Minha mãe é descontrolada e sempre desconta em mim

Feita por >Izis · 21 abr 2018 Terapia familiar

Olá, eu nunca desabafei com ninguém, em relação a isso, e se eu comentasse ninguém ligaria. A minha vida toda eu nunca senti amor pela minha mãe, acho que pelo jeito dela me tratar, e depois que eu percebi. Desde pequena, ela sempre exagerou nas broncas, se eu desarrumava algo, ela me batia de vassoura ou puxava meu cabelo, ou outras agressões, aí depois do nada, ela pede desculpas, ela parece uma pessoa sem controle quando vem brigar comigo por besteira, hj tenho 19 anos, e ela está cada vez pior, desde que entrei na adolescência, até para eu escolher uma roupa para mim, ela briga, faz uma enorme discussão se eu não vestir o que ela quer. Fora que, eu tento ficar calada, e fazer tudo que ela manda, até passear ela me proíbe, estou na faculdade, e umas amigas me chamaram para restaurante, e eu comentei a ela, que só faltou me chamar de puta, e depois disse, chateada, que ela n sai, então não é pra mim sair, só que, as amigas dela, não a aguentam, ela é insuportável, na frente de outras pessoas não a conheço e penso como ela pode ser assim? Ou pq me trata assim?

Outro detalhe, meu pai paga tudo pra mim e da pensão, já que são separados, e minha mãe não quer trabalhar, então com minha pensão eu pago tudo, e ainda ela vive me humilhando, eu passo a semana estudando, faculdade integral, e ela quer que eu vá trabalhar, e fazer tudo em casa, como isso? Pq ela tem que viver em casa, sem fazer nada?

Eu tiro notas boas, faço o que ela pede em casa, e quando eu quero assistir ou jogar algo ela impede. Até o horário de dormir. Tenho que ir forçada, pq se ela vai dormir eu tenho q ir, fora que assim que acordo já começa às reclamações, esses dias eu percebo que estou com problemas de sair sozinha, aí é algo que ela usa muito, não aguento viver sem paz, todo dia ela tá gritando, todo dia é um espancamento, todo dia é uma humilhação, odeio quando ela bate no meu cachorro, ou me deixa sem comida, ou me compara a outras filhas de amigas, tenho 19 anos, eu não ligo eu obedecer só quero paz em casa, mas, não tem como viver com uma pessoa, que nem a família aguenta, o que fazer? Como criar coragem para morar sozinha? Uma mulher que vive me criticando, que me enlouquece, vive me julgando, outra coisa que ela não aceita, é se eu tiver um namorado, sempre tive medo, porque cresci, com ela sempre me julgando achando que eu namoro escondida, não sei de onde ela tira essas coisas, eu sou caseira, eu mal tenho vida social, eu não nunca me sinto feliz, ela sempre vai estragar o meu dia.

A melhor resposta 22 ABR 2018

Izis,
Muitos pais estão carregados de problemas na vida pessoal, profissional, financeira, e irritados, impacientes, acabam brigando com seus filhos... Desta forma descontam neles a raiva e impotência que sentem, não sabendo separar o que é problemas deles com a relação que têm com os filhos.

Já pensou em fazer psicoterapia? A psicoterapia despertará o autoconhecimento e a reflexão de como lidar com esse comportamento de sua mãe...
e, se necessário, uma mediação de conflitos entre vocês, criando regras e estabelecendo limites de invasão de privacidade.

Se sua mãe aceitasse psicoterapia, seria ótimo. Pela sua descrição ela me parece infeliz... É isso deve ser doído, tem muito sofrimento envolvido aí.

Fico à disposição,

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville