Minha mãe estragou minha vida

Feita por >poemabstrato · 4 fev 2023 Abordagem psicológica

Tenho 19 anos, sou tecnica em RH, moro com minha mãe e irmã.
Minha mãe sempre demonstrou seu comportamento narcisista. Orgulhosa, ignorante, arrogante, só fala gritando e sempre com a intenção de me machucar. Venho aguentando isso a 8 anos, ela semore foi narcisista, mas intensificou durante o tempo.
Bom, o problema é que tenho me rendido a isso. Isso afetou minha vida de modo geral, ela sempre me chamou de lixo, monstro, troço, que eu não teria futuro, jamais seria amada por alguém. Isso me afetou muito na questão de trabalho, curso, ou qualquer relacionamento que eu quisesse ter. Ela sempre me diminuiu, então hoje eu não consigo mais me sentir bonita, boa o suficiente pra alguém, ou útil no trabalho ou em casa. Tudo que faço, minha mãe fala que está errado. Me humilha com Toda a palavras e grita pra atingir o mais ínfimo.
Eu conheci uma pessoa mas não consegui ter relacionamento com ela pois minha mãe ficava falando mau dele sem ao menos conhecer Ele... e eu tenho vergonha de trazer qualquer pessoa aqui em casa, isso por que minha mãe faz de tudo pra estragar minhas coisas. Nunca namorei pois ela simplesmente não dá privacidade, e tenta acabar com tudo.
Eu já ajudo financeiramente em casa,cuido e limpo da casa, cuido da minha irmã... e nada disso está suficiente
Eu me sinto uma criança quando estou com minha mãe, simplesmente não posso fazer nada.
Já pensei em sair de casa, mas meu dinheiro não dá pra muita coisa.
E eu estou morando com Ela até hoje, por que quero ajudar ela a financiar a casa pra ela. Eu penso muito em sair de casa e pagar um aluguel, mas apesar da minha mãe me machucar muito, minha intenção é ajudar ela a conquistar o sonho de casa própria.
Eu não tenho ninguém pra me ajudar , nem pai, nem patentes.
Sou de família simples e não tenho muitos recursos, a não ser trabalhar e estudar pra conquistar isso.
Sinto que não vou crescer estando com minha mãe, ela me diminui demais , e a cada dia estou mais esgotada.
o que fazer diante situação assim? conviver com mãe narcisista

A melhor resposta 5 FEV 2023

Olá, tudo bem?
Realmente essa situação é bem delicada, sou o Psicólogo Paulo V. R. Oliveira e gostaria de auxiliar nessa situação.

Primeiramente, sua angústia, dúvidas é importante para mim e sei o que está passando. Para que possa te auxiliar e ajudar de maneira assertiva e com o cuidado devido que você merece, aguardo sua mensagem diretamente para mim.
Uma consulta online ou presencial é essencial para saber o que de fato está passando.

Att. Do seu Psicólogo: Paulo V. R. Oliveira

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

7 FEV 2023

Não! Não é a sua mãe que está prejudicando a sua vida.
É voce que está permitindo isso... é voce que está se deixando envolver.
Ela está apenas te desafiando para ver se voce acorda ou vai ficar dormindo...
Ela apenas te deu a existência e te cuidou para que tivesse condições de fazer por voce...
Voce apenas veio através dela, foi voce que quiz nascer dela e nasceu para realizar o teu propósito de vida e ser feliz.
Voce está com 19 anos, é tecnica em RH, já trabalha e precisa aos poucos, cortar o cordão umbilical psicológico com ela para poder promover o nascimento de voce mesma... voce ainda não nasceu psicologicamente, está dormindo na doce ilusão da dependência emocional.
E não espere que ela abra as portas para voce... voce é que precisa conquistar este espaço... ela está te auxiliando, te provocando, te desafiando... Moste a tua força, a tua coragem... faça Psicoterapia para compreender toda esta história e seja o que tiver que ser.
Seja grata por tua mãe ser assim... ela sabe que voce é forte e valorosa, só precisa acreditar em si mesma.

Abraços

5948 respostas

7 FEV 2023

Olá. Bem, enquanto você "ajuda" a financiar sonho dela, ela vai destruindo sua vida, né? Faça sua vida, busque sair dessa casa, desse ambiente altamente tóxico para você. Precisa trabalhar mais para conquistar mais? Faça isso, não se prenda, se não , você vai colher amargos arrependimentos. Viva seus sonhos, ajude ela , mas de longe, se for o caso, mas liberte-se, e busque terapia para reparar os danos deixados em você. Espero ter ajudado!

Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

5 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 FEV 2023

Olá Poemabstrato! Obrigado por escrever. O apelido que você se deu indica certa familiaridade com as abstrações. Você precisa conversar (produzir versos junta com pessoas). Em outras palavras, você precisa vivenciar conversa sincera, franca, mas precisa amadurecer.
Você, aos dezenove anos, pelo que escreveu, está caminhando a passos largos, mas ainda precisa amadurecer algumas coisas importantes. Parabéns por se preocupar para que tua mãe tenha uma casa própria. Não pode explicar com a frase: "minha mãe estragou minha vida." Além de inadequada, colocando total responsabilidade sobre sua mãe, isso não representa os fatos. Tua vida não está estragada, está em construção. Antes do cento e cinquenta anos de idade, não é razoável falar que a vida está estragada, muito menos dá a outros o poder e responsabilidade pelo estrago dela. Não se esqueça de que sua mãe, como ser humano, com defeitos e qualidades, com limitações e superações, com congruências e incongruências, ao jeito dela, quer o seu bem. Um grande saber de vida, é gradativamente, com a devida sensatez e diálogo, aos poucos, ir construindo a identidade e autonomia, na necessária troca com as gerações anteriores.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.