode ajudá-lo a encontrar uma maneira de lidar com essa situação de forma saudável e assertiva.
Com carinho, psi Amanda Fonseca

Amanda Fonseca Lopes da Silva Sommavila Psicólogo em Porto Alegre

6 respostas

7 MAI 2024

Olá Bibi! Obrigado por escrever. Certamente será recomendável que conversemos com você de forma mais profunda. A princípio dois aspectos precisam ser ponderados. Na imensa maior parte das vezes, a seu jeito, os pais querem o bem e seus filhos, além de terem experiência de vida. Na mesma linha quanto mais proximidades e integrações sociais vivenciarmos, mas formados e informados estaremos. As pessoas precisam de convívio ético, respeitoso, saudável. Você também.
Como você colocou a dúvida e há esses aspectos, será importante repensar.
Talvez tua mãe tenha uma certa razão ao ponderar a vida a longo prazo. Será preciso análises mais detalhadas.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9313 respostas

7 MAI 2024

Olá Bibi
Voce está correto. As lições precisam ser aprendidas.

6351 respostas

7 MAI 2024

Você se sente errado por ter esse pensamento?
O que seria errado para você, nesse caso?
Até aqui você se sentiu usado e/ou ainda se sente, então seria errado você validar seus sentimentos?

Elena Erhardt Psicólogo em Maringá

1 resposta